Marketing de WhatsApp

Como utilizar o WhatsApp como estratégia de marketing

A popularização do WhatsApp transformou o relacionamento entre as pessoas. A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box revelou que, em 2020, ele estava presente em 99% dos smartphones brasileiros. Desses, 93% usam o aplicativo todos os dias.

Quando foi criado, em 2009, pouco se tinha ideia do potencial que a plataforma tinha para mudar o mercado da comunicação. Foi após a venda da empresa para o Facebook que o WhatsApp começou a ser explorado para impulsionar o marketing empresarial.

Com a mesma interface simples e com novas funcionalidades, o WhatsApp Business foi criado para atender às necessidades das empresas. Agora é possível organizar os contatos, automatizar mensagens e responder os consumidores de forma mais eficiente e profissional. 

Veja como utilizar esse aplicativo na sua estratégia de marketing digital, diretrizes do WhatsApp Business e outras dicas.

Como usar o WhatsApp Business no marketing digital

1.Atender a base de leads

Entrar em contato com os leads na sua base de dados pode ser uma tarefa mais simples. Falar primeiro pelo WhatsApp permite que o possível cliente responda no próprio tempo e agende um horário para conversar com calma pelo telefone. Outra grande vantagem é que você pode conversar com vários leads simultaneamente, o que otimiza o seu tempo.

2. Realizar transações comerciais

Uma das possibilidades mais interessantes é poder comprar diretamente pelo aplicativo. Mande catálogos, cardápios, incentive o seu consumidor a encomendar direto pelo chat e pagar no momento da entrega.

A Riachuelo, por exemplo, permite que os clientes comprem direto pelo WhatsApp. A empresa oferece até um desconto para esse tipo compra. 

3. Divulgar conteúdos

Aproveite para enviar conteúdos de valor, como notícias, artigos de blog, pesquisas científicas e respostas aos problemas do lead. Sabe aquela promoção de Natal que a sua empresa está preparando? E aquele e-book cheio de informação? Divulgue-os pelo WhatsApp também! 

Para a base de leads, você pode criar materiais que direcionem para o seu blog ou para landing pages. Além de nutrir a base de leads, você gera mais tráfego para o seu site.

O marketing viral também é uma grande oportunidade que o WhatsApp oferece! Desenvolver conteúdos criativos e envolventes é uma forma de fazer com que seu negócio viralize nas redes sociais. Humanize a sua marca, divulgue suas ideias, mostre a cultura da sua empresa.

4. Realizar o serviço de atendimento ao cliente

Nenhuma plataforma é tão acessível quanto o WhatsApp. O aplicativo oferece uma forma mais prática para tirar dúvidas, realizar pesquisas de satisfação e enviar informações importantes sobre os serviços prestados ou produtos comprados. O atendimento fica mais ágil e os clientes saem mais satisfeitos.

Além disso, manter esse canal de relacionamento permite que seus clientes resolvam problemas, ofereçam sugestões e até mesmo reclamem de uma forma mais direta e discreta.

5. Criar uma comunidade

Os grupos de WhatsApp podem ser grandes aliados na sua estratégia de marketing. Você pode divulgar promoções, criar uma rede de discussão entre os clientes, desenvolver uma comunidade para tirar dúvidas e tratar dores da sua área. 

Um excelente modelo é o CanalTech, que tem grupos no WhatsApp e no Telegram para divulgar ofertas dos mais variados produtos.

Diretrizes do WhatsApp Business

O WhatsApp Business pode ser uma ferramenta poderosa para a comunicação da sua empresa. É necessária muita atenção para desenvolver uma estratégia inteligente e ainda obedecer às regras da plataforma. 

As diretrizes mais importantes são:

  • Os consumidores só podem ser contatados se aceitarem ter o número incluso na base de leads.
  • Produtos para o público adulto, drogas (prescritas e ilícitas), itens de fumo, bebidas alcoólicas, suplementos não regulados, armas, munição, explosivos e animais são alguns dos itens que não podem ser ofertados.
  • Conteúdos enganosos, fraudulentos ou ofensivos podem ser banidos pela plataforma.
  • É proibida a criação de competições e jogos interativos.
  • O WhatsApp não pode ser usado por entidades relacionadas a terrorismo ou a crime organizado.

Lembre-se de que a plataforma monitora todas as ações. Você corre o risco de ser removido do WhatsApp Business por violar as políticas. Em alguns casos, as empresas podem ser até legalmente penalizadas.

Dicas importantes

Linguagem

Mensagens bem escritas, organizadas e de acordo com a norma padrão da língua portuguesa são a base de uma boa estratégia de marketing para o WhatsApp. Pode ser legal usar gírias ou aproveitar memes do momento, mas é necessário ter o mínimo de profissionalismo nos textos para criar autoridade para sua empresa. Aproveite os emojis, mas sem exagero!

Mensagens personalizadas

Apesar da plataforma permitir a automação, mensagens personalizadas fazem toda a diferença para seus clientes. Para o SAC, por exemplo, você pode criar uma lista de respostas padrão e modificá-las antes de enviar.

Cuidado para não incomodar

Nenhum consumidor gosta de ser importunado várias vezes ao dia por uma empresa. Respeite o tempo do seu cliente e não seja muito invasivo para não acabar sendo bloqueado. O excesso de mensagens pode ser considerado como spam pela própria plataforma.

Lembre-se

Tratar as pessoas com respeito, atenção e paciência é a chave para conquistar e fidelizar os clientes da sua empresa.

 

Hoje o WhatsApp é uma ferramenta indispensável tanto a nível pessoal quanto a nível profissional. Contudo, nem todas as empresas investem no marketing digital da plataforma, por isso há muitas oportunidades para sua empresa na área. E aí, vai ficar de fora?

Saiba como usar outras redes sociais na sua estratégia de marketing. Acesse o Guia completo para gestão de redes sociais.