newsletter

Newsletter: o que é e quais as suas vantagens

Atualmente, a newsletter é uma das estratégias mais usadas por empresas de diferentes ramos. Ela é enviada para clientes e potenciais clientes que pertencem a uma lista de contatos que demonstraram interesse nos produtos ou serviços ofertados pela marca.

Por meio dessa estratégia, as empresas conseguem manter seus prospects informados acerca de ofertas, conteúdos, atualização de sites e blogs, dentre outras diversas possibilidades.

Dentro do marketing digital, essa prática se tornou essencial, principalmente para os negócios que buscavam investir também em e-mail marketing.

Apesar de muitos canais continuarem sendo importantes, como no caso das redes sociais, eles não são o único meio de interação entre pessoas e marcas.

O e-mail marketing, juntamente com uma boa newsletter, consegue atingir resultados tão satisfatórios quanto outras plataformas.

Contudo, é importante saber como aplicar essa prática para colher frutos maduros e ampliar as possibilidades do negócio.

Além disso, essa estratégia merece destaque, porque circula entre as primeiras ações que as empresas investem, em busca de um marketing digital eficiente para sua marca.

Então, se você tem dúvidas em relação a esse assunto, está no lugar certo. Neste artigo, vamos falar sobre o que é newsletter, seu objetivo, como ela influencia o marketing de conteúdo, como fazer, bem como as suas vantagens. Confira.

O que é newsletter?

Newsletter é um tipo de e-mail marketing disparado periodicamente para uma lista de contatos, que ajuda a fortalecer e a desenvolver o relacionamento entre as marcas e seus clientes.

Por meio dela, qualquer empresa, como uma fabricante de blocos para receituário odontológico, pode enviar diferentes tipos de conteúdos, em busca de manter a lista de contatos bem informada.

Também é um bom começo para quem pretende iniciar suas estratégias em e-mail marketing, afinal, o principal objetivo da newsletter é permitir que as organizações estabeleçam e mantenham uma boa relação com seu público.

Além disso, permite a divulgação de diferentes conteúdos, como:

  • Ofertas;
  • Conteúdos de sites e blogs;
  • Eventos;
  • Assuntos do mercado;
  • Entre outros.

Também é uma excelente prática que influencia o marketing de conteúdo e todas as estratégias que abrangem o Inbound Marketing.

Quando uma marca trabalha com o Inbound, ela investe em oportunidades de capturar e-mails, para que assim possa construir um relacionamento com seus potenciais clientes.

Ou seja, o seu negócio, ou até mesmo uma gráfica que faça folhetos restaurante, oferece aos visitantes do site ou blog um conteúdo do interesse deles, e com isso consegue um contato importante para estabelecer um relacionamento.

Tal prática é indispensável, visto que permite estabelecer uma aproximação mais íntima, garantindo uma forma de acesso mais direta com as pessoas e ainda conseguindo aumentar os ganhos.

Em outras palavras, podemos dizer que a newsletter ajuda a encorpar as suas estratégias de marketing, e de quebra constrói um bom relacionamento com clientes e potenciais clientes.

Contudo, devemos fazer um adendo, apesar de ajudar a aumentar os lucros, é preciso prestar atenção para não passar para os contatos a impressão de que o seu negócio está apenas interessado nisso.

Trata-se de uma situação que pode interferir de maneira negativa na sua imagem, afetando a credibilidade e o respeito do público.

O foco, então, é ajudar e informar as pessoas que desejam receber a sua newsletter, investindo em um bom marketing de relacionamento.

Independentemente do segmento do seu negócio, seja este um desenvolvedor de flyer digital ou um pet shop, investir nessa prática ajudará a conquistar o público, sendo que os lucros serão apenas uma consequência natural.

Bom, agora você já entendeu um pouco mais sobre newsletter. Mas você sabe como fazê-la? Se a resposta for não, fique calmo, pois vamos falar um pouco mais sobre isso no tópico a seguir.

Confira dicas para uma boa newsletter

Sabendo o que é e quais os objetivos dessa ação, fica mais fácil colocá-la em prática. Então, pra te ajudar quanto a isso, separamos as seguintes dicas:

Determine objetivos e metas

Assim como tudo em marketing digital, é necessário definir objetivos e metas para a newsletter do seu negócio.

Se você sabe quais resultados quer alcançar, então fica mais fácil saber se suas ações estão sendo eficientes.

