Inbound Marketing

3 dicas de inbound de marketing

Em 2009 o conceito de inbound de marketing ganhou muita popularidade, e com o passar dos anos ele se tornou uma fonte de aproximação e conversão de vendas, essencial para as empresas.

Durante muitos anos, era normal para as pessoas usarem estratégias de marketing totalmente fundamentadas em ações de interrupção.

Os consumidores tinham suas novelas ou seus programas de entretenimento interrompidos a todo momento por propagandas que traziam promessas de solucionar seus problemas.

Mas, com a chegada das mídias sociais, isso mudou totalmente, os hábitos de compra dos clientes se transformaram, obrigando as empresas a se reinventarem.

O marketing tradicional como todos já conhecem tem como principal objetivo agregar valor para as marcas, e mostrar para o cliente que ele deve consumir dessa marca.

O inbound marketing tem o mesmo objetivo, mas a sua abordagem e maneira de impactar são totalmente diferentes do que a do marketing tradicional.

O artigo a seguir explicará tudo sobre a estratégia de inbound marketing, sua importância, suas estratégias e seus  principais objetivos, seja para aplicar em uma empresa de pisos condutivos ou qualquer outro segmento.

Importância do inbound marketing

Os avanços da tecnologia, veio com várias novas mentiras de comunicação, e com novos espaço para as empresas divulgarem seus serviços.

Com essa abertura, a concorrência entre as marcas aumentou ainda mais, então o que as empresas tiveram que fazer para se destacar foi focar no cliente.

Com isso, o inbound marketing começou a ser usado como uma importante ferramenta estratégica para essas empresas se destacarem por atenderem as necessidades do seu público.

Com as pessoas buscando cada vez mais por produtos e serviços na internet, uma empresa, mesmo que seja a oficina mecânica mais próxima de um lugar muito movimentado, não pode deixar de entrar no mundo virtual.

Outro motivo que mostra a importância de usar o inbound marketing é o fato de poder adaptá-la de acordo com as necessidades do negócio, levando sempre bons conteúdos.

O inbound marketing se tornou uma estratégia de investimento onde as ações realizadas são mensuradas com dados exatos que dão informações sobre os conteúdos, os leads e as compras de produtos.

Com essas mensurações feitas por ferramentas especializadas nisso, fica muito mais fácil entender quais ações precisam de ajustes e quase estão indo bem.

Estratégias de inbound marketing

Dentro das inúmeras ações que uma empresa pode fazer na sua estratégia de inbound marketing, o funil de vendas é a mais importante para mapear a trajetória de vendas do cliente

A seguir, as estratégias ideais para cada uma das etapas do funil de vendas, seja para uma empresa do segmento de remédio manipulado para emagrecer ou qualquer outra.

1. Estratégia no topo do funil 

A primeira etapa do funil de vendas é o momento em que os conteúdos criados com base nas dores dos clientes são apresentados.

Nesta etapa a estratégia ainda não é feita com a intenção dos clientes em potencial conhecerem os serviços ou produtos da marca.

Essa estratégia busca ajudar na descoberta, pois quando o cliente em potencial começa a falar sobre seus problemas e se sente ouvido e amparado, as chances dele se tornar um lead aumentam.

Neste exato momento muitas pessoas estão procurando no Google maneiras ou empresas que os ajudem a resolver problemas com rolo de carpete ou algum outro item.

Por isso, a empresa deve sempre mostrar que tem as melhores soluções em todos os canais, seja no site, nas redes sociais ou nos e-mails marketing.

2. Estratégia no meio do funil

Nesta etapa, onde o cliente já entende que tem um problema e está avaliando como solucioná-lo, a estratégia de inbound marketing foca na demonstração das soluções que a marca oferece.

Assim, os conteúdos usados no meio do funil também são usados para a empresa conseguir nutrir os seus leads e levá-los à próxima etapa.

Uma boa maneira de nutrir os leads é por meio dos fluxos de automação dos e-mails marketings, que podem mandar promoções sobre a venda de soft starter 10cv para quem possa se interessar.

3. Estratégia no fundo do Funil

Por último, como em todo processo de vendas, a boa relação que a empresa cria com o lead é o que vai determinar os momentos finais.

Nesta fase é a hora de se preparar para negociar, mostre o diferencial e porque o produto da sua empresa é melhor do que o produto da concorrência.

