Como não depender de sites de classificados para venda de veículos

 

Antes de tudo, é preciso dizer que não há nada de errado em anunciar seus veículos em sites de classificados. Porém, depender única e exclusivamente dessa opção para sua presença online pode ser bastante prejudicial para sua concessionária. 

O maior problema dos sites de classificados é falta de autonomia com a estratégia de marketing. Esse tipo de plataforma é bastante limitado e não permite mensurar resultados, publicar conteúdo próprio ou até mesmo fortalecer a marca no mercado.

Outro ponto que vale a pena comentar é que os sites de classificados trazem pouca ou nenhuma segurança para a negociação. Por isso, ter um site próprio é uma forma de escapar dos golpes aplicados por pessoas mal-intencionadas e de oferecer uma alternativa mais segura para seus compradores.

Um dos maiores desafios do mercado de carros seminovos e usados é conquistar essa independência. No entanto, lojas de veículos que querem aumentar o número de leads e ter mais autonomia sobre o funil de vendas precisam investir em um site próprio. 

Descubra como desenvolver uma boa estratégia de marketing para fazer a sua concessionária brilhar no mercado.


Passo a passo: como fazer sua concessionária se tornar independente dos sites de classificados

Agora que você já sabe que não dá para estar presente apenas nos sites de classificados, é hora de colocar a mão na massa. Criamos um passo a passo completo para você fortalecer a presença digital da sua concessionária. Confira a seguir:

1. Crie um site de alta performance 

O primeiro passo para fazer sua concessionária se tornar independente dos sites de classificados é criando uma plataforma própria. Um site exclusivo permite que a sua loja tenha mais autonomia para colocar em prática estratégias criativas, mensurar resultados de forma assertiva e ainda fazer negociações de forma direta. 

Por isso, é importante caprichar na interface e desenvolver páginas com a cara da sua empresa. Aposte nos elementos visuais da identidade da marca, mas lembre-se de que o site deve ter informações claras e precisas. Não adianta ter um site bonito se o público não consegue encontrar facilmente os dados de contato da empresa.

2. Disponibilize um showroom virtual

Especialmente em um contexto de isolamento social por causa da pandemia, as pessoas dependem cada vez mais da internet para pesquisar e comprar. Por isso, ter um showroom virtual no site é fundamental para a estratégia de inbound marketing da sua concessionária. 

Invista na produção de boas fotografias dos veículos e insira uma ficha técnica completa para cada um, assim as pessoas não entram em contato para tirar dúvidas simples sobre características e detalhes dos carros. Outro ponto importante é manter o catálogo sempre atualizado com os modelos disponíveis no seu estoque. Afinal, ninguém quer se decepcionar com uma oferta falsa.

3. Produza conteúdo de valor

Nenhuma estratégia sobrevive apenas de ofertas com o objetivo de vender. Produzir conteúdo de valor é a base para o seu site aparecer nos resultados orgânicos das plataformas de busca e construir a autoridade da sua concessionária no mercado. 

Invista na produção dos mais variados formatos, assim seu público tem mais variedade de conteúdo para consumir. Textos de blog, e-books, quizzes, infográficos, planilhas e vídeos de review de carro são apenas alguns exemplos de uma extensa gama de possibilidades. Solte a criatividade!

Saiba como fazer marketing de conteúdo. 

4. Desenvolva landing pages matadoras

Não adianta criar materiais interessantes e ofertas imperdíveis se as suas páginas de captura são ruins. Landing pages desleixadas prejudicam a conversão porque são difíceis de navegar e não transmitem confiança para o público.

Para construir landing pages matadoras, é importante criar um formulário simples e coerente com o que a sua empresa precisa captar. Além disso, capriche no design e faça uma interface responsiva, assim as pessoas que acessam a oferta através de dispositivos móveis não encontram problemas para se cadastrar. 

5. Invista no e-mail marketing

Depois de captar um contato, é importante manter a conexão. Para isso, o e-mail marketing é uma das estratégias mais valiosas. Com esse tipo de material, você pode nutrir e educar leads para guia-los até o momento da decisão de compra. Além disso, você fortalece o relacionamento com as pessoas que já compraram de você e se garante para compras futuras. 

Vale destacar que existem diferentes tipos de e-mail marketing, e o ideal é apostar em diferentes formatos para poder se nutrir leads em diferentes estágios do funil de vendas e criar mais oportunidades de negócio. 

6. Relacione-se com o público nas redes sociais

Em pleno 2022, empresas que não estão nas redes sociais perdem grandes oportunidades de negócio. Embora essas plataformas não sejam, necessariamente, um canal direto de vendas, as redes sociais permitem fortalecer o relacionamento entre a empresa e o público, construindo a autoridade da marca no mercado e trazendo mais visibilidade para os outros canais de venda.

Por isso, é importante criar conteúdos interessantes para gerar engajamento e fazer o nome da sua empresa circular pelo Instagram, pelo Facebook, pelo TikTok e outras plataformas. Para entender essa estratégia na prática, leia nosso artigo sobre como aumentar o engajamento nas redes sociais em loja de veículos.

 7. Aposte na mídia paga

Mesmo acertando nas estratégias de SEO, criando conteúdos de valor e otimizando o site, não dá para confiar apenas nos resultados orgânicos para alavancar as vendas da sua empresa. Apostar na mídia paga é a solução ideal para fazer a sua empresa aparecer para pessoas que tem a ver com o público alvo da sua concessionária. 

Com anúncios no Google e nas redes sociais, você consegue trazer mais visitantes para o site, captar mais oportunidades para o funil de vendas e aumentar a taxa de leads qualificados através da segmentação. 

Aplicar o inbound marketing em prática na sua empresa é muito vantajoso, mas pode ser um grande desafio. Para ajudar você, a Formigueiro Criativo desenvolveu um guia completo. Nele você vai entender como converter e nutrir leads, o que é buyer persona, como usar o funil de vendas e como avaliar os resultados da sua estratégia. Baixe grátis.