fotografia marketing digital - mãos segurando câmera fotográfica com fundo roxo

Como melhorar a fotografia publicitária da sua empresa

Uma imagem vale mais que mil palavras, certo? A fotografia está presente em todos os produtos que consumimos no nosso dia a dia, das redes sociais até o folheto do supermercado. Inclusive o dia 8 de janeiro é o dia da Fotografia e do Fotógrafo.

A fotografia publicitária tem o objetivo de vender, divulgar e conscientizar sobre um certo tema. Além de chamar a atenção do público e valorizar a sua empresa no marketing digital, fotos de boa qualidade mostram profissionalismo e indicam autoridade da sua empresa no ramo.

Assim, é fundamental prestar muita atenção na hora de produzir e editar as suas fotos. Toda imagem vinculada à sua empresa deve estar alinhada aos valores e à identidade visual da marca. Além disso, as fotografias devem conversar com a sua persona, fazendo com que as pessoas se identifiquem com a sua marca.

Confira a seguir dicas para tirar e editar boas fotos e fazer sua empresa se destacar no mercado com uma estratégia de marketing digital. Lembre-se que é muito importante que as imagens combinem com sua identidade de marca, assim, você pode ter mais harmonia no feed das redes sociais, por exemplo.

Dicas para tirar fotos melhores até mesmo com o celular

É possível tirar fotos incríveis e profissionais com o celular, da mesma forma que há como errar mesmo usando câmera. Aqui vão algumas dicas para você melhorar a qualidade da sua produção, independente do dispositivo que você usa para fotografar.

Lentes limpas antes de começar

As câmeras do celular podem acumular um pouco de sujeira. Um pouquinho de poeira, uns fiapos do bolso e até mesmo um pouco de gordura da nossa pele podem embaçar a lente e prejudicar a qualidade da sua foto.

Por isso, é sempre bom dar uma limpada nas lentes antes de tirar a foto. Use uma flanela macia e um pouco de álcool isopropílico para não danificar o seu celular.

Se você tem uma câmera, você deve seguir as instruções do aparelho para realizar a limpeza de forma correta. Produtos de limpeza e materiais não recomendados pelo fabricante podem danificar as lentes.

Regra dos terços

Para produzir uma foto mais harmônica, você pode usar a regra dos terços. Trata-se de uma regra de composição fotográfica que divide a tela em nove partes iguais. 

A maioria dos smartphones e das câmeras digitais tem a opção de grade nas configurações da câmera. De acordo com a regra dos terços, os elementos de interesse devem ser posicionados nas intersecções das linhas ou ao longo delas para uma fotografia mais equilibrada.

 

Luminosidade

Nas câmeras, existe uma grande variedade de configurações para captar mais ou menos luz na foto. No entanto, com os smartphones, essas configurações são mais restritas. 

Por isso, na hora de fotografar, deve-se sempre priorizar os ambientes com maior luminosidade. Dessa forma, as fotos sairão mais nítidas e mais fáceis de editar. A luz também pode interferir na capacidade do smartphone de focar em objetos.

O excesso de luz, contudo, também pode prejudicar a sua foto, estourando alguns pontos. Fotografias estouradas são mais difíceis de editar e mostram falta de profissionalismo da produção. Deve-se ter atenção com a posição da câmera em relação à luz, seja ela artificial ou natural.

Nitidez

Uma dica importante para evitar fotos tremidas é segurar o telefone ou a câmera com as duas mãos. Assim você tem mais estabilidade na hora de fotografar e garante uma foto mais nítida. O uso de tripés também ajuda a melhorar a qualidade da imagem.

Você também deve prestar muita atenção ao foco da câmera. Nos smartphones, basta tocar no objeto em que você deseja focar. Já nas câmeras, o foco pode ser ajustado pressionando levemente o botão do disparo, sem apertar até o final. Lembre-se de que lentes com aberturas diferentes permitem ajustes de foco diferentes.

Linha do horizonte

A linha do horizonte é importante porque guia os olhos do espectador na fotografia. Por isso, na hora de fotografar uma paisagem ou uma rua, é importante estar atento ao ângulo. 

O ideal é que a linha do horizonte esteja paralela às linhas da tela. Assim, a foto fica mais agradável aos olhos. As linhas de grade da câmera também podem ajudar bastante neste caso.

Fundos

Tanto nos retratos quanto nas fotografias de produto, é importante ter um fundo adequado. 

Nos retratos, você tem a opção de embaçar o fundo para deixar a sua foto mais profissional. Você pode configurar o foco na sua câmera ou selecionar o modo “retrato”, presente na maioria dos smartphones.

Para as fotografias de produto, você não precisa usar apenas fundos brancos. Usando um espelho, por exemplo, você pode utilizar fundos direto da tela do seu computador. Você pode ainda usar o próprio reflexo do céu para fotografar os seus produtos.

 

Elementos a mais

Pensar na estética da cena como um todo faz muita diferença na qualidade das suas fotos. Trazer elementos a mais pode transformar imagens sem graça em fotografias estilosas. 

Se você vende artigos esportivos, por exemplo, não pense apenas em fotografar os modelos usando as peças. É interessante pensar em fotografias de pessoas praticando esportes e se exercitando. 

Por outro lado, se você tem uma loja de biquínis e maiôs, vale a pena utilizar chinelos, óculos de sol, chapéus e até mesmo tubos de protetor solar na composição das fotos. Só não se esqueça de retirar os rótulos!

 

Melhores aplicativos para editar fotos

Selecionamos alguns sites, programas e aplicativos para ajudar você a ter uma edição bem profissional nas suas fotos. 

Remini

Sabe aquela foto que não ficou com a resolução muito boa? O Remini ajuda você a corrigir! O aplicativo para Android e IOS melhora a qualidade de imagens e vídeos e ainda oferece diversas funções de processamento de imagens, como efeito pisca-pisca.

Canva

O Canva é pau para toda obra! Você pode criar designs, editar fotos e adicionar imagens a um vídeo. Ele oferece diversos templates prontos para você adicionar as suas informações.  O Canva ainda tem um editor de imagens que permite aplicar filtros, regular o brilho, criar colagens e ainda inserir animações. 

Você pode acessar o site ou baixar o aplicativo para Android e IOS.

Lightroom

Se você quer uma edição profissional digna de Pinterest, o Lightroom é a opção certa para você! O Lightroom edita vários aspectos da sua fotografia, com controles avançados de cores para ajustar realces e cores. Existem ainda diversas predefinições que você pode baixar na internet e aplicar nas suas fotos. 

O Lightroom está disponível em aplicativo para Android e IOS e em programa para Windows e Mac.

Photoshop

Este aqui é para quem já está com um pé no design. O Photoshop permite uma edição básica nas fotos, além de correções de manchas, luz e temperatura da cor. Você também pode criar montagens únicas e adicionar elementos vetoriais, desenhos e textos.

O Photoshop também está disponível em aplicativo para Android e IOS e em programa para Windows e Mac.

 

Lembre-se de que boas fotografias devem mostrar bem o seu produto ou ilustrar bem o serviço prestado pela sua empresa. Não tenha medo de soltar a criatividade!

Quer destacar a sua empresa nas redes sociais? Baixe nosso guia completo e aprenda como usar o marketing digital nas redes.