10 dicas de como vender nas redes sociais

As redes sociais são as plataformas mais acessadas atualmente. Capazes de moldar opiniões e hábitos de consumo, esses sites se tornaram o palco da maior expansão comercial da História.


Um fenômeno iniciado pelos pré-históricos fóruns dos anos 1990, as redes sociais são plataformas gerenciadas por empresas de tecnologia, caracterizadas pelos seguintes pontos:


  • Presença ilimitada de usuários por meio de contas;
  • Número ilimitado de publicações liberadas para cada usuário;
  • Mecanismos de interação entre contas nas publicações;
  • Ferramenta de mensagens privadas dentro da plataforma.

Neste artigo, o leitor é convidado a conhecer como as redes sociais podem melhorar suas perspectivas de receita e tornar seu negócio escalável, isto é, capaz de expandir-se sem despender muitos recursos em infraestrutura.

O que considerar ao usar as mídias sociais?

As redes sociais já representam a principal plataforma acessada por consumidores nacionais, representando mais de 70% de todo o tráfego diário na rede. O tempo médio de sessão nesses sites é de três horas diárias para usuários em idade economicamente ativa.


Com o desenvolvimento de ferramentas que facilitam o fluxo de bens de consumo e transações bancárias, a presença das empresas nas redes sociais se fortaleceu. Por isso, uma marca que queira consolidar-se nesse espaço deve:

1. - Reconhecer os interesses de seu público

Uma empresa de limpeza de fachadas possui um público-alvo distinto de uma loja de cosméticos, esta é uma afirmação que pode ser comprovada por qualquer pessoa. Assim, uma estratégia de marketing para as redes sociais não existe sem análise dos usuários.


Traçar a jornada do usuário é entender quais são seus produtores de conteúdo favoritos, em quais estilos de publicação eles mais engajam, entre outros pontos. O empreendedor pode partir de sua base já fidelizada de clientes na busca por essas informações.

2. - Otimizar tamanho de texto e resolução de fotos

Cada rede social conta com uma dinâmica separada. Em algumas plataformas, restrições de caracteres forçam uma quantidade menor de textos, acelerando a interação e aumentando a frequência de publicação do usuário.


Em outras, as fotografias assumem uma posição de destaque, onde os algoritmos premiam as imagens em melhor resolução, com um equilíbrio melhor de cor e temperatura. Considerando o valor do impacto visual, é indispensável focar na qualidade dessas mídias.

3. - Mesclar abordagens desktop e mobile

As abordagens para computador de mesa (desktop) e dispositivos móveis como smartphones e tablets (mobile) se diferenciam por uma série de fatores, sendo o principal para a produção de conteúdo o tamanho e formato de tela.


Os computadores de mesa contam com telas maiores, similares aos televisores, horizontais. Os smartphones, responsáveis por 79,3% de todo o acesso em território nacional, contam com telas menores e verticais, transformando o modo de consumo.


Para divulgar um serviço de busca e entrega, as empresas precisam adaptar seu conteúdo pensando nas duas interfaces, mesclando redes sociais distintas, de acordo com a proporção de uso de cada dispositivo por sua audiência.

4. - Empregar storytelling

O storytelling pode ser resumido como a arte de contar histórias. Usando esquemas como os arcos dramáticos, a técnica é muito eficaz na produção de material publicitário, capaz de engajar e manter a atenção do público por mais tempo.


Ao transformar a divulgação de um serviço de segurança para eventos em um enredo com início, meio e fim, a empresa torna publicidade em entretenimento, quebrando a resistência do usuário e atraindo um número maior de interações.

5. - Usar CTAs

As CTAs (Calls to Action) são frases de efeito, colocadas em verbos imperativos, que persuadem a audiência para realizar alguma ação, seja seguir uma conta em rede social, inscrever-se em um serviço ou comprar um produto.


Essas frases são efetivas porque são capazes de sintetizar informações importantes em poucas linhas e direcionar o usuário para interagir com o conteúdo publicado, algo muito decisivo no ranqueamento pelos algoritmos dessas plataformas.

6. - Responder comentários

Os comentários são a primeira janela de contato entre marca e cliente em um perfil comercial nas redes. Neles são expostas dúvidas, elogios, indicações para outras contas e todo tipo de feedback interessante para a organização.


Para as redes sociais, a participação é fundamental. Portanto, para manter um bom fluxo de comentários, responda sua audiência atentamente, com consideração, obedecendo à voz de marca estabelecida no planejamento estratégico da campanha.

