Por que a newsletter é obrigatória em 2022?

A newsletter é uma ferramenta poderosa que pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Além de ajudar você a se conectar com a sua audiência, é uma excelente forma de ampliar a sua base de leads e estabelecer a autoridade da sua marca no mercado. 

Vamos falar sobre por que a newsletter é obrigatória para o marketing 2022 e como você pode criar materiais de alta performance para melhorar os resultados da sua empresa. 

5 motivos para você investir na produção de newsletter em 2022

Afinal, será que realmente vale a pena investir na produção de conteúdo para newsletter? Selecionamos cinco motivos para convencer você de que sim. 

1. Nutrir e educar leads

Um dos principais benefícios da newsletter é a nutrição de leads, que prepara-os para avançar no funil de vendas. Educando os contatos que demonstraram interesse pela sua empresa é possível conduzir o consumidor ao destino final: a compra.

Através do envio desses e-mails é possível chegar até o potencial cliente com informações do seu interesse e que podem aos poucos fisgá-lo até que ele chegue ao momento ideal para comprar da sua empresa..

2. Mostrar domínio do segmento e estabelecer autoridade

Com a newsletter e o envio dos conteúdos certos, sua empresa vai ser vista como referência no assunto e com certeza será lembrada. Mostrar o entendimento sobre seu nicho de mercado gera confiança e melhora o posicionamento da sua marca, estabelecendo autoridade

3. Trazer visibilidade para o site 

Com a estratégia da newsletter, você pode introduzir conteúdos do seu site e adicionar chamadas para a ação que direcionam o público para visitar suas páginas. Assim, você melhora os resultados do seu site gerando tráfego orgânico.

Leia também: sua empresa precisa de um blog?

4. Fortalecer a conexão com o público

Com o envio de newsletters é possível se comunicar com os leitores de uma forma mais próxima e intimista, construir uma relação com os potenciais clientes. Fortalecer essa conexão é importante para transformar meros consumidores em verdadeiros fãs da marca.

5. Manter o relacionamento com clientes que já compraram

Você sabia que o pós-venda é tão importante quanto a venda em si? É mais fácil vender para novamente para um cliente do que conquistar um novo. E a newsletter pode ajudar você a manter um relacionamento com o seu público mesmo depois da decisão de compra! 


4 dicas para fazer uma newsletter de alta performance

Agora que você já sabe que vale a pena criar conteúdo para newsletter, vamos ensiná-lo a desenvolver materiais de alta performance. Veja a seguir. 

1. Crie newsletters para topo, meio e fundo de funil

É essencial disparar conteúdos que possam atender toda a jornada do leitor no funil de vendas até que ele se torne de fato um cliente. Segmente seus e-mails e diversifique as etapas com quem você conversa nos e-mails.

Aos leitores do topo do funil, é interessante o envio de newsletters de boas vindas e que mostrem ao potencial cliente, de maneira geral, do que se trata o seu nicho. Esse conteúdo deve ser de cunho educativo e pode conter um link para seu blog, por exemplo.

Já aos do meio, é necessário mostrar o que sua empresa pode oferecer, como ela pode sanar a possível dor do cliente. Esse é o momento de mostrar seu diferencial e estabelecer atraentes fluxos de nutrição de leads.

E por fim, aos do fundo é necessário utilizar as newsletters para destacar seus produtos ou serviços e mostrar como entrar em contato. 

2. Crie um conteúdo escaneável e capriche no layout

Dê destaque aos pontos principais e organize as chamadas quando tiver muitos temas para divulgar. Além disso, quando os textos forem muito grandes procure mencionar apenas a introdução ou um resumo, deixando um link para acesso ao conteúdo completo. Um conteúdo escaneável é sempre mais agradável que grandes blocos de texto. 

Mas tão importante quanto o conteúdo do seu e-mail, é o layout da newsletter! Mantenha sempre em mente a sua marca quando for elaborar o design e as cores. E quando for inserir informações, considere as mais relevantes, afinal, menos é mais! Seja simples no CSS e evite complexidades na elaboração do template para evitar problemas na renderização da mensagem e a quebra de layout.

3. Varie os temas e estilos

Existem diversos tipos de newsletters, com mensagens transacionais, notícias da empresa, campanhas sazonais, aquelas com notícias de mercado, com destaques do blog, e as com campanhas promocionais, por exemplo. 

Todas possuem seu objetivo e atendem uma determinada etapa do funil, por isso é importante sempre variar os temas e estilos de newsletter que serão enviadas.

4. Monitore os resultados

Não tem como avaliar a eficiência das suas newsletters sem medir os resultados, não é mesmo? Monitorando as métricas, você vai conseguir identificar os melhores horários de envio, o quanto sua empresa tem sido relevante ao longo do tempo, e a efetividade dos assuntos escolhidos a partir da taxa de abertura. 

Os cliques também podem levantar os assuntos que mais chamaram a atenção possibilitando identificar quais temas são mais interessantes para o seu público.

5 métricas importantes para newsletter

Nenhuma estratégia pode ser considerada bem-sucedida sem uma análise de resultados. No caso das newsletters, existe uma série de métricas importantes para acompanhar. Selecionamos cinco para você ficar de olho. 

1. Clickthrough Rate

Essa métrica calcula a taxa de cliques em relação à quantidade de e-mails disparados, incluindo múltiplos cliques de um único usuário e precisa ser monitorada com frequência já que os momentos em que os e-mails são abertos pelos usuários variam. 

Ela é uma das principais métricas responsáveis por avaliar se a sua estratégia estará funcionando ou não, já que ela é capaz de validar seu banco de contatos e consegue medir o engajamento com os conteúdos enviados.

2. Conversion Rate

Essa é a taxa de conversão, ela mensura a taxa de pessoas que não só abriram o e-mail, mas também clicaram na chamada para ação e foram direcionadas à landing page concluindo a ação pretendida.  

3. Bounce Rate

A taxa de rejeição é usada para monitorar a quantidade de e-mails que não chegaram efetivamente ao usuário por algum motivo. A rejeição pode ser Soft ou Hard, sendo que a primeira acontece por motivos simples como uma caixa de entrada lotada. Já a segunda representa e-mails que podem ter tido erros de digitação ou que já foram desativados. 

Essa métrica é importante para que você possa estar sempre organizando sua base de contatos, mantendo ela higienizada e evitando que sua empresa seja prejudicada em relação aos números ou até seja reconhecida como organização spam.

4. List Growth Rate

A List Growth Rate é a taxa de crescimento da base de contatos e é necessária para que você possa avaliar a forma de abordagem para conseguir o e-mail do usuário.

Problemas na abordagem podem ser por uma estratégia pouco efetiva, uma landing page que não consegue converter o visitante em lead por algum motivo, ou até por conteúdos desinteressantes 

5. Email Sharing/Fowarding Rate

A taxa de compartilhamento mostra quantas pessoas encaminharam o e-mail para outros usuários, avaliando a credibilidade do seu conteúdo e como ele pode ser realmente interessante para o seu público. O compartilhamento de e-mails possibilita adquirir novos contatos otimizando os resultados das estratégias. 

Vale lembrar que para captar inscrições na sua newsletter é necessário ter uma boa página de conversão. Saiba como criar uma landing page matadora para otimizar as conversões do seu site e conseguir mais clientes.