Como usar o Estúdio de Criação do Facebook

Em 2020, o Facebook atingiu a marca de mais de 2,3 bilhões de usuários ao redor do mundo. Só no Brasil, pelo menos 120 milhões de pessoas usam essa rede social para se conectar com seus amigos e familiares, acompanhar o que há de novo na cultura, no esporte e no mundo. E é claro, essas pessoas também estão de olho nas marcas.

Esse sucesso da plataforma é fruto de muito esforço. Para fidelizar seus usuários, o Facebook faz análises e atualizações diárias, para mantê-los satisfeitos e engajados com a plataforma. Para os criadores de conteúdo, isso é um prato cheio de oportunidades. Quem quer ser visto e quer interagir com seu público, usa os produtos do Facebook - inclusive Instagram, Messenger e WhatsApp.

Foi pensando no uso dessas redes sociais por profissionais de marketing e influenciadores digitais que o Facebook cria ferramentas que facilitam nossa vida. Uma delas é o Estúdio de Criação (Creator Studio), que permite integrar Facebook, Instagram e Messenger em um só lugar. Você sabe como usar essa ferramenta ao seu favor? Confira nossas dicas.

Quais são as vantagens do Creator Studio?

O Estúdio de Criação busca reunir em uma só ferramenta tudo que você precisa para administrar páginas do Facebook e contas do Instagram. É um verdadeiro facilitador pro trabalho de social media, principalmente se você precisa gerir o conteúdo de mais de uma empresa.

Ele te possibilita ganhar tempo, melhorar a produtividade e a organização, dando suporte também para a análise de resultados. Assim fica muito mais fácil construir suas estratégias de marketing e observar se elas estão dando certo e o que pode ser feito para melhorar.

O Facebook também produz conteúdos para auxiliar os usuários dessa ferramenta a melhorar seus resultados. Vale a pena conferir as dicas e casos de sucesso.

As principais vantagens dessa ferramenta são:

  • facilidade de publicação e agendamento de conteúdos;

  • facilidade de interação com seguidores e fãs;

  • análise de métricas de alcance e engajamento;

  • possibilidade de monetizar as páginas mais qualificadas;

  • acervo de músicas e efeitos sonoros para utilizar na produção audiovisual (Facebook for Creators);

Vamos te explicar a seguir como funciona as principais funcionalidades que você pode começar a usar hoje mesmo.

Criação de conteúdo

Quando as publicações do Instagram só podiam ser feitas pelo mobile, isso gerava bastante transtorno para o social media. Antes, se você tinha feito uma arte para o feed, e você tinha que passar para o celular e só então concluir a postagem, acrescentando texto, hashtag, localização e marcações.

Isso, porém, é algo que você pode fazer através do desktop, ao utilizar o Estúdio de Criação. A ferramenta te permite não só publicar, como também agendar conteúdos e salvar no rascunho. Assim, você pode trabalhar com planejamento, podendo deixar todos os posts da semana já programados para entrar no dia e horário ideal, sem perder a hora ou ficar atarefado.

Você também pode adicionar Stories no Facebook, programar IGTV, carregar múltiplos vídeos e fazer transmissões ao vivo. Além disso, os conteúdos podem ser replicados em mais de uma página ou conta.

Saiba como utilizar as hashtags para gerar tráfego orgânico no seu Instagram.

Observação e análise de dados

As estatísticas são muito importantes para observar quem é seu público, o que ele gosta de consumir e o que não é tão atrativo para ele. Isso é fundamental para criar e aprimorar suas estratégias de marketing de conteúdo, pois você vai conseguir avaliar o que está dando certo ou não.

Suas publicações podem ser controladas através da “Biblioteca de Conteúdo”. Lá você observa simultaneamente os posts de todas as páginas que você gerencia, podendo filtrar por status:  programadas, rascunhos ou expiradas. Também é possível observar estatísticas de cada postagem, como visualizações, comentários e cliques.

Outros dados também são encontrados na aba “Informações”. Lá, você tem uma visão geral da página, além de dados com foco em vídeo e stories. Você pode escolher o intervalo de tempo, considerando hoje, ontem e os últimos 7 ou 28 dias.

O que observar

Visão geral: Reúne dados gerais da página como visualizações, curtidas, alcance de publicações e stories, engajamento, etc.

Desempenho: observa o alcance e impressões orgânicas e pagas de vídeos ou transmissão ao vivo. Também pode avaliar se esse público é seguidor ou não.

Fidelidade: crescimento do número de seguidores e taxa de retorno dos fãs.

Retenção: por quantos minutos os usuários costumam assistir seus vídeos, e tempo médio visualizado.

Público: dados demográficos de idade, gênero, país de origem, idioma e interesses.

Ganhos: verifica os lucros com a monetização de vídeos ao vivo, disponível apenas para as páginas qualificadas.

Mensagens e comentários

Ao lidar com diferentes aplicativos, pode ser um desafio sair conferindo todos os chats e comentários. Por isso o Estúdio de Criação reúne o Messenger, o Direct e os comentários do Facebook e Instagram em um só lugar, na “Caixa de Entrada”.

Assim fica muito mais fácil de interagir com seu público, evitando perder atualizações e mensagens importantes. Um recurso muito bacana é a possibilidade de criar mensagens automáticas para não deixar seu seguidor esperando pela resposta por muito tempo.

Gostou dessa praticidade? Pois é, as redes sociais estão ganhando cada dia mais importância e muitas empresas estão fortalecendo sua presença digital para melhorar sua imagem e se destacar. Entenda como deve se comportar o marketing digital no pós-pandemia.