Dicas para melhorar o perfil da sua empresa no Instagram

Uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, o Instagram se tornou uma ferramenta muito importante para a estratégia de marketing empresarial. É uma forma barata e acessível de promover a marca, construir a autoridade da empresa e se conectar com o público.

Ao contrário do que muitos pensam, ter um bom perfil no Instagram não precisa ser uma tarefa extremamente difícil. Quer melhorar o perfil da sua empresa no Instagram e vender mais? Então continue a leitura!

A importância do Instagram para o marketing

As empresas que estão fora do Instagram estão perdendo uma grande oportunidade de divulgar o seu negócio. Com mais de 95 milhões de usuários brasileiros, o Instagram é a quarta rede social mais utilizada no nosso país. 

A indústria de mídia paga movimenta bilhões de dólares por ano. A receita de publicidade estimada do Instagram em 2019 é de 20 bilhões de dólares. Isso significa que empresas ao redor do mundo todo somaram 20 bilhões de dólares em investimento nos anúncios da rede social. As contas comerciais somam mais de 25 milhões na plataforma e juntas possuem mais de dois milhões de anúncios. 

Não há como ignorar o impacto que o Instagram tem sobre as estratégias de marketing empresarial. Por isso, é fundamental produzir conteúdos de qualidade para essa rede social.

8 dicas práticas para o seu perfil no Instagram

1. Crie um perfil comercial

Na hora de criar um perfil para a sua empresa no Instagram, é muito importante ter um perfil comercial para ter acesso a métricas que podem fazer a diferença na sua estratégia. Além de contabilizar os resultados e determinar o sucesso da sua estratégia, essas métricas ajudam você a entender os hábitos de consumo de conteúdo do seu público.

Com o perfil comercial, você ainda tem a possibilidade de inserir botões interativos com telefone, link da página, e e-mail da sua empresa. Além disso, o Instagram ainda permite promover as publicações diretamente da plataforma, segmentando o público e analisando relatórios dos posts patrocinados.

2. Preencha corretamente as informações de contato

Depois de criada a conta comercial, o primeiro passo é preencher corretamente todas as informações básicas do seu perfil. Dados como endereço, telefone, e-mail e site são fundamentais para que interessados e possíveis clientes possam entrar em contato e conhecer melhor a sua empresa. 

Além disso, é muito importante dar atenção para a BIO do perfil, que deve ter uma frase que explique o que é a sua empresa. Para inserir mais de um link, você pode usar ferramentas de agrupamento de URLs ou criar uma landing page com botões que direcionam o usuário para os destinos desejados.

Acesse nosso outro artigo para mais dicas sobre landing pages.

3. Use os destaques de forma inteligente

Os destaques são uma forma de deixar stories fixos no topo do seu perfil. Esses conteúdos precisam ser estratégicos para o público não se perder em meio a muitas informações. Assim você não precisa colocar todos os stories nos destaques, mas sim os conteúdos mais importantes. 

As perguntas frequentes, por exemplo, ajudam o consumidor a tirar dúvidas sem sobrecarregar a sua caixa de mensagens. Depoimentos de clientes são uma ótima forma de mostrar o valor da sua marca. E os cardápios e catálogos online permitem que as pessoas vejam rapidamente o que a sua empresa oferece, facilitando o processo de decisão de compra.

4. Tenha uma identidade padronizada

A identidade visual é um dos aspectos mais importantes do Instagram. As pessoas querem ver coisas bonitas e agradáveis, por isso é muito importante ter uma identidade padronizada de acordo com a sua marca. 

Além disso, não se pode esquecer que o Instagram é, antes de tudo, uma rede social de fotografias. E você não precisa ter uma câmera profissional cara para fazer boas fotografias. Muitas vezes, basta uma boa iluminação e um cenário criativo. Outra opção é utilizar bancos de imagem. De qualquer forma, o importante é ter um feed organizado, com as cores da sua marca e fotos bonitas.

Temos um artigo sobre dicas para fazer melhores fotos. Vale a pena conferir.