Isso porque cada negócio pode ter objetivos distintos. Por exemplo, uma loja de espumante importado pode querer aumentar o número de leads, enquanto uma oficina mecânica deseja aumentar o número de acessos ao site.

Definindo bem o que você quer para o seu negócio, fica mais fácil determinar quais ações os destinatários precisam realizar.

Escolha bem o assunto

Saber o que colocar no assunto da mensagem vai determinar se o destinatário abrirá ou não a mensagem. Isso quer dizer que você precisa bolar uma chamada atraente, de maneira objetiva, sucinta e relevante.

Uma boa dica para fazer isso é usar a chamada do texto. Mas nada te impede de usar a criatividade e destacar o tema em uma única frase.

Ademais, não se esqueça de destacar o nome da empresa no remetente. Se uma loja de vinho francês, por exemplo, fizer isso, aqueles que já confiam em sua marca vão se interessar ainda mais.

Defina a frequência

Tendo o objetivo da newsletter em mente, fica mais fácil descobrir com que frequência ela deve ser enviada. O mínimo recomendado é de uma vez por mês, mas se o seu público requer um contato maior, você pode enviar a cada 15 dias, toda semana, etc.

O fato é que é necessário manter uma periodicidade constante, pois assim, os contatos se acostumam com suas mensagens, o que ajuda a construir e a fortalecer o relacionamento com eles.

Use as imagens cuidadosamente

Nós recomendamos que você evite condensar sua newsletter em apenas uma imagem, pois a maioria dos servidores de e-mail não permitem esse tipo de exibição.

Isso acaba por dificultar o acesso do contato ao conteúdo, visto que ele terá, primeiro, que clicar em uma autorização para acessar o conteúdo. Quanto menos barreiras existirem, melhor.

Se, por exemplo, uma empresa de aluguel som para festa utilizar imagens ao longo da HTML, precisa empregar bem o atributo ALT, que são palavras ou frases que aparecem quando a imagem não aparece.

Também é importante que essas imagens estejam em seu servidor, visto que a hospedagem em servidores gratuitos não é recomendada, porque é muito utilizada por spammers e reduz a confiabilidade da mensagem.

Conheça quais são as vantagens da newsletter

Agora que você já tem uma boa noção de como montar a newsletter do seu negócio, vamos falar um pouco mais sobre suas vantagens.

A primeira delas é o fato de que essa estratégia ajuda a criar e a fortalecer as relações entre empresas e clientes. Além disso, mostra para o seu público que o seu negócio é especialista no que faz.

Isso acontece porque a newsletter é composta por conteúdos relacionados a sua área e que são relevantes para o público. Então, toda vez que consumirem o material, poderão perceber que a sua marca é uma autoridade do mercado.

Outra grande vantagem é a versatilidade, uma vez que essa estratégia pode ser usada por empresas de qualquer nicho de atuação, como uma escola de aula de bateria iniciante, sendo que também pode ser usada para diferentes necessidades.

Por meio dela é possível fazer uma oferta, mas também fazer um anúncio, divulgar um evento, dentre outras possibilidades.

Além disso, seu negócio não precisa se apegar apenas a um único conteúdo, podendo misturar vários, desde que de maneira coerente e tendo um objetivo bem definido.

Outra vantagem é o fato de que essa prática aumenta o tráfego do site da empresa. Isso porque cada contato que receber a newsletter, ao clicar nela, pode ser direcionado para a página do seu negócio na web.

Isso quer dizer que além de aumentar as visitas, você fará isso de maneira orgânica, o que é muito benéfico para outras práticas do marketing digital, como o SEO.

A mensuração também é simples, o que lhe permite saber quem abriu o e-mail, em qual horário, a localização e quem visitou o site.

Além de poder ter acesso a todas essas informações, você ainda consegue automatizar o envio por meio de algumas ferramentas, o que diminui o trabalho e garante uma periodicidade impecável.

Por fim, outra grande vantagem dessa prática é o fato de ela ser de baixo custo, ou seja, você não precisa fazer altos investimentos para trabalhar com ela.

Conclusão

O consumidor moderno está atento às marcas que dão atenção para ele. Preço baixo e qualidade já não são o suficiente, é preciso fazer mais, então, ter um bom relacionamento com o público é essencial.

Por meio da newsletter, qualquer empresa, como uma escola de aula de ballet iniciante, consegue manter contato com as pessoas que se interessam por seus produtos e serviços.

Assim, você ganha a confiança e a credibilidade de seu cliente, tornando-se sempre a primeira opção na hora da compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.