Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo na prática

Dentre as estratégias do Inbound marketing, o Marketing de Conteúdo tem se destacado cada vez mais no meio digital! Mas você já observou como esse processo ocorre na prática? 

Inicialmente, o marketing de conteúdo busca atrair um público-alvo por meio da produção de conteúdos de interesse do mesmo. Essa estratégia valoriza a sua imagem empresarial, tornando-a um referencial de mercado e na conquista de novos clientes, capaz de potencializar sua autoridade no seu nicho.

Destaque entre as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), a produção de tópicos relevantes é preferencial para o algoritmo de pesquisa, que recomenda aos seus usuários páginas de qualidade e com maior tempo de permanência. A comunicação direta com o usuário por meio de um conteúdo autoral gera maior confiabilidade e visibilidade para sua marca, além de compartilhamento e alcance amplo de público.

Como aplicar o marketing de conteúdo na prática?

Atualmente, o mapeamento de buscas permite que a empresa trabalhe com as mais diversas plataformas utilizadas na internet, através da diversificação da comunicação e adaptação da linguagem, de acordo com o público-alvo a ser atingido. 

Para alcançar bons resultados, é preciso ter planejamento e metas definidas sobre o tipo de persona, o conteúdo a ser publicado, quando e como será programado. Um bom gerenciamento aumenta a visibilidade e otimiza o tráfego orgânico e a geração de leads.

Para isso, separamos três pontos básicos para aplicar nas diferentes plataformas: 

  1. Defina a persona e o propósito para seu conteúdo;
  2. Utilize palavras-chave e links externos; 
  3. Adeque a linguagem e faça uma revisão. 

Durante a escolha dos canais que serão utilizados, deve-se realizar uma identificação da persona. Estar atento aos interesses do público constrói uma imagem positiva quanto a criação e publicação de conteúdos relevantes. Materiais como textos para blogs, e-books, landing pages, infográficos, aplicativos, testas online, templates, entre outros podem auxiliar na entrega da informação de forma objetiva e atraente.


Marketing de conteúdo em diferentes plataformas

Veja a seguir como aplicar essas estratégias em diferentes plataformas. 

Blog

A produção de um blog com pautas relevantes e periódicas é a vitrine para qualquer negócio! Mantenha uma regularidade e um calendário de posts, para que os visitantes já habituados ao seu conteúdo retornem para o site. Além disso, aproveite para enriquecer o seu blog com diversos recursos como textos, subtítulos, imagens, vídeos, infográficos, entre outros.

Instagram e Facebook

Ao falarmos de conteúdo digital, as redes sociais também podem trabalhar ao seu favor! O consumo de informações em canais como Instagram e Facebook se deve pela disseminação e impulsionamento de publicações, que permitem uma relação de proximidade entre marca e cliente através de comentários e mensagens inbox. Engaje seu público com postagens, curtidas e comentários, além de investir no UGC (User Generated Content) e repostagem de conteúdo em outras redes influentes, de acordo com o formato adequado. 

Ao criar uma página no Facebook, procure pontuar diferenciais no seu conteúdo: uma boa estratégia fará o seu negócio se destacar dos demais! Já no Instagram, priorize imagens e vídeos em boa qualidade e trabalhe com recursos disponíveis como stories e IGTV. 

Linkedin

Assim como os blogs, o Linkedin tem garantido espaço nas redes sociais de publicação de artigos personalizados que promovem conexões entre seus usuários. O diferencial do canal está na curadoria de conteúdos realizada pelo próprio algoritmo, que seleciona as publicações mais relevantes de acordo com cada segmento. 

Outra característica importante da plataforma é o relatório semanal que permite a visualização de dados como visualizações e palavras-chaves utilizadas na busca pelo seu perfil. Para maior visibilidade, é preciso estar alinhado aos padrões de postagem do Linkedin ao utilizar recursos de imagem e vídeo, além de textos persuasivos que gerem networking e tráfego para o seu site.


TikTok

Entre os aplicativos mais populares da atualidade, o TikTok se destaca por ser uma plataforma que atrai cada vez mais o público jovem ao otimizar funcionalidades de áudio e vídeo para o entretenimento de seus usuários. A rapidez na propagação de conteúdos e alcance de visualização fazem com que o aplicativo seja uma boa estratégia de marketing para atrair seguidores. Abuse dos recursos disponíveis para a produção de vídeos curtos e criativos de acordo com o seu setor!

YouTube

A plataforma de vídeos oferece diversas possibilidades não só na produção audiovisual, mas também como forma de investimento em anúncios e interatividade entre a comunidade. A princípio é fundamental entender para qual público o conteúdo será direcionado, juntamente com a definição de objetivos e recursos dispostos na criação. Para alcance dos primeiros resultados no mecanismo de pesquisa, a aplicação de técnicas de SEO como a criação de bons títulos, palavras-chaves e frequência de postagens auxiliam na otimização da publicação e aumentam o engajamento.

Materiais ricos

Os materiais ricos são fundamentais para promover a visibilidade da empresa no mercado e ainda captar leads para o funil de vendas. O objetivo do marketing de conteúdo é desenvolver materiais interessantes para a persona. Webinars, e-books, infográficos, quizzes, planilhas e outros conteúdos de valor podem ajudar o seu público a se aproximar da empresa e ainda aumentar a autoridade da marca.

Um conteúdo relevante e bem estruturado pode potencializar a sua rede e impactar positivamente na imagem da sua empresa. Invista no marketing de conteúdo para alcançar seus objetivos! Para te auxiliar nessa missão, disponibilizamos um guia completo de forma gratuita para atendê-lo nessa jornada.