Como aplicar User Experience no marketing digital

Como aplicar User Experience no marketing digital

 

É fato que a experiência de usuário está em todo lugar! Se você já se inscreveu em uma landing page, assistiu um vídeo no TikTok ou buscou por um contato no Instagram, certamente já entrou em contato com estratégias de UX. 

Você pensa na experiência do cliente na hora de desenvolver uma estratégia de marketing digital? Ou segue o instinto sem analisar caminho que o ele vai percorrer nas suas plataformas?

Considerar a experiência que o usuário terá ao longo do contato com a sua empresa pode fazer toda a diferença nos seus resultados. Para ajudar você a aplicar as técnicas certas na sua estratégia, selecionamos algumas dicas práticas. Mas antes, é preciso entender o que é UX e porque ela é tão importante para o marketing digital. 


O que é UX e o que ela significa para o marketing digital?

A User Experience, também chamada de UX, é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar a experiência de navegação de um usuário. A ideia da UX é criar páginas bem organizadas, intuitivas, responsivas e leves. Essas estratégias são aplicadas especialmente através do design e da programação.

Mas verdade é que a experiência de usuário não precisa ser um conceito muito complicado, utilizado apenas por designers profissionais, desenvolvedores e programadores na hora de criar plataformas digitais. Quando pensada de forma correta, a UX pode ser uma estratégia valiosa para potencializar os seus resultados no marketing. 

No entanto, nada disso é possível sem conhecer o público que você quer atingir. Qualquer estratégia de marketing, seja tradicional ou digital, precisa ser pensada de acordo com a buyer persona da empresa. 

Quem é o seu usuário? O que ele busca? O que sua empresa pode oferecer para o problema dele? O que pode facilitar a navegação dele pelo site da sua empresa? 

Quando se sabe a resposta para essas perguntas, é possível criar conteúdos relevantes e falar uma linguagem coerente com os padrões de comportamento, desafios, necessidades e anseios do público-alvo. 


Como usar técnicas de UX no marketing digital para obter melhores resultados

Aplicar estratégias de user experience na sua estratégia de marketing digital pode ser mais fácil do que você imagina. Selecionamos quatro dicas para você potencializar os seus resultados.

1. Otimize seu site para ser objetivo e eficiente

Ter um site objetivo e eficiente é o primeiro passo para melhorar a experiência que o usuário. Especialmente em um contexto de isolamento social, o primeiro contato que o cliente tem com a sua empresa é online e através de um site.

Por isso, é importante otimizar a navegação. A interface deve ser limpa, e as informações precisam ser de fácil acesso. As ações devem ser fáceis de concluir para que o usuário não desista no meio do caminho. Lembre-se de que as pessoas não querem ter trabalho!

2. Aplique estratégias de SEO nos conteúdos de blog

Poucas pessoas sabem disso, mas as estratégias de Search Engine Optimization existem para melhorar a experiência de usuário nos sites de busca. Essas plataformas colocam em primeiro lugar os conteúdos que melhor podem atender ao público.

Textos completos, fáceis de ler, bem diagramados e que fazem conexão com assuntos relacionados conseguem um posicionamento melhor. Por isso, não deixe de investir na produção de conteúdo de qualidade para o seu blog.

Saiba mais sobre como usar o SEO para ranquear no Google.

3. Desenvolva landing pages de alta performance

As landing pages também são parte do seu site! Esse tipo de página é responsável pela captura de leads para o seu funil de vendas, o que tem impacto direto no faturamento da empresa. Por isso, as LPs não podem ser desenvolvidas de qualquer jeito.

Para desenvolver landing pages de alta performance, você pode se basear em três princípios básicos: incorporar a identidade visual da sua marca, criar formulários objetivos e explicar a oferta para a qual o usuário está se cadastrando. 

4. Configure as versões móveis de todas as páginas

Em um mundo onde cerca de 84% dos usuários acessam a internet através de dispositivos móveis, é praticamente impossível ter sucesso sem ter um site responsivo. Se um usuário tem dificuldade de encontrar uma informação relevante ou se realizar uma ação importante, ele desiste de acessar a página.

Por isso, configurar o seu site para ter uma boa performance tanto nos computadores quanto nos smartphones e tablets é fundamental para conseguir atingir os usuários de todos os dispositivos. 

Quer melhorar a estratégia digital da sua empresa? Confira nosso guia completo e gratuito para implantar inbound marketing na prática.