Autoridade online

6 estratégias para aumentar sua autoridade online

Tornar-se uma autoridade online não é tão simples quanto parece. Afinal de contas, apesar do alto potencial de engajamento e divulgação da internet, o espaço também tem uma grande concorrência e os usuários estão cada vez mais exigentes.

No entanto, em uma época em que todos nós estamos hiperconectados, ter uma posição de referência no mercado online faz toda a diferença para o seu negócio.

É a chance de conquistar maior reconhecimento por parte do público e, como consequência, elevar as chances de venda, melhorar o relacionamento com os clientes e ampliar a atuação no mercado.

Mas para construir esse status é preciso investir em um conjunto de esforços que devem ser aplicados continuamente. Só assim que um produtor de conteúdo ou uma empresa podem conquistar a confiança do público.

Por esse motivo, se você quer ser uma referência, continue com a leitura do artigo de hoje e conheça algumas estratégias para aumentar sua autoridade online!

1 - Foque no seu público-alvo

A autoridade depende de segmentação. Até porque, se pararmos para pensar, as pessoas interessadas em uma clínica veterinária popular, por exemplo, têm um perfil bastante específico, com interesses e desejos particulares.

Então, nada de sair por aí produzindo algo massivo, como se quisesse atingir todo mundo. A construção da sua autoridade é feita com base na personalização dos materiais, levando em conta as principais características do seu público-alvo.

Por esse motivo, a primeira estratégia é realizar uma pesquisa de mercado para levantar os dados relativos à sua audiência, incluindo:

  • Canais de comunicação mais usados na internet;
  • Faixa etária e nível de escolaridade;
  • Estado civil, gênero e comportamentos;
  • Localidade e lojas onde costuma comprar;
  • Entre outros.

Com essa personalização de conteúdo, a sua empresa pode se colocar como especialista em um nicho específico. Dessa maneira, as pessoas passam a confiar mais no seu negócio, o que colabora com a autoridade online.

2 - Conheça as dores do seu cliente

Ainda com foco no seu público-alvo, é fundamental compreender quais são as dores do seu cliente, isto é, o porquê ele precisa do seu serviço e quais são as necessidades que ativam o gatilho do consumo.

Pergunte-se: por que alguém procura um chaveiro automotivo 24 horas? A partir da resposta, é possível orientar ainda mais o conteúdo, tornando o seu material muito mais atrativo aos usuários.

Na própria pesquisa de mercado já é possível ter uma ideia de quais são as dores do seu cliente. Além do mais, você pode ter novas informações quando passa a ouvir mais os seus consumidores. Então, pratique esse ato de escuta!

3 - Aposte nas redes sociais

As redes sociais chegaram para ficar. Hoje em dia, é até difícil conhecer alguém que não tenha, pelo menos, um perfil nas principais plataformas de interação (Facebook, Instagram e o Twitter, por exemplo).

Por esse motivo, é importante que o seu negócio esteja presente também nas redes, não fique somente no site institucional ou blog.

Além do mais, as redes funcionam como ótimos canais de busca. Basta procurar por auto peças de moto, por exemplo, e se deparar com páginas e perfis de muitas empresas.

Mas cuidado: você não deve somente criar a sua página e achar que a sua estratégia já está pronta e acabada. Ao contrário disso, os conteúdos nas redes sociais são muito efêmeros e, por isso, é preciso trabalhar com a geração de materiais periodicamente.

Nem é preciso ressaltar a importância de usar as funcionalidades de cada uma das redes sociais, não é mesmo? Algumas plataformas contam com recursos específicos para empresas, o que torna o marketing da sua marca muito mais eficiente.

Um exemplo é o próprio Facebook Ads, que cria anúncios patrocinados no Facebook. Assim, uma autoescola pode elaborar uma publicidade da sua nova aula de simulador auto escola e direcionar a propaganda para um público altamente segmentado.

Com isso, mais pessoas conhecem a empresa, o que contribui para aumentar a visibilidade do negócio e, consequentemente, a autoridade online.

4 - Invista em marketing de conteúdo

A informação é tudo na internet. Diferentemente dos meios tradicionais de propaganda, o consumidor atual não está interessado em uma publicidade invasiva, mas sim, quer ser informado a respeito de um produto, serviço ou atuação.

Por esse motivo, o marketing de conteúdo é um grande aliado da autoridade online.

