inteligência artificial no marketing

As aplicações de inteligência artificial no marketing

 

O que você pensa quando ouve falar em inteligência artificial? Provavelmente um mundo futurista em que as pessoas são extremamente dependentes da tecnologia para realizar atividades de rotina, não é mesmo? Bom, a verdade é que a inteligência artificial já possui muitas aplicações no nosso dia a dia. É um tipo de tecnologia utilizado para melhorar resultados de marketing focados em pessoas.

Nesse artigo, vamos falar das principais aplicações da inteligência artificial nas estratégias de marketing. Você vai descobrir que a IA traz muitas vantagens não só para as empresas, como também para o público. 

Bateu a curiosidade? Continue a leitura.


O que é inteligência artificial

Mas afinal, o que é essa tecnologia que chamamos de inteligência artificial? O conceito se refere a um software ou mecanismo que consegue simular a inteligência humana. O objetivo desse tipo de tecnologia é resolver tarefas simples e liberar o tempo das pessoas para lidar com problemas de alta complexidade.

E até certo ponto, a tecnologia serve exatamente para lidar com essa complexidade. No entanto, os principais desafios da inteligência artificial são exatamente as características humanas consideradas essenciais para resolver problemas mais complexos: a criatividade e a habilidade de adaptação. Assim, mesmo com todo o avanço tecnológico, o fator humano ainda é decisivo. 

Algumas áreas da comunidade científica se dedicam a preencher essa lacuna desenvolvendo máquinas capazes de criar e de se adaptar. Um dos campos mais promissores é o Machine Learning, que é o mais interessante quando falamos de inteligência artificial e estratégias de marketing digital. 

Machine Learning, como o próprio nome diz, é a capacidade de um sistema aprender sem a necessidade de inserir novos códigos na sua programação. A partir da identificação de padrões em um enorme banco de dados, os computadores conseguem fazer previsões de alta precisão.

Esse tipo de tecnologia possui várias aplicações no nosso dia a dia. Você provavelmente já recebeu uma sugestão de compra em um e-commerce depois de fechar um pedido. Essas sugestões vêm de uma inteligência artificial que analisou os padrões de compra de outros consumidores. Dessa forma, você tem uma experiência mais personalizada como consumidor e a empresa tem a oportunidade de fazer mais uma venda. 

Saiba o que é Marketing 4.0 e entenda como você pode criar estratégias focadas em pessoas. 


5 aplicações práticas da IA no marketing digital

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a inteligência artificial já é muito presente na nossa realidade. Confira a seguir cinco aplicações práticas desse tipo de tecnologia nas estratégias de marketing digital. 

1. Segmentação de leads

Identificar o papel da equipe de marketing no aumento das vendas é uma tarefa cada vez mais importante para mensurar o sucesso das estratégias da empresa. Por isso, uma das grandes vantagens do Machine Learning é a segmentação de leads entre os que foram qualificados pelo marketing e os que foram qualificados pela área de vendas. 

Além de classificar a base de clientes entre Marketing Qualified Leads (MQLs) e Sales Qualified Leads (SQLs), a inteligência artificial ajuda a construir um perfil de cliente ideal muito mais preciso. A cada nova venda, o software atualiza os dados para melhorar as estratégias aplicadas pela equipe. 

Não sabe bem qual ferramenta utilizar? Veja 9 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer.

 

2. Mídia paga

A criação de anúncios personalizados também conta com a atuação da inteligência artificial. A partir da segmentação que você insere na hora de criar suas campanhas, o Machine Learning identifica qual combinação é ideal para cada perfil de cliente. 

Desse modo, as informações que são fornecidas ao criar um perfil nas redes sociais são analisadas para oferecer conteúdos cada vez mais específicos. O mesmo acontece com as informações captadas com as visitas em páginas da web. O Machine Learning consegue estabelecer qual conteúdo tem força para trazer o cliente de volta, o que é fundamental para otimizar anúncios de retargeting. 

Conheça 5 erros que você pode estar cometendo no Facebook Ads.


3. Automatização de chats 

Você provavelmente já utilizou um serviço de chat automatizado para realizar um atendimento. Os chamados chatbots já estão presentes na maioria dos sites, especialmente os e-commerces e os prestadores de serviços. Através do Machine Learning, os softwares processam a linguagem de uma forma natural e conseguem responder perguntas comuns, otimizando cada vez mais a qualidade das respostas. 

Essa tecnologia é extremamente vantajosa porque pode segmentar os clientes com base no assunto que será tratado, preparar o cliente para o atendimento e ainda resolver problemas simples sem a necessidade de um membro do time de suporte.


4. Sistemas de recomendação

Os sistemas de recomendação são excelentes exemplos de Machine Learning. Você certamente já assistiu a um vídeo, se interessou por uma nova série ou conheceu uma banda nova por causa de uma indicação de serviços de streaming. 

Essa tecnologia usa a inteligência artificial para analisar dados de milhões de usuários e prever comportamentos. A lógica é a seguinte: se um usuário gostou disso, ele também vai gostar daquilo. Assim, esses sistemas conseguem oferecer sugestões cada vez mais certeiras, melhorando a experiência do público. 


5. Search Engine Optimization

Se você já usou práticas de SEO para ranquear no Google, então já sabe que a plataforma possui softwares que analisam os resultados de acordo com as palavras-chaves e a qualidade dos textos produzidos. Tudo isso é feito através da inteligência artificial!

Com a missão de compreender o contexto do conteúdo e fornecer informações relevantes, os mecanismos de busca investem no Machine Learning para interpretar o conhecimento que o site tem sobre o usuário. Assim, as plataformas estão ficando cada vez mais inteligentes para oferecer resultados precisos de acordo com as buscas do usuário.

Se você gostou desse conteúdo, leia também sobre como criar uma brand persona para sua empresa.