marketing 4.0

Marketing 4.0: o que é o conceito criado por Philip Kotler

A transformação digital está diretamente relacionada aos hábitos de consumo do público. Por isso, empresas que desejam se destacar da concorrência precisam se manter atualizadas com as novas tendências e tecnologias do mercado.

A internet ocupa uma grande parte da jornada de compra dos consumidores de hoje. Especialmente em um contexto de isolamento social, as relações entre marca e público acontecem por meio dos sites, redes sociais e outros canais online. 

Porém, ter uma conta no Instagram não é suficiente para se aventurar no Marketing 4.0. É necessário falar a linguagem do público, entender os padrões de comportamento, integrar diferentes estratégias e construir relacionamentos com o consumidor. Parece complicado? Vamos esclarecer!


O que é Marketing 4.0

O conceito de Marketing 4.0 foi estudado e desenvolvido por Philip Kotler, uma das referências mais importantes do marketing moderno. Produzido em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, a obra Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital disserta sobre como as mudanças tecnológicas impactam na publicidade. 

De acordo com os três autores, as inovações da tecnologia implicam não só em uma mudança nas ferramentas utilizadas no marketing, como também no modo como pensamos a sociedade como um todo.

Em um mundo conectado, a exclusividade dá lugar à inclusão. Barreiras geográficas e demográficas são derrubadas, e as pessoas adquirem cada vez mais um senso de comunidade. E não acontece apenas com indivíduos. Empresas pequenas agora têm maior poder competitivo, não pelo preço, mas sim pelos valores, pela qualidade da produção e pelo bom atendimento. Isso transforma as relações entre consumidor e marca. 

Conheça o Clubhouse e saiba como a nova rede pode impactar o marketing digital.

O tamanho e o alcance da empresa já não são tão importantes, porque as opiniões do público ganham peso nas decisões individuais. Nesse sentido, a empresa precisa entender que nem tudo está sob o seu controle. A conectividade incentiva as pessoas a avaliarem as marcas, e nem sempre as avaliações são positivas. 

Tudo isso deve ser considerado na hora de desenvolver uma estratégia de marketing para a sua empresa. Entender o ser humano no contexto das transformações digitais e desenvolver estratégias focadas nas pessoas são os dois grandes desafios do marketing 4.0.


O que mudou do Marketing 1.0 ao 4.0

Como você já deve ter imaginado, o marketing 4.0 é um dos estágios mais recentes de desenvolvimento da publicidade frente às novas tecnologias. Antes de chegar no 4.0, Kotler identifica outros três momentos importantes. Confira a seguir:

Marketing 1.0

No marketing 1.0, o mercado oferecia poucas opções para o consumidor. Por isso, a publicidade era focada exclusivamente no produto e na sua produção. A divulgação era feita em massa e explorava as características do produto e os benefícios que proporcionam aos consumidores.

Marketing 2.0

No marketing 2.0, há uma maior preocupação com a marca e com a identidade da empresa. As empresas começaram a competir entre si, e com isso os consumidores passaram a ser mais exigentes. As marcas passaram a segmentar o mercado e cada uma buscava atender aos desejos e necessidades de um segmento.

Marketing 3.0

O Marketing 3.0 já considera as pessoas como indivíduos complexos e investe na personalização. As marcas adotam valores mais humanos e se posicionam em relação a causas sociais.


Como aplicar o Marketing 4.0 na sua empresa

É interessante saber que o surgimento de novos ciclos não elimina as outras fases do marketing. Da mesma forma que a maioria das empresas busca se atualizar, existem ainda aquelas que insistem em tratar do público como alvo. Mas sem uma estratégia em que se embasar, não há ferramenta digital que salve a comunicação da empresa.

Se você quer seguir as tendências do mercado e se destacar entre os concorrentes, é hora de colocar as mãos na massa. Veja a seguir como aplicar o conceito de marketing 4.0 na prática:

1. Conheça a sua persona

Conhecer bem a buyer persona que você quer atingir é o primeiro passo para aplicar o Marketing 4.0 na publicidade da sua empresa. Você precisa entender quais são as características, necessidades, hábitos, anseios e dúvidas das pessoas que você quer atender. Dessa forma, você consegue desenvolver estratégias focadas nas pessoas.

2. Construa relacionamentos

E falando em pessoas, é fundamental construir relacionamentos. Não basta converter um visitante em compra, é necessário transformá-lo em cliente. Posicionar a sua marca, evidenciar o seu propósito e assumir uma identidade vai ajudar você a conversar com o público de igual para igual e a construir uma relação de confiança.

Um case de muito sucesso é o Magalu. Saiba mais sobre como o Magazine Luíza e outras duas empresas estão se destacando no marketing digital.

3. Entenda o poder da opinião pública

A reputação de uma marca é construída pelo público. E a opinião de clientes antigos é muito importante para a aquisição de novos clientes. Por isso, jamais subestime o poder de um depoimento. Uma avaliação negativa pode descarregar uma série de outros comentários ruins sobre a sua marca. Da mesma forma, um elogio bem feito pode ser a faísca para outros consumidores satisfeitos defenderem a sua marca. 

Saiba mais sobre o marketing de defensores

4. Combine estratégias online e offline

Apesar do futuro ser, de fato, digital, as estratégias de marketing offline não devem ser deixadas de lado. A melhor forma de conquistar o público e estimular o engajamento é combinar estratégias do meio físico com o meio digital. Suas operações devem ser adaptadas para integrar o online e o offline sem barreiras.

5. Invista no marketing de conteúdo

Para conquistar a atenção do público e firmar a sua autoridade no ramo, o ideal é investir no marketing de conteúdo. Manter o consumidor informado traz leads mais qualificados e fideliza clientes. Por isso, crie conteúdos interessantes sobre o seu segmento para poder atrair, entreter e informar.

6. Mantenha-se atualizado

As pessoas crescem, aprendem, mudam de opinião, adquirem novos. E estar atento a essas mudanças é fundamental para se manter em destaque. Empresas que não compreendem as transformações ficam para trás e eventualmente não conseguem sobreviver no mercado.


Se você quer melhorar as estratégias digitais da sua empresa, confira o nosso guia completo de Inbound Marketing.