Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo na prática

 

Dentre as estratégias do Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo tem se destacado cada vez mais no meio digital! Mas você já observou como esse processo ocorre na prática? 

Inicialmente, o marketing de conteúdo busca atrair um público-alvo por meio da produção de conteúdos de interesse do mesmo. Essa estratégia valoriza a sua imagem empresarial, tornando-a um referencial de mercado e na conquista de novos clientes, capaz de potencializar sua autoridade no seu nicho.

Destaque entre as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), a produção de tópicos relevantes é preferencial para o algoritmo de pesquisa, que recomenda aos seus usuários páginas de qualidade e com maior tempo de permanência. A comunicação direta com o usuário por meio de um conteúdo autoral gera maior confiabilidade e visibilidade para sua marca, além de compartilhamento e alcance amplo de público.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia valiosa para aumentar a visibilidade da sua marca, criar autoridade no mercado e atrair mais clientes para o seu negócio.

Podemos definir marketing de conteúdo como a forma utilizada para engajar o público-alvo e potencializar sua rede de clientes através da divulgação de conteúdos relevantes capazes de atrair de forma espontânea os potenciais consumidores. É falar com propriedade sobre seu nicho de mercado, mostrar ao seu público o que ele precisa.

A presença digital é indispensável para todas as empresas que desejam se destacar no mercado. Nesse sentido, o marketing de conteúdo é uma estratégia inteligente para conversar com as suas personas na forma de posts em redes sociais, de textos para blog e dos mais variados tipos de material rico.

Por exemplo, as pessoas não entram nas redes sociais com o objetivo único de comprar. Portanto, é importante atrair o público com conteúdos interessantes que gerem engajamento e eduquem os possíveis consumidores. Seja por meio dos próprios posts ou pela divulgação de blog posts, gerando tráfego para seu site.

Vamos supor que você tenha uma empresa que vende produtos ecológicos, como ecobags, canudos reutilizáveis e cosméticos em barra. O marketing de conteúdo entra nos mais variados assuntos relacionados a uma vida eco-friendly.

Tanto no blog quanto nas redes sociais é possível falar sobre o impacto do plástico na vida marinha, oferecer dicas de consumo consciente e até mesmo mostrar as vantagens do xampu e do condicionador em barra para a saúde dos cabelos.

O marketing de conteúdo vai além do produto que você está vendendo. Ele trata das dores da sua buyer persona, tira dúvidas do consumidor e celebra as suas conquistas, gerando um conteúdo de valor.

Vantagens do marketing de conteúdo

Marcas que geram conteúdos relevantes constroem uma imagem bastante positiva diante do público. Assim, embora os objetivos variem de acordo com as metas determinadas por sua empresa, a partir de um bom marketing de conteúdo é possível alcançar alguns benefícios. Conheça os principais deles.    

1. Mais autoridade para a marca

Um dos principais objetivos e vantagens que o marketing de conteúdo gera é demonstrar que a sua empresa é especialista na área, uma vez que são produzidos conteúdos relevantes e educativos para o público, que busca sua marca como uma referência. 

2. Aumento de tráfego

 Essa estratégia também é uma ótima forma de atrair e direcionar mais pessoas para o seu site. Os conteúdos produzidos funcionam como uma porta de entrada para os seus produtos e serviços. 

3. Melhora o engajamento

O engajamento da sua página é uma das métricas que possui melhora com o marketing de conteúdo, uma vez que faz o seu público conversar sobre os mais variados temas e interagir com sua empresa. 

4. Educação do mercado

 Um dos principais benefícios da produção de conteúdo é a função educativa que possui. Por meio dos materiais produzidos é possível informar mais o público sobre o seu produto e todo o universo que ele está envolvido e, assim, gerar leads mais qualificados e de maneira mais orgânica. 

5. Aumento da base do funil

A produção de conteúdos variados, mas que abrangem o espaço de atuação do seu negócio ajuda a atingir mais pessoas que podem se interessar pelo seu produto, ou seja, é uma forma de ampliar o público.

6. Redução do custo de venda 

A partir das ações realizadas dentro das estratégias de marketing de conteúdo é possível vender mais por um esforço mínimo. Isso ocorre porque você precisa apenas fornecer bons conteúdos e guiar seus leads pela jornada de compra, como visto anteriormente, esses leads serão bem qualificados e assim realizarão compras de maior qualidade. 

7. Aumento de SEO do site

Uma das principais estratégias utilizadas pelo marketing de conteúdo é o SEO. Por meio do uso dessas técnicas nos seus blog posts, por exemplo, seu site irá ranquear melhor nos buscadores, como o Google.

Como aplicar o marketing de conteúdo na prática?

Atualmente, o mapeamento de buscas permite que a empresa trabalhe com as mais diversas plataformas utilizadas na internet, através da diversificação da comunicação e adaptação da linguagem, de acordo com o público-alvo a ser atingido. 

