marketing de defensores

O que o marketing de defensores faz pela sua marca

Você já viu pessoas discutindo sobre os lanches do Burguer King e do McDonald’s? Comparando os recursos da Apple e da Xiaomi? Ou falando dos melhores produtos da Nike e da Adidas? Tudo isso faz parte do marketing de defensores, uma estratégia inteligente que conquista o público para promover a marca de uma forma muito positiva.

Se você quer aprender mais sobre o marketing de defensores e sobre a importância dessa estratégia, continue a leitura!

 

O que é marketing de defensores

A sobrevivência de uma marca no mercado depende da relação que ela tem com o consumidor. Por isso, o marketing de defensores se baseia na opinião do público. Trata-se de uma estratégia que busca não só atender a uma base de compradores, como também os conquistar para que defendam a marca.

Os advogados da sua marca têm o poder de indicar novos clientes, promover um evento, gerar engajamento, aumentar a autoridade e a credibilidade da empresa e ainda dar feedbacks sobre o que você vende. Além disso, você tem a possibilidade de colher depoimentos para o seu site e para as suas redes sociais.

O marketing de defensores explora as possibilidades do que o público pode fazer pela sua marca. Lançar um produto muito pedido pelos consumidores, expandir os canais de comunicação, responder a dúvidas, aderir a tendências, criar conteúdos novos, tudo isso pode fazer parte da sua estratégia para transformar os clientes em defensores da sua empresa.

Um dos exemplos mais interessantes é a Fenty Beauty, marca de beleza lançada pela cantora Rihanna. A empresa estreou no mercado em 2017 com 40 tons de base. Essa foi uma resposta a um mercado que não atendia as necessidades dos consumidores de peles muito claras ou muito retintas. O lançamento foi um grande sucesso entre influenciadores e profissionais da beleza.

Hoje, a Fenty Beauty é uma das marcas mais queridas pelas personalidades influentes no mundo da beleza, conhecida pela sua qualidade e por sempre considerar a diversidade dos tons de pele ao redor do mundo. A empresa foi além não só por ter sido lançada por uma das maiores cantoras da atualidade, mas também por ouvir as queixas do público. 

 

A importância da satisfação do cliente

A reputação de uma marca entre os seus consumidores é um fator que influencia muito as decisões de compra de possíveis compradores. Você já deu uma olhada nas avaliações da Amazon ou do Mercado Livre antes de comprar um produto? Já conferiu a reputação da empresa no Reclame Aqui ou no Yelp antes de contratar um serviço?

Os comentários que os clientes deixam na seção de avaliações podem garantir ou perder uma venda. Se os consumidores reclamam da qualidade do produto ou dizem que o serviço foi mal prestado, será mais difícil para a sua empresa conseguir novos clientes. 

Por isso, é fundamental pensar na experiência que o cliente terá com a sua empresa. Seja no e-commerce ou no atendimento presencial, os relatos de pessoas que já tiveram contato com a sua empresa conseguem aproximar ou afastar o comprador. Investir na satisfação dos seus consumidores garante que a sua empresa seja bem comentada pelo público.

A forma mais fácil de se construir um público defensor da sua marca parece simples, mas exige muita dedicação. Ofereça um excelente atendimento e venda um produto ou serviço de ótima qualidade. Note que falamos em excelência e em ótima qualidade. Existem muitas boas empresas por aí, por isso é importante agregar valor em todas as etapas da jornada de compra para fazer a diferença na experiência do cliente. 

 

O poder das recomendações

Buscar por recomendações é um comportamento comum na jornada de compra dos consumidores. Por isso, quando satisfazemos um cliente é muito provável que ele indique a empresa para outras pessoas. Isso vale para produtos e serviços, independente do seu preço.

Vamos pensar que você queira comprar uma calça jeans de marca específica, que está disponível nas lojas A e B com preços muito parecidos. Você pergunta para um amigo sobre as lojas, e ele diz que a loja A entregou antes do prazo, com alguns brindes e um ótimo atendimento ao consumidor. Outro amigo disse que a loja B envia os produtos mal embalados. 

Qual você escolhe? Esse é o poder das recomendações. É importante ter em mente que as pessoas falam da sua marca, especialmente se o atendimento prestado for muito bom ou muito ruim.

 

Os advogados da marca

Toda vez que a Apple lança um novo modelo de Iphone nas redes sociais, aparecem comentários de consumidores dizendo que preferem a Xiaomi. Esses são chamados de advogados da marca, que defendem voluntariamente determinado produto ou serviço em detrimento de outras empresas.

Além de gerar um grande engajamento nas redes sociais, os advogados da marca conseguem colocar o nome da empresa defendida nas publicações da concorrente, estimulando ainda mais a competição. Confira um exemplo a seguir:

A principal vantagem em ter defensores da sua marca é que eles podem ajudar a administrar as crises. Quando a Apple anunciou que os novos smartphones não viriam com carregador, muitas pessoas atacaram a empresa nas redes sociais. No entanto, essa marca também possui muitos defensores, e o próprio público respondeu aos comentários agressivos. 

Cultivar o relacionamento com os seus consumidores é fundamental para conquistá-los e mantê-los como advogados da sua marca. Portanto, engaje nas redes sociais, ouça e atenda ao feedback e invista na melhor experiência possível para o seu comprador. Afinal de contas, sua empresa não existiria sem a clientela. 


Se você gostou desse conteúdo, vai gostar também de saber as diferenças entre Marketing de Guerrilha e Mídia Alternativa.