brand persona

Como construir uma brand persona para sua empresa

Em um mundo no qual mercados estão cada vez mais competitivos, empresas precisam focar no público para desenvolver estratégias inteligentes e ganhar destaque. 

A marca é a unidade de comunicação mais poderosa de uma empresa.  Mais do que nunca, os consumidores se importam em comprar de marcas que compartilham dos mesmos valores e ideais. E empresas que deixam de se posicionar perdem o protagonismo no mercado. 

Nesse sentido, criar uma personificação para a marca pode ser a chave para construir a autoridade da empresa, estreitar o relacionamento com o público e ainda redefinir as tendências do segmento.

Neste artigo, você vai descobrir o que é uma brand persona e como esse conceito pode ajudar você a fortalecer a presença da sua marca no mercado.


O que é brand persona

A brand persona é a personificação da sua marca. É como criar um personagem com características humanas, que permite à sua empresa conversar com o público e ser percebido por ele com mais empatia.

Ter uma brand persona possibilita criar uma identidade distinta para sua empresa no mercado. Além disso, é uma forma de mostrar na prática o que a sua marca tem para oferecer para os consumidores. Como resultado, sua empresa consegue falar a mesma linguagem do público, gerar engajamento e criar conexões duradouras. 

Você provavelmente conhece a Nat, da Natura. Ela é um dos melhores exemplos de personificação de marca. A Nat é uma das influenciadoras digitais mais carismáticas da internet. Ligada a causas socioambientais, ela também dá dicas de beleza e autocuidado.

Outra empresa que faz isso muito bem é a Magazine Luíza, que tem a Lu como brand persona. A Lu é uma personagem tipicamente brasileira, que adora futebol e carnaval e está sempre ligada nos memes e assuntos do momento. 

Saiba mais sobre a Magalu e outras duas empresas que se destacam no marketing digital no Brasil.

Mas na maioria das vezes a brand persona não tem um corpo, mas apenas uma voz marcante. A Netflix, por exemplo, é uma mulher super antenada e descolada, que interage com os usuários e até mesmo com outras plataformas de streaming. Assim como ela, existem diversas outras marcas que se tornam memoráveis pela sua autenticidade.

A Nubank, por exemplo, é uma startup que visa acabar com a burocracia dos bancos, trazendo uma linguagem mais simples para falar de finanças e está sempre buscando agradar seus clientes. E é assim que o “roxinho” é lembrado e comentado por seu público fidelizado.

Brand persona x buyer persona

Não confunda brand persona com buyer persona! Apesar de estarem relacionados, esses dois conceitos são bastante diferentes. Saber a diferença e o objetivo de cada uma dessas definições é essencial para uma boa estratégia de branding

A buyer persona se refere aos seus clientes. Trata-se de uma personificação dos principais hábitos, características, desejos, desafios e necessidades das pessoas que sua empresa deseja atingir. É um conceito extremamente importante para desenvolver ações de marketing. 

Portanto, buyer persona e brand persona são conceitos que andam de mãos dadas. Como você verá a seguir, conhecer bem o seu público-alvo é o primeiro passo para construir a personificação da sua marca. 

Entenda porque a sua empresa precisa de uma buyer persona


3 passos para criar uma brand persona

Agora que você já sabe o que é uma brand persona, é hora de criar uma cara para a  sua empresa. Saiba como fazer:

1. Entenda o que faz a sua marca

Construir uma brand persona e construir uma marca são duas tarefas muito semelhantes. Para conseguir criar um personagem ou uma voz para representar sua empresa, é necessário entender os valores, posicionamentos e características que o seu negócio vai assumir no mercado.

Por isso, é importante entender o que faz a sua marca, como a sua empresa funciona e como seus produtos e serviços são oferecidos para o consumidor. Você pode começar analisando a concorrência e identificando como a sua empresa se diferencia das demais. 


2. Conheça o público que você deseja atingir 

Se você acompanha o nosso blog, essa dica já deve parecer notícia velha. A verdade é que nenhuma estratégia de marketing consegue ser bem-sucedida sem conhecer bem o público que você deseja atingir. 

Para gerar identificação com o público, as características da sua brand persona podem ser semelhantes às da sua buyer persona. Por isso, é importante estudar bem os clientes que você deseja conquistar e alinhar os padrões com a estratégia. 

Saiba mais sobre Marketing 4.0 e como desenvolver estratégias que priorizam as pessoas. 


3. Saiba qual imagem você quer passar

Apesar do nome, a brand persona não precisa ser, necessariamente, uma pessoa. Pode ser um animal, um objeto, uma caricatura ou apenas uma voz sem corpo algum. O objetivo é incorporar as características da sua empresa no tom com que a marca conversa com o público e se apresenta ao mercado. 

O importante aqui é sempre alinhar a linguagem e os valores do seu público  com a imagem que a sua empresa quer passar. Ela pode ser mais jovem, nerd, engraçada, antenada com o que acontece no mundo, o que for. Só não pode faltar com o respeito.

Quer desenvolver estratégias eficientes de marketing digital? Nosso guia completo vai ensinar você a implantar o inbound marketing na sua empresa. Baixe grátis.