Para alcançar bons resultados, é preciso ter planejamento e metas definidas sobre o tipo de persona, o conteúdo a ser publicado, quando e como será programado. Um bom gerenciamento aumenta a visibilidade e otimiza o tráfego orgânico e a geração de leads.

Para isso, separamos três pontos básicos para aplicar nas diferentes plataformas na hora de produzir conteúdo: 

  • Defina a persona e o propósito para seu conteúdo: Ter uma persona bem definida é fundamental dentro da estratégia de conteúdo para que sejam produzidos materiais mais assertivos e com propósitos claros. 
  • Utilize palavras-chave e links: Pesquise quais as palavras-chaves seu público mais procura e produza seus conteúdos com base nelas. Além disso, utilize links internos e externos ao seu site que sejam coerentes com o assunto.
  • Adeque a linguagem e faça uma revisão: Ao produzir o conteúdo utilize uma linguagem que seja coerente com seu público. O tamanho também deve ser adequado, é claro que seus materiais devem ser o mais completos possíveis, porém vale mais um conteúdo de qualidade e menor, do que algo muito grande e sem muita qualidade. Lembre-se de prezar pela organização e escaneabilidade e use formatos que prendam a atenção, como infográficos e imagens, e não se esqueça de revisar o conteúdo para garantir que não haja erros relacionados às informações e nem à ortografia.  

Algumas empresas acham que marketing de conteúdo significa escrever sobre o que fazem ou vantagens dos seus produtos, quando, na verdade, deve ser feito exatamente o oposto disso. O marketing de conteúdo aborda temas relacionados às dores do seu cliente, sem nunca focar em vendas.

A seguir veja algumas dicas de como estruturar e pôr em prática o marketing de conteúdo no em um negócio. 

1. Comece pelo planejamento

O primeiro passo é realizar um planejamento. Defina os objetivos que a sua empresa busca atingir com essa estratégia. Você pode querer educar o mercado, aumentar a autoridade da sua marca, melhorar o ranqueamento do seu site, engajar com o público ou aumentar o topo do seu funil de vendas, entre outros. 

A partir daí, identifique quais serão os seus Key Performance Indicators (KPIs) ou indicadores de sucesso. Os KPIs dirão se a sua estratégia está dando certo e o quanto o seu negócio está crescendo em função disso.

Há muitas métricas no espaço digital, e você precisa escolher as métricas mais importantes para o seu objetivo. Os KPIs devem ser fáceis de entender, fáceis de mensurar e devem levar a ações concretas para o marketing da sua empresa.

Em seguida, é importante definir sua buyer persona. Você precisa conversar com as personas da sua marca para fazer uma boa estratégia de marketing. 

Com essas personas em mente, você pode identificar qual a melhor linguagem, de quais os formatos o consumidor gosta, em quais plataformas você deve estar e quais assuntos você deve abordar.

2. Aprenda a usar o funil de vendas

Para quem está começando a se aventurar no mundo do marketing de conteúdo, o ideal é dividir as ideias em três categorias de acordo com o funil de vendas: topo, meio e fundo.

Os conteúdos para topo de funil podem ser mais abrangentes. Essa é a etapa da descoberta, portanto o cliente ainda não sabe que tem um problema. É a hora de fazer materiais educativos da sua área, com temas interessantes e bem explicativos. Explore artigos de blog, materiais ricos e vídeos com conteúdo puro, por exemplo. Lembre-se que aqui não há barreiras de consumo, e não se deve presumir conhecimento prévio do lead.

Nos conteúdos de meio de funil, é possível trazer conteúdos focados na solução, já que esta é a fase de reconhecimento. Conteúdos interativos têm grande sucesso nesta etapa, como quizzes e infográficos multimídia. Consultorias e amostras grátis também são dois recursos interessantes. Como os leads desta fase já estão bem mais qualificados, é importante divulgar materiais ricos. 

Já os conteúdos de fundo de funil precisam ser certeiros: esta é a etapa de resolução. O lead que chega até aqui já está pronto para tomar a decisão de compra. Ofereça descontos, faça demonstrações, chame o público para conhecer o seu produto, venda o seu peixe! Depoimentos de clientes satisfeitos também são excelentes para mostrar como a empresa consegue resolver os problemas das suas personas.

3. Colhendo os frutos

Agora é o momento para você apurar as métricas e estudar os seus resultados. O marketing de conteúdo funciona sempre à base da retroalimentação, e os resultados devem guiar as suas próximas ações estratégicas. 

Deu certo? Continue assim! Selecione outros conteúdos que seus clientes gostariam de ver, pesquise outros formatos e novas plataformas para explorar. 

