Facebook Ads

Facebook Ads: saiba como usar essa ferramenta

 

O Facebook Ads é um recurso para lançar campanhas de mídia paga do Facebook, que oferece uma grande variedade de formatos.

Com essa ferramenta, a marca consegue aumentar a sua divulgação em plataformas como o Instagram e Facebook, uma vez que as duas redes sociais estão ligadas.

O Facebook Ads figura entre as opções mais usadas do mundo, que enriquece as ações de marketing digital de qualquer negócio, afinal, as empresas podem soltar a imaginação em um site completo para criar anúncios dos mais variados formatos.

Só que milhões de organizações usam essa solução e, frente a isso, como se destacar em meio à concorrência? A resposta está na qualidade das campanhas, pois existem pontos sensíveis que devem ser trabalhados, levando em consideração o público-alvo.

Em outras palavras, não basta criar um anúncio e publicá-lo, é preciso saber como fazer isso de modo estratégico. Se você não sabe, acaba fazendo mais do mesmo e se torna apenas mais uma campanha no mercado.

Devemos aparecer para o público-alvo como destaque, algo realmente interessante e que possa trazer as soluções que estes precisam.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é o Facebook Ads, para quê serve, sua importância, como usar e suas vantagens. Acompanhe!

O que é Facebook Ads?

Como mencionamos já no início, o Facebook Ads nada mais é do que um sistema de mídia paga em que as empresas podem criar seus anúncios em diferentes tipos e tamanhos.

É bastante eficaz, uma vez que trabalha de maneira segmentada, o que acaba por gerar um número maior de conversões.

Uma gráfica que faça banner informativo, por exemplo, pode segmentar a campanha para diferentes públicos, com informações misturadas, como localização, interesse, entre outros, o que ajuda a direcionar os assuntos para as pessoas certas.

Ou seja, seus anúncios só aparecerão para usuários do Facebook que possam se interessar por aquilo que você oferece.

Importância dessa ferramenta

Às vezes, ouvimos falar que os anúncios pagos não são boas opções em marketing digital. Mas a verdade é que antes de seguir esses conselhos, os negócios precisam levar em conta sua própria estratégia.

Se tudo é feito de acordo com o perfil do público-alvo, o Facebook Ads acaba se tornando uma opção muito rentável. Sem falar que ele vai atuar de maneira integrada com as outras estratégias adotadas.

É considerado um tipo de mídia paga mais eficiente do que as demais, não apenas por conta da grande quantidade de usuários que a plataforma reúne, mas também pelo fato de que as campanhas podem adquirir diferentes formatos.

Uma fabricante de placas informativas personalizadas, por exemplo, consegue detalhar o perfil de público que deseja impactar e o tipo da campanha, como uma imagem, vídeos, ofertas, entre outros.

Também é possível fazer testes com os anúncios para avaliar seus resultados e mudar as estratégias para conseguir melhores retornos.

Psso a passo para criar sua campanha

Agora que você já entendeu o conceito e sua importância, vamos mostrar como você pode usar essa ferramenta.

O primeiro passo é criar uma conta de negócios no Facebook; depois, basta clicar em “Criar Página” na barra superior. Escolha o tipo de página que deseja criar, como “Negócio ou Marca” ou “Comunidade ou Figura Pública”.

Depois, basta escrever o nome da página e a categoria na qual o seu negócio se encaixa.

É preciso definir um objetivo, e para isso basta clicar novamente em “Criar” na parte superior da tela, e depois em “Criar anúncio”.

Uma aba do gerenciador de anúncios será aberta, onde é possível criar e acompanhar as campanhas criadas. Em seguida, será necessário definir o objetivo da campanha, que pode ser reconhecimento, consideração e conversão.

A opção “reconhecimento” trabalha a construção da marca, então, se uma fabricante de anilha de academia deseja aumentar sua visibilidade, deve usar essa opção.

Em “consideração”, a marca pode buscar algum tipo de resposta da audiência, encontrando formatos de engajamento, geração de leads e outros dados.

A opção “conversão”, por sua vez, objetiva o aumento das vendas, levando as pessoas a executarem alguma ação dentro das páginas.

Depois de escolher dentre as três opções, basta clicar em “Continuar”, e então entramos na etapa de definição da audiência.

Para definir para quem a campanha será exibida, é importante selecionar alguns dados demográficos, que dizem respeito a:

  • Sexo;
  • Idade;
  • País;
  • Estado.

Empresas como uma de reformas de casas também podem selecionar interesses e comportamentos de seu público.

É preciso clicar em “Criar novo público” e, conforme as informações vão sendo preenchidas, o Facebook mostra uma estimativa de alcance da campanha e se o público é amplo ou específico.

