O que é e como o marketing de conteúdo pode ajudar a sua marca

Já falamos aqui no blog sobre o atual queridinho do marketing digital, conhecido por  inbound marketing e brevemente sobre os fatores responsáveis por fazer essa estratégia funcionar. Nesse post, vamos aprofundar um pouco mais no primeiro componente da tríade base do inbound marketing, o marketing de conteúdo ou content marketing.

Primeiro, um convite a refletir: qual a sua primeira ação diante de uma dúvida ou desconhecimento sobre algum assunto? Possivelmente você consulta o Google ou outro buscador online, certo? A mesma atitude, certamente, é tomada por alguém que possa estar atrás de um produto ou serviço oferecido por sua empresa.

Por isso, na era da internet, é tão importante que a sua marca esteja no meio digital para que seja localizada durante pesquisas e, dessa forma, considerada opção de compra pelos clientes. Um dos recursos para otimizar essa presença é a disponibilização de conteúdos relevantes que impactem positivamente a audiência, construindo o chamado marketing de conteúdo.

  1. Em síntese: o que é o marketing de conteúdo?

Podemos definir marketing de conteúdo como a forma utilizada para engajar o público-alvo e potencializar sua rede de clientes através da divulgação de conteúdos relevantes capazes de atrair de forma espontânea os potenciais consumidores. É falar com propriedade sobre seu nicho de mercado, mostrar ao seu público o que ele precisa.

  1. Quais os objetivos do marketing de conteúdo?

Marcas que geram conteúdos relevantes constroem uma imagem bastante positiva diante do público. Assim, embora os objetivos variem de acordo com as metas determinadas por sua empresa, a partir de um bom marketing de conteúdo é possível por exemplo: gerar mais tráfego orgânico para o seu site, obter mais leads orgânicos, aumentar a notoriedade da sua marca e baixar o custo de aquisição de clientes.

  1. Como fazer marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo exige bastante dedicação. Comece pelo planejamento de todos os conteúdos que precisarão ser feitos, alinhe-os a seus objetivos e, a seguir, selecione nos canais pelos quais serão disponibilizados. É possível produzir diversos formatos de material, como textos para blogs, e-books, landing pages, infográficos, aplicativos, testas online, templates, entre outros. O mais importante é que você se dedique para garantir a qualidade de cada um deles.

  1. Erros comuns no marketing de conteúdo

Algumas empresas acham que marketing de conteúdo significa escrever sobre o que fazem ou vantagens dos seus produtos, quando, na verdade, deve ser feito exatamente o oposto disso. O marketing de conteúdo aborda temas relacionados às dores do seu cliente, sem nunca focar em vendas.

Se você deseja o sucesso da sua estratégia digital, nosso conselho é começar a investir no marketing de conteúdo agora mesmo. Pra dar aquela forcinha, separamos um guia completo que vai te ajudar nessa jornada, é só clicar no banner e fazer o download gratuito.

Image

O Marketing Boca a Boca é uma estratégia antiga e que continua a todo vapor nos dias de hoje, principalmente por cont...

Com mais de um bilhão de usuários ativos mensais, o Instagram oferece um alcance incrível para conectar-se com seu público-alvo e promover sua marca, produtos ou...

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão percebendo a importância crucial de colocar a experiência do cliente no centro de suas estratégias. Af...