Métricas do Facebook: conheça as principais e como analisá-las

Conhecer e analisar as métricas do Facebook é importante para evitar que o seu negócio perca tempo e dinheiro com estratégias de marketing e consiga alcançar bons resultados.

Quando uma empresa cadastra o seu perfil nessa rede social, ela tem acesso a métricas que refletem suas publicações e anúncios.

Ou seja, é uma maneira de a marca enxergar como estão as suas estratégias, para que possa melhorar aquelas que não estão tendo um impacto positivo.

Além disso, também é possível identificar aquelas ações que estão trazendo resultado, para que possa mantê-las e alcançar rapidamente seus objetivos.

Isso evita o desperdício de investimento em práticas que não trazem resultados, além de impedir que a marca prejudique uma estratégia que está dando certo.

O Facebook é a rede social mais usada no mundo todo e, por isso, nada mais natural que ela concentre um grande número de empresas que estão ali para se aproximar de seu público e fazer a marca crescer.

Só que isso é feito de maneira lógica e seguindo uma análise importante, que oriente os resultados. Se você está começando a fazer isso agora, pode estar cheio de dúvidas.

Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre como as empresas usam o Facebook, por que acompanhar as métricas é importante, quais são as principais e como você deve analisá-las. Continue a leitura!

Como as empresas usam o Facebook?

As empresas usam o Facebook em suas estratégias de marketing para que possam se aproximar de seu público-alvo e, claro, fazer todo um trabalho de divulgação de marca, produtos e serviços.

Não apenas essa rede social, mas todas as outras plataformas do gênero são importantes e inegavelmente necessárias para empresas de todos os tipos, como uma que faça banner para assinatura.

No caso do Facebook, ele reúne mais de 2 bilhões de usuários, de diferentes idades e dos mais variados perfis de consumo. Ou seja, tem gente interessada em comprar de tudo.

O Facebook ajuda a gerar novas oportunidades de negócio, podendo fazer isso tanto por meio de publicações orgânicas, quanto através de anúncios pagos.

É uma plataforma completa, que reúne funcionamentos que encontramos nas outras, como publicação de fotos e compartilhamento de conteúdos e links.

Dessa forma, se a marca publica um novo material em seu site ou blog, pode compartilhar o link na plataforma, o que ajuda a melhor o tráfego e atrair a atenção de muitos usuários.

Ademais, as empresas também podem investir em anúncios pagos e impulsionar suas publicações, além de seus próprios produtos e serviços.

Uma agência de garçom de buffet, por exemplo, também pode usar o Facebook para prestar atendimento aos clientes pelo Messenger, utilizando até mesmo alguns recursos que automatizam as respostas das mensagens.

Portanto, existem muitas maneiras de usar essa plataforma por parte das empresas, inclusive meios relacionados às estratégias de marketing.

No entanto, toda ação deve ser acompanhada por meio das métricas, sendo necessário conhecê-las.

Por que é importante conhecer as métricas?

As pessoas ao redor do mundo estão cada vez mais conectadas, e as redes sociais fazem parte da sua rotina. Dessa forma, elas são essenciais para as campanhas de marketing digital, desde que isso seja bem administrado.

Uma forma de fazer isso, como você já sabe, é se baseando em métricas que mostram como está o andamento das estratégias de marketing digital no Facebook.

Para uma empresa de controle de acesso digital ou qualquer comércio de outro ramo, as métricas são importantes porque fornecem relatórios completos com informações como:

  • Número de curtidas;
  • Número de visitas;
  • Interação;
  • Conversões;
  • Compartilhamento de conteúdo.

Esses e outros dados precisam ser acompanhados e embasados em dados e campanhas relacionadas.

As métricas, então, passam a ajudar na verificação do andamento do perfil e das campanhas que são aplicadas a ele, permitindo que a empresa atinja seus objetivos, conhecendo melhor o seu público e do que ele precisa.

Principais métricas e como analisá-las

Existem 3 métricas que são consideradas as mais importantes, sendo usadas pelos mais variados tipos de negócio, como um buffet para aniversário infantil. São elas:

1 - Quantidade de resultados

Os resultados são ações que uma empresa deseja que os usuários executem após visualizarem uma publicação. Exemplo disso é uma compra, acessos à landing page, preenchimento de um formulário, etc.

Todos esses podem ser objetivos que uma empresa espera alcançar, dessa forma, antes de começar qualquer ação no Facebook, a marca precisa definir suas metas de resultados.