Na opção “Localização”, é onde é possível selecionar as cidades, países e regiões de segmentação, e para especificar melhor, basta clicar em “excluir” ou “incluir”.

Na aba “Gênero”, obviamente, escolhemos se queremos mostrar a campanha para homens, mulheres ou ambos. Na aba “Direcionamento detalhado”, sua empresa pode falar um pouco mais sobre os principais interesses do seu público.

Feito todo esse processo, chegou o momento de escolher onde o anúncio será veiculado. Para isso, precisamos ir para os posicionamentos para definir os canais e em quais formatos e canais os anúncios serão veiculados.

É possível selecionar “posicionamentos automáticos”, para que o Facebook decida em quais plataformas ele acha que o anúncio terá um desempenho melhor.

Feito isso, o próximo passo é definir o orçamento e a programação. Em outras palavras, é o quanto uma empresa de aluguel de iluminação quer (ou pode) gastar. Existem quatro opções disponíveis, sendo:

  • Visualizações de página destino;
  • Cliques no link;
  • Impressões;
  • Alcance único diário.

Depois de escolher um deles, você deve definir o valor de investimento para cada campanha na aba “Orçamento”.

Em seguida, é preciso escolher entre veicular a campanha a partir de hoje, ou escolher uma data para começar e outra para terminar. Feito isso, clique em “Continuar”.

Chegou o momento de personalizar o anúncio, e para isso, você deve escolher título, texto e imagem. Lembre-se de que o formato deve estar alinhado com os objetivos da empresa.

Abaixo, encontramos opções para definir a imagem ou vídeo que vai ilustrar o anúncio, depois, é só continuar.

Deve-se adicionar o título e texto principal. Na aba “chamada para ação”, escolha qual ação você deseja que as pessoas realizem ao clicar no anúncio.

Depois de definir essas questões, basta clicar em “continuar” e escolher uma forma de pagamento. Um anúncio de aula de violão infantil, por exemplo, passará por uma análise do Facebook para depois ser veiculado.

Vantagens do Facebook Ads

Agora que você já conhece todos os passos para criar anúncios nessa plataforma, vamos falar um pouco sobre as suas vantagens. A primeira delas é um aumento do alcance de suas publicações.

Nós sabemos que as estratégias orgânicas, como a criação de conteúdos, são importantes para os negócios, mas que raramente elas surtem efeito rapidamente.

Apesar de atenderem às necessidades do público, elas precisam de tempo até ganharem espaço, o que pode prejudicar o seu negócio. Para quê esperar se você pode ganhar tempo com o Facebook Ads?

Isso mesmo, por meio dele, você consegue impulsionar seus conteúdos e divulgar seu negócio até que suas ações orgânicas comecem a caminhar.

Outra vantagem que destaca o Facebook Ads de outras opções é o seu poder de segmentação, visto que essa plataforma detém um arsenal de informações acerca de seus usuários.

Se, por exemplo, uma empresa de pintura predial souber usar essa ferramenta, vai alcançar pessoas que tenham verdadeiras chances de se interessarem pelo serviço oferecido.

Cada investimento realizado é revertido em vendas e conversões, o que evita desperdícios com ações que não funcionam.

O Facebook Ads dá mais liberdade de criação aos seus anunciantes do que qualquer outro canal. Por exemplo, se vamos anunciar no rádio, estamos limitados aos áudios, na TV às imagens, mas com essa plataforma temos acesso a diversas opções, como:

  • Imagens e vídeos;
  • Carrossel;
  • Ofertas;
  • Links;
  • Formulários;
  • Entre muitos outros.

Essa diversidade é importante porque cada perfil de público responde melhor a um tipo de anúncio. Por exemplo, o público-alvo de uma fabricante de piso industrial polido pode preferir os vídeos, porque assim podem analisar a qualidade do produto.

Já o público-alvo de uma farmácia se adapta melhor aos anúncios por imagens e assim por diante, variando de empresa para empresa.

Outra vantagem é que qualquer tipo ou tamanho de negócio pode investir. Antigamente, os comerciais na televisão ou no rádio eram privilégios das empresas grandes, mas isso mudou com a chegada do marketing digital.

Por meio do Facebook Ads, você investe o quanto pode e ainda obtém um excelente retorno sobre o valor investido.

Conclusão

O Facebook é a maior rede social do mundo e, por isso, oferece um sistema de anúncios completo e que atende ao perfil de qualquer empresa.

Ao usá-lo, seu negócio tem acesso a inúmeras vantagens e resultados muito positivos, como aumento das vendas e reconhecimento de marca, importantes para fazer o seu negócio crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.