marketing sazonal

6 dicas para uma boa campanha de marketing sazonal

 

Seja por conta de datas comemorativas ou por conta dos impostos sazonais, os consumidores tendem a gastar mais em datas específicas. Isso acontece não só no Brasil, como também no mundo inteiro!

Por isso, empresas que querem se destacar precisam se preparar para atender às demandas de cada época do ano. Quando bem feito, o marketing sazonal pode ajudar sua empresa a ganhar visibilidade no mercado e emplacar mais vendas a curto, médio e longo prazo. A estratégia certa permite conquistar e fidelizar clientes

Neste artigo, você vai descobrir como fazer uma boa campanha sazonal para sua empresa. 


6 passos para fazer uma campanha sazonal

1. Entenda como a sua persona lida com a época

Se você acompanha o blog da Formigueiro Criativo, provavelmente já viu essa dica em outras situações no marketing. E isso acontece por bons motivos! Conhecer a persona é fundamental para desenvolver qualquer ação de marketing. Quando falamos de campanhas sazonais, é importante entender como a sua persona lida com a época.

No dia das mães e no dia dos pais, por exemplo, o comércio tende a ficar muito movimentado no sábado de véspera. Já na Black Friday, muitas pessoas preferem fazer compras pela internet para aproveitar as promoções sem enfrentar filas nas lojas. 

Saiba mais sobre o que é persona e porque sua empresa precisa de uma. 


2. Identifique as boas oportunidades para sua empresa

Você sabia que nem todas as datas especiais são boas oportunidades para sua empresa? O marketing sazonal varia bastante de acordo com o segmento do mercado. Por isso, é importante saber identificar as épocas do ano mais relevantes para criar uma campanha.

Muitas empresas acabam se enrolando ao tentar criar conteúdos e promoções especiais para todas as datas. O resultado são ações de marketing pouco efetivas e um público pouco engajado com a marca. Quando as ofertas muito boas acontecem todo mês, deixam de ser vistas como especiais pelo público. 


3. Planeje com antecedência todas as etapas

O planejamento é possivelmente a etapa mais importante do desenvolvimento de uma ação de marketing. Por isso, não deixe para fazer isso de última hora! Investigue a concorrência, busque referências externas, analise as melhores condições de promoção, estude as características do público que você quer atingir e planeje cada etapa. Aproveite o momento para fazer também uma projeção de riscos da sua campanha. 

Pode parecer exagero, mas é dessa forma que você consegue criar materiais diversos, estabelecer parcerias e escalonar o lançamento sem pressa. Lembre-se de que o time de criação precisa de tempo para editar as imagens e vídeos!


4. Pense sempre na reação do público

Algumas ideias podem parecer muito criativas à primeira vista. Porém, quando analisamos mais a fundo, conseguimos identificar alguns possíveis problemas. Por isso, em qualquer campanha de marketing, é necessário considerar a reação do público antes de colocar qualquer ação em prática.

Analise bem o que as pessoas podem falar nas redes sociais e qual a primeira impressão que a sua campanha pode causar no público. Aqui, vale a pena pedir a opinião de pessoas não envolvidas no desenvolvimento da campanha. 

Mas não se assuste se não conseguir prever as reações logo de primeira! Até mesmo as grandes empresas podem errar nas suas campanhas. Confira três lições que aprendemos com ações de marketing que falharam.


5. Crie conteúdos diferentes para cada canal

Um dos erros mais comuns na hora de desenvolver uma campanha de marketing é replicar o mesmo conteúdo para diferentes canais. De fato, cada canal possui um perfil de usuário diferente. Porém, é necessário lembrar que grande parte das pessoas está presente em mais de um canal. Por isso, replicar o conteúdo em vários veículos não é uma boa escolha para o marketing. 

Uma alternativa é criar conteúdos que conversem entre si dentro da campanha. Por exemplo, se você pedir para o público fazer um dueto de vídeo no Tik Tok, pode usar o mesmo tema para pedir que os usuários do Instagram publicarem fotos com uma determinada hashtag. Abuse da criatividade!


6. Acompanhe os resultados

Outro erro bastante comum nas campanhas sazonais é deixar as métricas de lado. Porém, acompanhar os resultados é essencial para entender se a sua campanha realmente foi eficaz. Desse modo, é possível identificar as falhas e os acertos para melhorar as próximas ações. 

Mais além, é preciso considerar que nem sempre os resultados se traduzem em vendas e nem sempre o aumento nas vendas acontece por causa de ações de marketing. Por isso, é importante definir outros indicadores de performance que possam indicar que a sua campanha teve sucesso. 


Gostou desse conteúdo? Confira também como criar um bom planejamento de redes sociais.