Nesse sentido, vale a pena escrever um artigo que trata sobre o serviço de primeiro emplacamento de moto, por exemplo, para que o usuário conheça a atividade e sinta confiança na sua empresa, que se porta como especialista no assunto.

Afinal de contas, quando se produz um artigo informativo, é possível educar o público e mostrar aos leads (potenciais clientes) que você entende do que fala.

O marketing de conteúdo faz com que as empresas abordem temas relacionados ao nicho de atuação de modo gradual, sem fazer uma oferta direta. 

Com esse tipo de estratégia, muito mais cuidadosa e delicada, é possível captar ainda mais interessados, além de oferecer algo que vai além da venda.

Dessa forma, mais do que conquistar a autoridade no mercado, a sua empresa também cria um relacionamento duradouro e saudável com os clientes.

5 - Elabore um planejamento de SEO

Não é segredo para ninguém que o Google é o grande gigante da internet. Basta procurarmos por “ultrassom cachorro”, por exemplo, que iremos nos deparar com inúmeros resultados, incluindo clínicas veterinárias e artigos informativos.

Nesse sentido, quanto melhor é a classificação do seu site no Google, maior é a sua autoridade online. 

Até porque mais de 30% da taxa de cliques vai para o primeiro resultado de pesquisa (e os próprios usuários sentem mais confiança nas páginas com melhor rankeamento).

Sendo assim, o ideal é elaborar um planejamento de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, que nada mais é que um conjunto de técnicas que melhora a classificação dos sites no Google, gerando a autoridade online.

Uma das técnicas mais conhecida é o emprego de palavras-chave, ou seja, os termos mais pesquisados no Google. Essas palavras também servem para orientar o tipo de conteúdo a ser desenvolvido.

Por exemplo, se a palavra-chave escolhida é “envelopamento carros”, a empresa pode elaborar um texto sobre esse serviço, aplicando o termo ao longo do conteúdo.

Mas o SEO não para por aí: a estratégia também envolve a criação de materiais originais, a construção de um site navegável em dispositivos móveis (tablets e celulares), além de um bom relacionamento da sua página com o restante da web (link building).

Quanto melhor for a otimização, melhor é a classificação do seu site no Google. Como resultado, você terá um significativo aumento do tráfego orgânico, das chances de venda e ainda irá aumentar a relevância do seu negócio na internet.

6 - Use o e-mail marketing

O e-mail marketing é outra estratégia muito eficiente para as empresas que desejam conquistar relevância online. Afinal de contas, é uma maneira de manter contato com os clientes, fazendo com que eles se lembrem do seu negócio.

Há várias maneiras de usar o e-mail marketing, como enviando ofertas de uma chave canivete codificada, promoções de produtos, lançamentos, ou boletins informativos.

Aqui, vale a pena investir em tecnologias de automação do e-mail, para o envio de mensagens personalizadas (inclusive, com o nome de cada um dos usuários).

Novamente, ressalta-se a importância do marketing de conteúdo também nas produções por e-mail. A sua estratégia só trará bons resultados, se você entregar algo realmente relevante aos leads.

Dessa forma, a sua empresa consegue marcar presença e se destacar da concorrência. Caso contrário, será apenas mais um e-mail não lido na caixa de entrada e o pior: o seu conteúdo pode ser encarado como um spam!

Por isso, tenha muito cuidado. Nunca compre lista de e-mails, pois essa prática é mal vista em toda a internet. O segredo é fazer com que as pessoas queiram receber as mensagens da sua empresa - o que é feito com o marketing de conteúdo.

Conclusão

Não é fácil construir uma autoridade online. Aliás, engana-se quem pensa que conquistar o reconhecimento na internet é uma tarefa simples, feita da noite para o dia, com a ajuda de ferramentas patrocinadas.

Ao contrário disso, a autoridade online é construída ao longo de uma jornada contínua, com o investimento em inúmeras estratégias de marketing, variando a divulgação entre os canais, a produção de conteúdo e o direcionamento dos materiais.

Além disso, você nunca pode parar. A dinâmica da internet é muito rápida, por isso, é necessário ficar sempre de olho nas atualizações e entregar conteúdos aprofundados, diferenciados e que atendem os interesses do seu público-alvo.

Aproveite as dicas do nosso artigo de hoje e comece a planejar estrategicamente o marketing da sua empresa para se tornar uma autoridade online!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.