LinkedIn para conquistar clientes

É possível usar o LinkedIn para conquistar clientes?

O Linkedin é a maior rede social de negócios do mundo. Com mais de 260 milhões de usuários ativos mensalmente, essa plataforma parece atravessar a obsolescência das mídias digitais sem sinal de queda. Sua proposta é conectar profissionais e empresas de forma estratégica para compartilhar experiências de mercado e acompanhar as novidades de cada segmento. 

É uma rede social com grande potencial para empresas que querem ganhar visibilidade e construir a sua autoridade no mercado, mas também pode ser um excelente canal de vendas. Apesar da plataforma não ser necessariamente vantajosa para todas as organizações, essa rede social pode ter muitas oportunidades para negócios que sabem construir uma boa estratégia.

Descubra como é possível incorporar o Linkedin como parte da sua estratégia para conquistar mais clientes. 


A importância do Linkedin para o marketing digital

As páginas de negócios ou Company Pages do Linkedin possuem áreas específicas para a oferta de produtos e serviços. Assim, é possível divulgar novos produtos e serviços no próprio perfil da empresa de forma prática e acessível.

Além disso, o Linkedin permite reforçar o seu posicionamento de marca mostrando como os valores que a sua empresa defende são aplicados no dia a dia de trabalho. Isso é importante para mostrar comprometimento com os ideais da marca e construir a autoridade da sua empresa no mercado. Esse posicionamento é importante não só para estreitar os laços com seus potenciais clientes, como também para se aproximar de outros stakeholders, como funcionários, parceiros e investidores.


Quem consegue vender pelo Linkedin?

Se o Linkedin nasceu com a proposta de promover currículos profissionais, hoje a plataforma é uma ferramenta poderosa para alavancar as vendas. No entanto, por ter uma proposta de conteúdo tão diferente das outras redes sociais, essa plataforma aparenta ser bastante restrita para captar vendas. E de fato, não são todas as empresas que podem usar esse canal para gerar leads

A maior parte das empresas que conseguem vender pelo Linkedin são negócios do tipo B2B ou business to business (negócios para negócios). Isso acontece pela grande facilidade de se conectar com perfis de outras empresas e com pessoas relevantes para a tomada de decisões de uma organização.

Por outro lado, alguns negócios B2C ou business to consumer (negócios para o consumidor final) também podem se beneficiar do Linkedin. Se a sua empresa vende cursos, capacitações e ferramentas para profissionais que querem se desenvolver na área, essa rede social pode ser extremamente vantajosa!


Dicas práticas para captar clientes com o Linkedin

Publique conteúdo

Segundo pesquisas do próprio Linkedin, cerca de 75% dos usuários leem ou interagem com conteúdo na plataforma pelo menos uma vez por semana. Por isso, é fundamental investir na produção de conteúdo. Isso pode parecer um grande desafio por causa da dinâmica diferente do Instagram e do Facebook. 

Porém, muitas coisas do seu dia a dia podem se tornar conteúdo para o Linkedin. Uma campanha de marketing diferente, uma mudança interessante no fluxo de trabalho, um projeto bem feito para um cliente, tudo isso pode ser transformado em publicações criativas para o perfil da sua empresa. 

Não sabe por onde começar? Aprenda a desenvolver um planejamento de redes sociais para sua empresa. 

Interaja com os membros da rede

Para criar conexões verdadeiras e duradouras, é necessário interagir com as pessoas que participam da sua rede. Antes de enviar uma mensagem com qualquer tipo de pedido ou apelo, opte por engajar nas publicações de possíveis clientes. 

Pode ser com uma sacada inteligente ou com um elogio, o importante é sempre fazer isso de forma natural. A internet já está cheia de spam, por isso é necessário um contato genuíno para fazer a sua empresa se destacar no Linkedin. 

Participe de grupos

Os grupos do Linkedin são excelentes oportunidades para sua empresa ganhar visibilidade e se conectar com o público. Esse recurso permite criar discussões interessantes, compartilhar experiências, tirar dúvidas importantes e desenvolver um relacionamento com a rede.

Você pode buscar por profissionais com cargos específicos dentro do seu público-alvo e verificar em quais grupos eles estão presentes. A partir daí, é legal interagir com as publicações de outros e produzir conteúdos exclusivos para aquele canal.

Conecte-se com as pessoas certas

Quem tenta vender para todo mundo acaba não vendendo para ninguém! Por isso, é importante priorizar os nichos de mercado com maior potencial para comprar da sua empresa. Assim, procure identificar qual segmento pode se beneficiar mais das soluções que você tem a oferecer.

Faça um networking ativo com os tomadores de decisão, busque pelos supervisores, coordenadores, diretores e gerentes. A grande vantagem do Linkedin é ter esse tipo de informação fácil de se alcançar, então use com estratégia. Não se esqueça de caprichar naquela mensagem personalizada para chamar a atenção do lead. 

Invista na mídia paga

No Linkedin, os critérios de segmentação de público para os anúncios têm base nas informações profissionais do perfil de cada usuário. Por isso, essa plataforma pode ser bastante certeira para quem quer alavancar as vendas da empresa.

Há basicamente dois tipos de soluções: self-service, para investimentos abaixo de R$15.000 por mês, e corporativo, para investimentos acima de R$15.000 por mês. Além dessas soluções, existem ainda diferentes categorias que permitem anunciar com precisão. 

Você sabe o que fazer em situações de crise? Saiba como agir para salvar a imagem da sua empresa.