Dentre esses resultados, podemos ter o número de leads que um negócio converte por dia. Se o objetivo da marca é conquistar novos leads, ela precisa saber quantos gera por dia.

Com base nesse número, ela saberá se existem chances reais de chegar ao número que pretende. 

Por exemplo, se uma fabricante de talão de rifa personalizado pretende fazer uma campanha de 15 dias para conquistar mil leads, ela precisa alcançar 66 potenciais clientes por dia.  

No entanto, se ela diariamente consegue apenas 1 lead, a dificuldade de chegar a esses 66 todos os dias será muito grande. O ideal é fazer alguns ajustes na campanha para conseguir aumentar a média diária de conversões.

Outro resultado que as empresas buscam muito é aumentar o seu número de visualizações, afinal, é por meio dela que conseguimos fortalecer o reconhecimento de uma marca.

O foco é observar as visualizações que não chegaram até o final de um vídeo, por exemplo. Isso porque essas pessoas provavelmente não foram impactadas pelos preciosos primeiros segundos.

Também existe o número de cliques por dia, em que uma empresa pode analisar o desempenho de algumas campanhas direcionadas a um público específico, por exemplo.

Nesse caso, podemos trabalhar com os leads, que são pessoas que a marca já tem em sua lista de e-mails, e que deseja que eles baixem um e-book que ela disponibilizou.

A métrica vai mostrar a quantidade de vezes que alguém viu um anúncio ou clicou nele e foi direcionado ao conteúdo que a empresa tinha como objetivo que ele de fato acessasse.

2 - ROAS

ROAS é uma sigla para Return On Ad Spend, que em português significa “Retorno Sobre Investimento em Anúncios”.

Ele mostra o quanto a empresa lucrou em cima de tudo o que investiu, permitindo saber se está tendo mais lucro ou mais prejuízo.

Por meio dessa métrica, uma despachante para regularização cnh suspensa também consegue saber quais campanhas precisam ser melhoradas ou suspensas, evitando que elas causem prejuízos ainda maiores.

A empresa também pode comparar o desempenho de seus anúncios no Facebook com os de outros canais, sabendo qual deles é mais eficiente para os negócios.

O gerenciador de anúncios do Facebook não trabalha com essa métrica, mas ela pode ser calculada dividindo a receita da empresa pelo seu investimento.

Por exemplo, se uma loja de roupas faturou 10 mil depois de investir 3 mil em campanhas no Facebook, ela teve um ROAS de mais de 300%.

3 - Custo por resultado

Um negócio saudável lucra mais do que investe para conquistar um novo cliente, desde empresas de som para alugar para festa até joalherias.

Dessa forma, independentemente do segmento, é preciso controlar os investimentos e mantê-los inferiores ao faturamento. Para isso, é necessário um orçamento bem definido e saber como está sendo gasto.

Isso inclui os anúncios que a empresa faz no Facebook, por isso, a métrica em questão é o quanto é investido para se obter resultados. Existem os custos por lead, custos por venda, dentre outros.

É possível analisá-lo dentro da própria plataforma, por meio do Gerenciador de Anúncios, mas você pode fazer o cálculo por conta, bastando dividir o investimento pelo número de resultados.

Por exemplo, supondo que uma oficina mecânica de caminhão investiu 5 mil reais e obteve mil conversões, ela fará a seguinte conta:

5.000 ÷ 1.000 = 5

Ou seja, seu investimento de 5 mil reais lhe rendeu mil conversões, custando 5 reais cada uma.

Outra opção aqui para acompanhar automaticamente o custo de visualização 75% e 95% é por meio de uma planilha com as principais métricas do Facebook que você pode obter na internet.

Nesse ambiente, a empresa vai preencher as informações referentes a resultados e o quanto foi investido, e a tabela fará o cálculo automaticamente. Isso facilita bastante a análise.

Conclusão

Quando falamos em marketing digital, estamos nos referindo à estratégias bem elaboradas e direcionadas, que precisam ser acompanhadas para que gerem o resultado esperado.

Tal prática diz respeito a qualquer canal, inclusive o Facebook. Essa rede social, apesar de ser muito eficiente para as estratégias das empresas, também precisa ser acompanhada a cada nova campanha.  

A melhor maneira de fazer isso é estabelecendo métricas e analisando-as de modo a otimizar as ações em marketing pelo Facebook. É com isso que qualquer marca vai certamente alcançar os resultados esperados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.