Marketing para Black Friday

Marketing para Black Friday: 7 erros para evitar na sua campanha

 

A Black Friday é uma data cheia de promoções que acontece na última sexta-feira de novembro, após o Dia de Ação de Graças, comemorado nos Estados Unidos. Mas as pessoas não sabem ao certo quando essa data foi criada.

Uma das possíveis origens está relacionada a uma crise financeira no século XIX, quando duas grandes empresas quebraram no mesmo dia. A data teria ficado conhecida como “sexta-feira negra”.

Outra história diz que a data pode ter surgido em 1960, quando policiais do estado da Filadélfia notaram um grande aumento no trânsito no dia seguinte ao feriado. No entanto, também é possível que o termo venha da expressão "to be in black", que equivale à expressão brasileira "estar no vermelho" ou "estar sem grana".

Independente da sua origem, a data acabou ganhando peso comercial nos EUA a partir de 2001 e conquistou grande parte do mundo pouco depois. No Brasil, a Black Friday começou a ser difundida em 2010. Desde então, é uma época extremamente propícia para empresas que querem conquistar mais visibilidade e vendas. Para isso, é importante desenvolver estratégias criativas.

Criar uma campanha de sucesso para a Black Friday pode ser um grande desafio, especialmente se não houver um bom planejamento.  Selecionamos sete erros que empresas costumam cometer no momento de criar uma campanha para a Black Friday. Confira as dicas para saber como ter sucesso na sua campanha deste ano.

7 erros mais comuns no marketing para Black Friday

1. Não estudar antes de definir a promoção

O estudo do mercado é a primeira fase no desenvolvimento de uma campanha para épocas como a Black Friday. Pesquise sobre os hábitos de consumo da sua persona na época de Black Friday, descubra o que foi feito no setor em anos anteriores e estude a melhor forma de desenvolver a campanha.

Analise também se a oferta é financeiramente viável para sua empresa. Empresas que não levam em consideração sua saúde financeira antes de criar a oferta sazonal acabam prejudicadas pela campanha.

2. Planejar em cima da hora

Se você acompanha o blog da Formigueiro Criativo, certamente já sabe que qualquer campanha de marketing exige planejamento. Esta é a etapa mais importante da criação da sua campanha para a Black Friday. Aqui, é fundamental estruturar cada etapa da campanha, definir os prazos e distribuir as tarefas entre os colaboradores.

Boas campanhas requerem um tempo maior para fazer fotos, editar vídeos, criar artes e outros materiais interessantes para a oferta. Quem planeja em cima da hora não consegue colocar nada disso em execução!

3. Não divulgar com antecedência

Não divulgar com antecedência nem sempre é um erro, mas pode prejudicar bastante a eficácia de ofertas quando se trata de produtos ou serviços de alto valor agregado. Muitas compras exigem pesquisa e planejamento por parte do consumidor, por isso é importante divulgar sua oferta com antecedência. Faça um bom planejamento para as redes sociais e, se o seu público responder a isso, não se esqueça de investir também nos canais offline.

4. Subestimar a promoção

Esse é um dos erros mais comuns no desenvolvimento de campanhas sazonais. Quando a oferta é muito boa, muitas pessoas se comprometem a participar.

Por isso, você não deve subestimar o seu público, como fez uma loja russa da franquia de pizzas Domino’s. A promoção ofereceu pizzas grátis por 100 anos para pessoas que tatuassem o logotipo da pizzaria. O número de adesões foi tão grande que a empresa precisou suspender a campanha onze dias após seu lançamento para tentar conter o prejuízo.

Saiba mais sobre essa e outras ações de marketing que deram errado. 

5. Aumentar os preços em setembro

Nos últimos anos, tornou-se bastante comum que empresas aumentem os preços em setembro para baixar em outubro e vender os produtos como se houvesse um desconto. Essa estratégia maliciosa ganhou o nome de “black fraude” e é relembrada todo ano.

O público não é bobo e consegue perceber essas artimanhas com facilidade. Além de prejudicar as vendas, ainda afeta a reputação da sua empresa no mercado.

Conheça 6 estratégias para aumentar sua autoridade online.

6. Criar regras pouco claras

Criar regras pouco claras abre brechas para consumidores mal-intencionados se aproveitarem da sua empresa. Por isso, é importante definir diretrizes transparentes para a sua promoção. Além de causar prejuízos financeiros e danificar a imagem da marca, regras confusas colocam a sua empresa em risco de problemas com os órgãos regulamentadores dos direitos do consumidor. 

7. Não oferecer um bom atendimento ao consumidor

Não adianta ter uma excelente estratégia de marketing sem oferecer um bom atendimento para o cliente, seja online ou offline. Por conta das promoções da época, é natural que as empresas tenham que se preocupar com mais clientes que o normal. E é importante manter a qualidade do atendimento, independente das condições. 

Afinal, equipes mal treinadas para atender a alta demanda de clientes prejudicam as vendas, enquanto que empresas que oferecem uma boa experiência conseguem fidelizar o público e vender bem o ano inteiro.


Na hora de desenvolver uma campanha para Black Friday, o melhor é contar com ajuda profissional. Entre em contato com a equipe da Formigueiro Criativo e descubra como podemos ajudar a sua empresa a planejar e promover campanhas com sucesso durante o ano todo.