Marketing para mercado automotivo

Marketing para mercado automotivo

Segundo a Febranave, entidade que representa as concessionárias de automóveis, o mercado automotivo cresceu 15,8% entre março de 2020 e março de 2021. Esse crescimento contraria a crise causada pela pandemia e indica que, mais do que nunca, é importante investir em estratégias de marketing inteligentes para se destacar em meio a concorrência.

Como está a presença digital da sua empresa? Conheça algumas ideias práticas de conteúdo e saiba como se destacar no mercado automotivo.


A jornada de compra de um carro

Por se tratar de um bem de alto valor aquisitivo, a jornada de compra de um carro envolve muito mais processos que a jornada de outros produtos. Há muita pesquisa, comparação de preços e simulações de pagamento antes do consumidor tomar uma decisão. 

Sob essa perspectiva, compreender as etapas da jornada do seu cliente é fundamental para desenvolver estratégias de marketing eficientes. Estude o mercado e as suas personas para poder identificar cada uma dessas etapas. Dessa forma, você consegue criar conteúdos direcionados para cada estágio do seu funil de vendas.

Depois de mapear as etapas, é hora de colocar a mão na massa! Uma das grandes vantagens dos segmentos com uma longa jornada é poder nutrir e educar os leads durante o processo de compra. O tempo que o cliente leva para tomar uma decisão pode ser utilizado para sua empresa mostrar o que tem para oferecer.

No mercado automotivo, os showrooms virtuais ganham cada vez mais popularidade. Com as diversas restrições em função da pandemia do covid-19, empresas estão investindo em experiências digitais para se aproximar do cliente durante a jornada de compra.

O constante surgimento de novas tecnologias faz com que o mercado esteja em constante evolução. E quem fica parado perde o seu lugar para a concorrência!


4 ideias práticas de conteúdo para o mercado automotivo

Confira a seguir algumas dicas práticas de conteúdo para você criar para a sua concessionária.

1. Materiais ricos

Oferecer materiais ricos é uma ótima forma de captar leads e alargar o topo do seu funil de vendas. Você pode apostar nos e-books, nos infográficos e nos materiais interativos.

Selecione temas relevantes para a sua buyer persona e aproveite o espaço para criar materiais mais descontraídos. A prioridade aqui é ajudar as pessoas durante a jornada de compra ou no pós-compra. 

Não se esqueça de criar uma boa landing page para gerar cadastros! Saiba mais sobre como criar uma landing page de alta performance.


2. Avaliações e reviews 

Ouvir a avaliação de um especialista pode fazer toda a diferença na decisão de compra! Por isso, invista sem medo nas avaliações e reviews de veículos, acessórios e funcionalidades. 

Além de mostrar autoridade online, também é uma forma de se engajar com o seu público. Você pode pedir sugestões dos próximos itens analisados, abrir um espaço para tirar dúvidas e mostrar vantagens e desvantagens na prática.

Explore diferentes formatos para criar esse tipo de conteúdo. Veja como você pode usar o TikTok na sua estratégia de marketing.


3. Novidades do mercado

Falar das novidades do mercado é essencial para mostrar que a sua empresa está sempre atualizada. É interessante trazer informações sobre compra e venda de automóveis, novas tecnologias, notícias que afetam o dia a dia do seu consumidor.

Aproveite para trazer dicas que possam ajudar o seu consumidor a se aproximar das novidades do segmento automotivo, explicando como elas se aplicam na prática. 


4. Conteúdos que geram valor

Boas práticas e mudanças nas leis de trânsito muitas vezes passam despercebidas por muitos motoristas. Por isso, é legal trazer conteúdos que ajudem os seus consumidores a evitar infrações no dia a dia, por exemplo.

Vale lembrar que você não precisa esperar uma época especial, como o Maio Amarelo, para trazer conteúdos que impactam a vida do motorista diariamente. Se atente às necessidades da sua buyer persona e traga aquilo que vai agregar valor a ela.


4 dicas para se destacar no mercado automotivo

1. Crie conteúdos para o meio digital

Criar conteúdos digitais é muito importante para trazer visibilidade para a sua empresa, especialmente em um contexto de isolamento social. Por isso, as suas redes sociais e o seu site devem trazer informações que atraiam as pessoas para conhecer a sua empresa.

Não deixe para publicar no Instagram só de vez em quando, viu? Para ter engajamento e gerar autoridade de marca, é preciso ter consistência e qualidade. Publique aquilo que é relevante para o seu público e que combine com a empresa.

Confira também marketing de redes sociais para pequenas e médias empresas.


2. Utilize ferramentas de segmentação

Bom, já falamos que a jornada de compra de um carro é mais longa que a de outros produtos. Por isso, é necessário entender as diferentes etapas do seu funil de vendas e criar conteúdos direcionados para cada estágio.

Utilizar ferramentas de segmentação de leads é a melhor forma de classificar os seus possíveis clientes de acordo com o momento de compra. Assim, você consegue observar seu comportamento e prepará-los para a compra, guiando pelo funil até que se crie uma oportunidade de fechar o negócio.


3. Ofereça o melhor atendimento

Vale destacar a importância de um bom atendimento como diferencial da empresa. Não adianta criar uma estratégia de marketing inteligente se o time de vendas não consegue dar o suporte que o consumidor precisa.

Por isso, invista na capacitação da sua equipe para poder conquistar e fidelizar clientes. Treine seus colaboradores principalmente para lidar com o atendimento digital através do WhatsApp.


4. Contrate uma agência especializada

Ter o apoio de uma agência especializada no mercado automotivo vai ajudar você a definir melhor os processos de venda da sua empresa e a desenvolver conteúdos que cativam o público.

Quer trazer mais resultados para a sua empresa através do marketing digital? Entre em contato e conheça as soluções que a Formigueiro Criativo tem a oferecer para a sua loja de automóveis.