10 ideias de marketing de conteúdo para o seu hotel

Em tempos de dificuldades, o setor de hotelaria precisa se reinventar e o marketing digital tem se mostrado uma ferramenta poderosa, capaz de manter e impulsionar o crescimento das empresas. Porém, para fazer um bom marketing digital, não basta ter redes sociais ativas e um site publicado com oferta atrás de oferta.

Com uma ampla concorrência e tantos assuntos roubando a atenção do seu público, a marca precisa ser interessante para se destacar no mercado. Por isso, tantas empresas têm aderido ao Marketing de Conteúdo, que busca gerar valor para o cliente, entregando soluções relevantes em forma de informação.

Ao utilizar essa estratégia, as marcas se aproximam do público e se tornam memoráveis, atraindo a atenção de novos clientes e fidelizando os antigos. Em um setor como o de hotéis e pousadas, o Marketing de Conteúdo pode ser muito bem aplicado, ajudando os viajantes a ter a melhor experiência possível antes e durante a viagem.

Nesse post, você vai descobrir como utilizar as suas redes sociais e o seu site institucional para aproximar o público da sua marca, e gerar interesse e vendas. Mas antes de modificar sua estratégia de marketing é importante se atentar à experiência do cliente com o seu atendimento.

Experiência e fidelização do cliente

O grande erro que um gestor pode cometer é promover seu produto ou serviço como algo irresistível e não entregar ao cliente aquilo que foi prometido. Por isso, é importante que o que é dito no marketing digital esteja alinhado com o atendimento oferecido.

Ou seja, se você quer passar uma boa imagem do negócio, primeiro você deve proporcionar boas experiências aos seus clientes. Isso implica em atender bem, ter aposentos confortáveis, limpos e um serviço de qualidade, com uma equipe gentil e prestativa. E por que não fazer um mimo aos hóspedes e deixá-los encantados com algo que só o seu hotel proporciona? Seja criativo para se tornar memorável.

Até mesmo a reserva deve ser simplificada, com possibilidade de agendar e/ou comprar online. Esteja disponível para atender e tirar dúvidas dos seus clientes por telefone, chat, WhatsApp e redes sociais. E certifique-se de que o local é facilmente encontrado, com indicações e mapas claros.

Ter esse cuidado é fundamental, pois a experiência que o cliente tem no seu hotel irá impactar positiva ou negativamente em toda a viagem. Clientes satisfeitos falam bem da sua empresa e retornam em outra oportunidade. E isso é tão poderoso quanto uma boa estratégia de marketing.

Por outro lado, ter avaliações negativas em comentários das redes sociais ou no Google Meu Negócio podem afastar clientes. Na internet, as pessoas também levam em consideração a opinião de desconhecidos, especialmente em sites de avaliação como TripAdvisor e Reclame Aqui. Por isso, ser bem visto é fundamental.

Depois que você garantiu uma boa experiência ao cliente, aí sim você pode promover o seu espaço de acordo. Aprenda a seguir como construir uma boa imagem e atrair mais hóspedes através do marketing de conteúdo.

Como criar marketing de conteúdo para hotelaria

Redes sociais

As redes sociais têm um papel importante quando se trata de criar expectativa e desejo de compra. Muitas vezes, elas são a porta de entrada para o cliente conhecer o seu negócio e se interessar por ele.

No quesito hotelaria, alguns dos canais mais interessantes são Instagram, Pinterest e Youtube. Eles dão muita ênfase à imagem, que tende a chamar mais atenção nesse setor de serviços. Por isso, é importante investir em fotografias que ressaltem os diferenciais do seu estabelecimento e que despertem o desejo.

A função da rede social é principalmente estreitar a comunicação entre a empresa e o cliente, podendo ser um local para interagir e tirar dúvidas. Mas também cabe o marketing de conteúdo, com informações e dicas relevantes, que podem convencer o viajante a escolher o seu hotel e não outro.

Além de ressaltar as vantagens do seu hotel e os eventos que possam acontecer nele, mostre quais são as belezas e curiosidades da cidade. Crie roteiros de passeios históricos, culturais, ecológicos, gastronômicos e outros. Com conteúdos objetivos, você pode aumentar o interesse do viajante em visitar a cidade e ainda agrega valor à sua marca.

Blog

O blog tem uma função muito importante na geração de tráfego orgânico e aumento de autoridade do seu site. Ao publicar frequentemente conteúdos relevantes, mais pessoas poderão encontrar a sua marca. Isso é fundamental para fazer com que o seu site apareça entre os primeiros resultados de buscadores como o Google, atraindo visitantes.

Isso acontece porque com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, utilizando o blog como ferramenta, você pode melhorar o SEO a longo prazo. Ou seja: você não necessariamente precisará gastar com anúncios para ser visto.

Para isso, as marcas utilizam os blogs para solucionar problemas da sua persona. Por exemplo: se o turista viaja a São Paulo e deseja conferir quais os melhores restaurantes, você pode publicar no blog do hotel uma lista detalhada de sugestões. Outros temas comuns são roteiros de viagem, curiosidades e dicas relevantes para os viajantes: “Como arrumar as malas…”, “Como pegar o metrô…”.

O segredo para um bom marketing de conteúdo é conhecer bem o seu público-alvo, quais são as dificuldades e problemas que ele enfrenta durante as suas viagens e como você pode ajudar a solucioná-los. Saiba ais sobre criação de blogs.

Materiais ricos

Outra ferramenta que complementa a estratégia de marketing de conteúdo são os materiais ricos. Eles podem ser e-books, planilhas, checklists, infográficos, dentre outros materiais que você pode dar ao visitante em troca de um contato.

A intenção de fornecer um material rico é converter o visitante do site em lead, colocá-lo na sua base de contatos e poder iniciar uma conversa. Assim você pode enviar conteúdos úteis e personalizados periodicamente até que ele efetue a compra. Essa estratégia é conhecida como inbound marketing e você pode conferir tudo neste guia completo.

No ramo de hotelaria, você pode investir em materiais ricos semelhantes ao blog, porém mais completos. Algumas possibilidades são: guia de atrações locais, roteiro de turismo, checklist para arrumar as malas, mapas interativos de restaurantes para visitar, entre outros.

Ao desenhar a sua estratégia, tenha como foco o problema que a persona deseja resolver e entregue a ela a melhor solução possível. Se a pessoa gostar do conteúdo, ela pode se lembrar da sua marca, continuar consumindo até gerar o interesse de compra, e indicar a outras pessoas.

10 ideias de conteúdos para hotéis

  1. Guia de atrações locais
  2. Lista de museus para visitar
  3. Locais para fazer compras
  4. Lista de restaurantes
  5. Pratos típicos da região
  6. Dicas de passeios ecológicos
  7. Praias e cachoeiras da região
  8. História da cidade
  9. Programação de eventos e shows
  10. Roteiros para viagens de 3, 5 e 7 dias

Quer melhorar o posicionamento do seu hotel no mercado? Descubra qual solução está faltando na sua estratégia de marketing.