investimentos marketing

6 investimentos que valem a pena ou não no marketing

 

Se você acompanha o nosso blog, então provavelmente já sabe que quem trabalha com marketing digital precisa se manter sempre atualizado. Todos os dias surgem novas pautas, ferramentas e plataformas. Contudo, nem sempre é fácil identificar quais valem a pena, especialmente quando falamos de estratégias que demandam recursos financeiros.

Algumas são muito eficientes. Outras, já não compensam. Entender como funciona cada investimento pode fazer toda a diferença no orçamento final de marketing. 

Bateu a curiosidade? Então continue a leitura!


Investimentos de marketing que podem ou não valer a pena

Veja a seguir algumas das principais estratégias de marketing digital que podem deixar você na dúvida com relação às vantagens e desvantagens.

1. Aquisição de seguidores

Marcas que estão entrando no mercado precisam comprar seguidores para ter credibilidade, certo? Errado! Quando você faz esse tipo de investimento, você lota a sua conta de seguidores fantasmas.

Assim, você não tem um público real com quem conversar e se conectar, e a sua marca perde credibilidade. Com a falta de engajamento, o próprio Instagram entende que seu conteúdo não é relevante. Sua conta será desvalorizada, e você ainda corre o risco de ser penalizado.

Lembre-se de que o número de seguidores é uma meta de vaidade. Existem outras métricas mais importantes, como o engajamento. Por isso, não caia na furada de comprar seguidor. Não vale a pena!


2. Mídia paga

A mídia paga ainda é vista como um investimento arriscado por muitas pessoas. Mas a verdade é que, quando bem feitos, os anúncios podem dar resultados muito bons para a sua empresa. Não se pode contar apenas com tráfego orgânico para gerar visualizações e captar leads, pois esse retorno vem a longo prazo. Assim, investir em mídia paga ajuda você a se posicionar melhor e obter reconhecimento na internet em menos tempo.

Para conseguir resultados satisfatórios com anúncios online, você precisa conhecer a sua buyer persona e identificar os melhores canais para anunciar. Nem sempre o seu público vai estar no Instagram e no Facebook, então é essencial estudar bastante antes de criar bons conteúdos pagos e não desperdiçar dinheiro.


3. Banco de imagens

O banco de imagens é um investimento cujo benefício depende muito de cada situação. Por um lado, existem muitas opções de sites gratuitos com imagens de excelente qualidade e os mais variados temas. Então, se você não busca por imagens muito específicas ou se a sua empresa está começando agora, é melhor dar uma economizada e deixar esse investimento para depois. 

Por outro lado, se a sua empresa possui um fluxo de produção de conteúdo muito grande, pode ser interessante adquirir um banco de imagens para poupar tempo da equipe de design e edição. Alguns sites também oferecem vetores, ícones, gráficos de movimento e animações.

Vale lembrar que as pessoas querem conhecer o que você vende, por isso é importante ter boas fotos dos seus produtos e serviços. Às vezes, vale mais a pena investir em uma boa produção fotográfica do que em um banco de imagens. Veja como você pode melhorar a fotografia publicitária da sua empresa.


4. Parceria com influenciadores

Fazer parceria com um influenciador pode ser um ótimo negócio, mas também pode ser uma furada. Para ter sucesso com essa estratégia, é essencial buscar pessoas relevantes para o seu nicho de mercado e para o momento de compra das pessoas que você quer atingir. 

Você pode apostar em personalidades locais e desenvolver uma parceria para crescer junto com o influenciador. Observe o engajamento, mas lembre-se de que anunciar para o público certo é mais importante do que anunciar para muitas pessoas.

Saiba mais sobre o marketing de influenciadores.


5. Programação de posts

Planejar e programar as publicações com antecedência pode fazer toda a diferença na sua gestão de mídias sociais. O Facebook e o Instagram já possuem essa funcionalidade através do Estúdio de Criação. É uma ferramenta que pode ajudar bastante no gerenciamento. Contudo, vale lembrar que essa plataforma pode ser pouco intuitiva, especialmente para apurar métricas e editar programações. 

Por isso, investir em ferramentas pagas de agendamento de posts pode ser uma ótima ideia. Além de poder programar as publicações, essas ferramentas oferecem muitas métricas importantes para o ciclo de melhoria da estratégia. Outro ponto positivo é que a maior parte dessas plataformas permite concentrar todas as caixas de entrada em um só lugar, facilitando o atendimento ao público.


6. Ferramentas de segmentação de leads 

Segmentar a sua base de leads de acordo com o momento de compra é fundamental para criar estratégias certeiras. Por isso, vale muito a pena investir em ferramentas de segmentação. Essas plataformas permitem enviar a mensagem certa para cada destinatário.

Dessa forma, é possível aumentar o engajamento, a conversão e as vendas da sua empresa. Além disso, você tem acesso a métricas importantes que podem transformar o desempenho da sua equipe de vendas. 

Se você gostou desse texto, descubra também 9 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer.