Storytelling

O que é storytelling e como fazer

O ato de contar histórias existe desde os primórdios da comunicação humana. Storytelling é a técnica de se contar uma história criando uma narrativa criativa e envolvente. No marketing de conteúdo, essa estratégia pode ser aplicada em diferentes tipos de conteúdo com o objetivo de cativar o público.

Entenda mais sobre o que é essa técnica e como utilizá-la no marketing da sua empresa. Confira também alguns exemplos criados por grandes marcas.

 

O que é storytelling

Storytelling vem do inglês “story” (história) e “telling” (contar). O objetivo dessa estratégia é contar histórias inesquecíveis que marcam o público. Essas histórias cativam a audiência, provocam emoções e transmitem mensagens. O storytelling traz uma conexão com o público em um nível emocional, fazendo com que as personas se identifiquem com a narrativa.

Pense no seu livro favorito, naquele comercial que fez você chorar e na fala daquele filme incrível. Você já esteve em uma roda de amigos contando daquela vez em que você fez um gol incrível na escola? Estes são exemplos de como o storytelling está presente em todos os aspectos das nossas vidas, inclusive nos contos de vó.

Os quatro elementos do storytelling

Essa tática utiliza quatro elementos básicos: a mensagem, o personagem, o ambiente e o conflito.

A mensagem é o que você deseja transmitir para o público. Com o storytelling, é possível pegar mensagens fracas e conteúdos desinteressantes e transforma-los em histórias intrigantes. É possível inclusive mesclar realidade com um toque de ficção.

O personagem é quem sofre a transformação durante a história para transmitir a mensagem. Ele deve ser espelhado no público-alvo, para que as pessoas se vejam na história.

O ambiente é onde tudo se passa, onde a história acontece. Descrever bem o ambiente e a situação ajuda o espectador a embarcar na narrativa. No caso da imagem, na atenção aos detalhes da cena.

O conflito é a situação que transforma o personagem, que ensina uma lição e que traz valor para a conquista. Ele deve ser bem elaborado e difícil de se superar, para motivar o personagem a cumprir o desafio. Uma estrutura muito comum para essas narrativas é a Jornada do Herói.

 

Ideias práticas para construir um bom storytelling

Existem vários formatos de conteúdo nos quais você pode aplicar o Storytelling. Aqui vão algumas sugestões para você usar essa estratégia na comunicação da sua empresa:

Resolução de problemas

Conte como a sua empresa consegue trazer a solução para os problemas do consumidor. Por exemplo, uma empresa de maquiagem pode falar sobre o processo de produção de bases em vários tons para atender às demandas da diversidade étnica no Brasil.

Cases de sucesso

Conte como a sua empresa contribuiu para o sucesso de um cliente. Uma empresa de design e produtos gráficos, por exemplo, pode contar a história de como conseguiu transformar em realidade a identidade visual sonhada por um cliente. 

Surgimento da marca

Conte como a empresa foi criada, quais foram os primeiros passos, quais foram as dificuldades, falar sobre o crescimento. Uma empresa de costura pode falar sobre as fundadoras costurando em casa com a máquina de costura da avó, sobre o time aumentando aos poucos e sobre o sucesso que a companhia atingiu até hoje.

Impacto social

Conte como a empresa atua em prol de alguma causa social. Uma construtora gerenciada só por mulheres pode falar sobre feminismo, trazer dados sobre a atuação das mulheres na indústria e abordar as dificuldades que as mulheres enfrentam no ramo da construção civil e conquistas.

História do produto

Conte como surgiu um dos produtos da empresa ou um produto relacionado ao segmento. Um bar com temática de rock ’n roll pode falar sobre a invenção do violão, sobre a evolução do instrumento, sobre as guitarras elétricas e sobre o impacto disso na indústria da música.

 

Inspire-se em outras marcas

Há muitos exemplos de propagandas criativas que utilizaram o storytelling para promover empresas, causas e até mesmo ideias. Veja algumas das propagandas mais inteligentes para você se inspirar:

O Boticário

O Boticário já ficou bastante conhecido pelas suas propagandas em datas comemorativas. A propaganda de Natal 2020 contou a história de um menino que se perguntava porque o Papai Noel nunca era um homem negro. O vídeo é emocionante!

Google

O Google Brasil falou um pouco sobre as buscas de 2020. O vídeo relembra alguns momentos emocionantes do ano, mostra algumas das buscas mais importantes e traz uma mensagem de esperança no final. 

Coca-cola

Sempre com histórias incríveis, a Coca-cola merece menção honrosa pela sua forma de storytelling. Esta propaganda mostra a jornada de um pai para enviar a cartinha de sua filha para o Papai Noel. 

Uma boa história pode perder o seu valor caso seja mal contada. É importante usar estratégias que conquistem o público, que o envolvam na narrativa e que transmitam uma mensagem inesquecível. 

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!