5. Use hashtags relevantes

As hashtags conseguem fazer a sua publicação ser entregue para um público muito mais amplo, por isso é muito importante inserir as palavras-chave do seu conteúdo na descrição do post. Você pode variar bastante e colocar hashtags que se relacionem com diferentes aspectos da sua publicação.

Mas isso não significa que deve usar infinitas hashtags! O ideal é ter moderação para que o algoritmo não entenda o seu post como spam. Tente usar de cinco a dez hashtags por publicação.

6. Varie os horários de publicação

Por mais que você tenha uma persona bem definida, não é possível adivinhar exatamente quais os melhores horários para colocar publicações no ar. Por isso, o ideal é fazer testes, variar os horários de publicação e analisar o engajamento.

Sim, existem certos horários do dia em que o Instagram, de modo geral, tem um engajamento maior, mas isso não significa que serão os mesmos horários para o seu público. Ao variar as publicações, você pode aumentar o alcance do seu perfil e fazer a sua empresa ser descoberta por mais usuários.

7. Pesquise antes de criar conteúdos

Não é só de produto que o seu perfil vai sobreviver no Instagram! Para conquistar o público, é muito importante trazer conteúdos interessantes. Por isso é necessário pesquisar para trazer assuntos que atraiam a atenção do público.

Aproveite também para variar os formatos de conteúdo e explorar as ferramentas e recursos da plataforma. O Instagram traz cada vez mais novidades para que os perfis se aventurem na produção de conteúdo para a rede social.

Já ouviu falar em marketing de conteúdo? Vale a pena dar uma lida neste artigo.

8. Utilize os novos recursos do Instagram 

Com o sucesso das outras redes sociais, o Instagram vem trazendo novidades na tentativa de se manter no topo entre as redes sociais. Com isso, surgem novas tendências para criação e divulgação de conteúdo. 

O Reels surgiu como confronto direto com o TikTok, rede social que ganha cada vez mais usuários ao redor do mundo. Agora, pessoas e empresas podem produzir conteúdo em vídeos de até 15 segundos para o Instagram.

No começo, muitas contas utilizavam o mesmo conteúdo de uma plataforma em todas as outras. Porém, recentemente o Instagram anunciou que vai deixar de entregar vídeos “reciclados” de outros aplicativos. Assim, Reels com a marca d’água do TikTok terão engajamento reduzido.

Quanto às lives, uma das novidades mais recentes é a possibilidade de fazer a transmissão com até quatro pessoas. Essa é uma excelente funcionalidade para empresas realizarem eventos online de forma simples. Em um contexto de isolamento social, é uma das melhores formas de criar conteúdo para atrair o público sem sair de casa.

Ferramentas para gerenciamento de Instagram

Selecionamos algumas das ferramentas mais interessantes para ajudar você a criar conteúdos e gerenciar o seu perfil no Instagram.

Estúdio de criação 

O Estúdio de Criação é uma ferramenta gratuita do próprio Facebook para gerenciar páginas e perfis. Além de poder programar publicações, Reels e Stories, você ainda pode acompanhar métricas importantes para determinar a eficácia da sua estratégia no Instagram.

MLabs

O Mlabs é um software pago para programar publicações, acompanhar métricas e gerenciar a caixa de entrada de diversas redes sociais. É uma ótima ferramenta para quem planeja seus conteúdos com antecedência e para quem gerencia diversas redes sociais.

Canva

O Canva é uma ferramenta muito simples para criar artes e editar fotos para as redes sociais. Você pode usar templates prontos, ou criar o seu próprio design em diferentes formatos e tamanhos. O Canva tem uma versão paga e uma versão gratuita, com menos funcionalidades.

Answer the public

Se você acha difícil criar ideias de conteúdo, o Answer the Public é a solução para você! A ferramenta permite descobrir o que as pessoas pesquisam sobre determinado tema. O Answer the Public disponibiliza uma busca gratuita por dia.


Pronto para melhorar o perfil da sua empresa e vender mais? Se você quer aprender a fazer um gerenciamento de mídias eficiente, baixe grátis o guia completo de gestão de redes sociais.