É indicado usar cases de sucesso, depoimentos positivos de antigos clientes e comparativos com os prostrou de outras empresas.

O pós-venda também deve ter muita atenção, o inbound marketing na empresa vai muito além de gerar vendas, mas é a garantia de que o cliente terá uma boa excelência de compras e que voltará a comprar daquela marca 

Principais objetivos do inbound marketing

A estratégia de inbound marketing foi criada tendo em vista 3 objetivos principais, e todas as empresas, seja do segmento de embalagem plástica flexível ou qualquer outro, devem conhecer.

As empresas começaram a investir nessas metodologias com o intuito de ter maior clareza sobre o que vão ganhar ao adotar essa estratégia. Dito isso, os objetivos são:

Gerar mais leads

É considerado um lead cada uma das pessoas que demonstraram ter interesse nos serviços ou nos produtos que a empresa oferece.

Com o uso do inbound marketing, a empresa capta mais leads, criando assim uma base sólida com oportunidades de negócios futuros.

Mas, é preciso entender como ele ajuda a empresa a gerar mais leads e a aumentar essas possibilidades de vendas ou de fechamento de negócios.

Portanto, é possível fazer isso com a criação de conteúdos altamente relevantes no site do negócio, nos blogs ou até mesmo nas redes sociais que ele venha a ter.

Bons conteúdos ajudam a atrair leads nos momentos que eles mais precisam, e isso aumenta muito as chances de fechar negócio, mesmo sendo a longo prazo.

Isto permite que criem uma relação de confiança entre a empresa e o lead, o que ajuda no incentivo da venda do produto ou do serviço.

Mas ,isso só ocorre quando a empresa foca nas diferentes estratégias de inbound marketing e as aplica com algumas ações importantes como:

  • Divulgação de materiais ricos;
  • Uso do Call-To-Actions (chamado para a ação);
  • Criação de anúncios pagos;
  • Otimizações com o SEO.

Entre muitas outras que podem ser de grande ajuda na hora de pôr em prática as estratégias de inbound marketing.

Aumentar o número de oportunidades

O inbound marketing também é um método ótimo para aumentar as oportunidades de negócios de uma empresa, do segmento de fachada de loja de roupas femininas ou qualquer outro.

E isso acontece por meio da nutrição dos leads, que é a chamada naturalmente de fase de aprofundamento de relação com os potenciais clientes.

O foco da etapa de nutrição de leads é oferecer conteúdos ainda mais relevantes para que os clientes em potencial se sintam seguros com a marca e o que ela vende.

Nesta etapa lead é estimulado cada vez mais a avançar no funil de vendas, ficando assim preparado para que a equipe de vendas ofereça os produtos ou serviços.

Com isso é possível criar conteúdos para cada uma das etapas do funil em que o lead está, assim como automatizar e segmentar mais os leads.

Podemos abordá-los nos momentos certos e com os materiais que realmente atenderão às suas necessidades.

Concretizar mais vendas

Quando cada uma das ações de atração e de relacionamento do inbound marketing são concretizadas da maneira correta, o aumento das vendas é uma consequência esperada.

Por isso, o inbound marketing é importante, ele ajuda a fazer com que a empresa seja encontrada, a estabelecer uma boa relação com o público e a aumentar as vendas do negócio.

Entretanto, essa estratégia não acaba quando a conversão do lead é um sucesso, a empresa que investe no pós venda também pode aplicar o inbound marketing em e-mails automatizados.

O diferencial desta estratégia é que ela garante uma boa experiência ao cliente, aumentando muitas as chances de fidelização para a empresa de vendas de ribbon resina 110x91.

Fazendo assim com que as vendas sejam mais recorrentes e com que os clientes indiquem a marca para os seus amigos, familiares e conhecidos.

Considerações finais

Portanto, depois de entender a importância do inbound marketing para uma empresa, as estratégias usadas e os principais objetivos, é a hora de dar o próximo passo.

Sua empresa deve estar preparada para um trabalho extenso de material digital, tendo uma boa estrutura para investir nas mídias e para criar planejamento de médio e longo prazo.

Um trabalho de qualidade, por mais que poucos, deve sempre contar com recursos para garantir que ele será um sucesso seja qual for o seu objetivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.