Não deu certo? Estude mais um pouco e reveja a estratégia! Analise com cuidado o que pode ter dado errado no processo e tente novamente com novas ideias. Use e abuse da criatividade. O céu é o limite!

4. Fidelize o cliente

Depois de conquistar os clientes com conteúdos incríveis, lembre-se de oferecer um ótimo atendimento. Essa é a chave para reter os seus consumidores. Você pode ter a melhor estratégia de marketing do mundo, se o seu atendimento for ruim, seus compradores vão preferir a concorrência.

A experiência de pós-venda do cliente deve ser muito positiva para fidelizá-lo. Você pode oferecer descontos, indicar outros produtos pelos quais o consumidor pode se interessar e até mesmo continuar a nutrir com informações da área.

Marketing de conteúdo em diferentes plataformas

Durante a escolha dos canais que serão utilizados, deve-se realizar uma identificação da persona. Estar atento aos interesses do público constrói uma imagem positiva quanto a criação e publicação de conteúdos relevantes. Materiais como textos para blogs, e-books, landing pages, infográficos, aplicativos, testes online, templates, entre outros podem auxiliar na entrega da informação de forma objetiva e atraente. Veja a seguir como pôr em prática as estratégias de marketing de conteúdo em diferentes plataformas. 

Blog

A produção de um blog com pautas relevantes e periódicas é a vitrine para qualquer negócio! Mantenha uma regularidade e um calendário de posts, para que os visitantes já habituados ao seu conteúdo retornem para o site. Além disso, aproveite para enriquecer o seu blog com diversos recursos como textos, subtítulos, imagens, vídeos, infográficos, entre outros.

Instagram e Facebook

Ao falarmos de conteúdo digital, as redes sociais também podem trabalhar ao seu favor! O consumo de informações em canais como Instagram e Facebook se deve pela disseminação e impulsionamento de publicações, que permitem uma relação de proximidade entre marca e cliente através de comentários e mensagens inbox. Engaje seu público com postagens, curtidas e comentários, além de investir no UGC (User Generated Content) e repostagem de conteúdo em outras redes influentes, de acordo com o formato adequado. 

Ao criar uma página no Facebook, procure pontuar diferenciais no seu conteúdo: uma boa estratégia fará o seu negócio se destacar dos demais! Já no Instagram, priorize imagens e vídeos em boa qualidade e trabalhe com recursos disponíveis como stories e IGTV. 

LinkedIn

Assim como os blogs, o LinkedIn tem garantido espaço nas redes sociais de publicação de artigos personalizados que promovem conexões entre seus usuários. O diferencial do canal está na curadoria de conteúdos realizada pelo próprio algoritmo, que seleciona as publicações mais relevantes de acordo com cada segmento. 

Outra característica importante da plataforma é o relatório semanal que permite a visualização de dados como visualizações e palavras-chaves utilizadas na busca pelo seu perfil. Para maior visibilidade, é preciso estar alinhado aos padrões de postagem do Linkedin ao utilizar recursos de imagem e vídeo, além de textos persuasivos que gerem networking e tráfego para o seu site.

TikTok

Entre os aplicativos mais populares da atualidade, o TikTok se destaca por ser uma plataforma que atrai cada vez mais o público jovem ao otimizar funcionalidades de áudio e vídeo para o entretenimento de seus usuários. A rapidez na propagação de conteúdos e alcance de visualização fazem com que o aplicativo seja uma boa estratégia de marketing para atrair seguidores. Abuse dos recursos disponíveis para a produção de vídeos curtos e criativos de acordo com o seu setor!

YouTube

A plataforma de vídeos oferece diversas possibilidades não só na produção audiovisual, mas também como forma de investimento em anúncios e interatividade entre a comunidade. A princípio é fundamental entender para qual público o conteúdo será direcionado, juntamente com a definição de objetivos e recursos dispostos na criação. Para alcance dos primeiros resultados no mecanismo de pesquisa, a aplicação de técnicas de SEO como a criação de bons títulos, palavras-chaves e frequência de postagens auxiliam na otimização da publicação e aumentam o engajamento.

Materiais ricos

Os materiais ricos são fundamentais para promover a visibilidade da empresa no mercado e ainda captar leads para o funil de vendas. O objetivo do marketing de conteúdo é desenvolver materiais interessantes para a persona. Webinars, e-books, infográficos, quizzes, planilhas e outros conteúdos de valor podem ajudar o seu público a se aproximar da empresa e ainda aumentar a autoridade da marca.

Um conteúdo relevante e bem estruturado pode potencializar a sua rede e impactar positivamente na imagem da sua empresa. Invista no marketing de conteúdo para alcançar seus objetivos! Para te auxiliar nessa missão, disponibilizamos um guia completo para atendê-lo nessa jornada. É só clicar no banner e fazer o download gratuito.

 

 

Marketing de conteúdo