7. - Realizar ações promocionais

Em uma loja de cascata para piscinas, uma ação promocional pode ser o impulso para atração de novos clientes, posto que publicações deste tipo atraem um grande número de comentários e interações rapidamente.


Sorteios, concursos e liquidações são opções que podem trazer retorno rápido e resultados duradouros caso trabalhados corretamente. É importante também considerar as regras para realização dessas promoções impostas a cada setor.

8. - Ativar o marketplace de cada rede

Os marketplaces são recursos instalados nas redes sociais que estão disponíveis de maneira exclusiva para contas comerciais. Entre as funcionalidades, a exibição de etiquetas nas fotos do produto, uma timeline exclusiva e integração com APIs são as principais.


Observe as condições de adequação presentes em cada plataforma, bem como as vantagens que o seu perfil comercial pode adquirir com essa atualização. O marketplace também oferece ferramentas mais robustas de análise do tráfego, para nutrir KPIs.

9. - Buscar parcerias

Para profissionais independentes, as parcerias são de extrema importância para conquistar um crescimento sólido no decorrer do tempo. Alguém que oferece aula de preparação para parto pode fechar parcerias com médicos da área, por exemplo. 


Isso traz credibilidade para o seu conteúdo e expande a veiculação da postagem. As parcerias são essenciais para o desenvolvimento de práticas importantes, como o link building e a distribuição de press kit para influenciadores.

10. - Incluir hashtags ao conteúdo

As hashtags são palavras-chave sinalizadas pelo “#”, que cria um link automático para todas as publicações relacionadas ao assunto. Em algumas redes sociais, as pessoas podem seguir esses termos e, por isso, a chance de expansão do seu post é maior. 


Através das hashtags, é possível aparecer, de maneira orgânica e sem o uso de anúncios pagos, na timeline de contas que não te seguem, mas seguem a palavra. Isso é importantíssimo para aumentar o engajamento e conquistar novos seguidores.

Como essas plataformas impactam seu negócio? 

As redes sociais, como já exposto em outros tópicos, têm um grande impacto sobre os hábitos do usuário, palco de discussões de nível nacional sobre sinalizações rodoviárias, do crescimento de empresas e da preferência por novas marcas.

Rápido engajamento

As mídias sociais estimulam a participação do usuário comum, da pessoa física, o que consequentemente incide na frequência e volume de publicações geradas nessas plataformas. Tudo isso incentiva o engajamento do público.


O tempo de consumo mais curto, quando comparado aos artigos em blogs, a interface que conecta publicações de várias contas e os incentivos criados pelos algoritmos de indexação transformam esses sites em corridas pelo post mais popular, intensificando o fenômeno.


Para uma empresa de arquitetura especializada em varanda fechada com vidro, ao estabelecer-se nas redes sociais, a aproximação com o consumidor é imediata, já que este está livre para comentar suas impressões e interagir com a marca em tempo real.

Reputação de marca

Uma boa reputação é um componente fundamental para garantir um bom posicionamento e a preferência do consumidor por seu produto, especialmente em mercados altamente competitivos. As redes sociais impactam a reputação de uma marca em todos os sentidos.


Quando utilizados corretamente, com um bom apoio da assessoria de imprensa, a reputação da marca pode aumentar significativamente com a presença nas redes sociais, posto que uma marca acessível é percebida como confiável pelo cliente.

Expansão de mercado

Por fazer parte de um veículo de comunicação em massa, a internet permite a troca de informações entre usuários a longa distância, democratizando a interação entre empresas e consumidores de todo o mundo.


Em termos práticos, isso significa que os mercados passam a fundir em um só, com milhares de representantes para um público muito maior. Cada organização, desde indústrias de empilhadeira a gás até pequenas lojas, podem expandir seu alcance.


O desenvolvimento das ferramentas logísticas também contribuiu com o caso. A expansão de mercado pode ser vista como um produto da sofisticação do transporte e do armazenamento de produtos, que barateou o processo para microempreendedores.

Considerações finais

As redes sociais são plataformas versáteis, que reúnem uma grande variedade de funções e ferramentas disponíveis de maneira gratuita. Com milhões de usuários e um intenso fluxo de acessos, esses locais são pontos de partida para muitos projetos comerciais.


Conhecer quais são as ferramentas oferecidas por cada site e como utilizá-las para alavancar suas vendas é uma habilidade cada vez mais buscada por líderes e gestores de empresas de pequeno, médio e grande porte.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.