marketing de produtos

Como aplicar marketing no desenvolvimento de produtos

 

Você já imaginou qual foi a ideia que motivou as grandes invenções do mercado? Antes de uma ideia ser lançada como oferta para o público, existe muito estudo e planejamento. O processo de desenvolvimento de um produto até a forma final do mercado pode envolver muitas etapas.

Neste artigo, você vai descobrir o que é marketing de produto e como aplicar essas estratégias na etapa de desenvolvimento.


O que é marketing de produto

O marketing de produto é a área que se dedica a inserir um produto no mercado, desde o desenvolvimento até a divulgação da oferta para o público. Essa vertente da publicidade se refere ao primeiro dos 5Ps do marketing: produto, preço, praça, promoção e pessoas. 

Por melhor que uma ideia seja, ela não se vende sozinha. Por isso, é necessário traçar estratégias para conectar produtos e pessoas. E é aqui que entra o marketing de produto. Para que um produto seja lançado com sucesso, é necessário solucionar um problema real e atender aos interesses do público.

O marketing de produto serve para identificar os consumidores com perfil certo e encontrar a melhor maneira de vendê-lo. As estratégias dessa área buscam personalizar o desenvolvimento e o lançamento, ganhar destaque competitivo, aumentar o ciclo de vida do produto e alinhar as equipes de marketing, vendas e gestão.


Ciclo de vida de produto

Existem quatro fases no ciclo de vida de qualquer produto no mercado. O que diferencia um produto de sucesso dos demais é o tempo de cada etapa. Confira a seguir:

Ciclo de vida de produto

  • Introdução: essa etapa vai do momento do lançamento do produto no mercado até o momento em que o produto encontra o público ideal e começa a gerar lucro.
  • Crescimento: nessa etapa, há um aumento na demanda e as vendas são bem-sucedidas, gerando mais lucro para a empresa e consolidando a imagem do produto no mercado.
  • Maturidade: depois do crescimento, o índice de demandas se torna consistente e o produto atinge uma fase de regularidade nas vendas mantendo a lucratividade.
  • Declínio: nessa fase, as vendas começam a cair, e as mudanças no mercado exigem o desenvolvimento de novas soluções para atender às demandas do público.

Como aplicar o marketing no desenvolvimento de produtos

Uma boa ideia passa por algumas etapas até se transformar em uma oferta final para o público. Confira os quatro principais processos para aplicar o marketing no desenvolvimento de produtos.

1. Pesquisa de mercado

O primeiro passo para aplicar o marketing de produto na sua estratégia é realizar uma pesquisa de mercado. Estude as ofertas e as estratégias dos concorrentes, identifique o diferencial dos líderes de mercado e entenda como fatores políticos, econômicos, culturais e legais podem afetar o desenvolvimento do seu produto. 

Compreender o contexto em que o público vai entrar em contato com o seu produto pode ser determinante para a forma como você monta a oferta. Será que a sua ideia realmente tem lugar no mercado? Ou será necessário fazer alguns ajustes para aumentar a aceitação do produto pelo público?


2. Buyer persona

Se você vai lançar um produto no mercado, é necessário saber quem são as pessoas que vão consumi-lo, certo? Estudar o seu público alvo e traçar o perfil das suas buyer personas é fundamental para desenvolver um produto que realmente traz soluções para o mercado.

Além dos dados demográficos básicos, é essencial conhecer as características, os interesses, as necessidades, os desejos, os hábitos de consumo e os padrões de comportamento das pessoas que você deseja atingir. Tudo isso é importante para criar um produto de sucesso.


3. Posicionamento

O posicionamento é o que vai definir onde seu produto se encaixa no mercado em relação à concorrência. Para criar uma mensagem eficiente e se conectar com o público, é necessário estabelecer um posicionamento que diferencie a sua empresa das outras ofertas.

Quem faz isso muito bem é o Nubank, instituição financeira que se posiciona contra a burocratização de processos bancários e a favor da acessibilidade do controle financeiro. Nas redes sociais, é uma empresa que possui uma linguagem jovem e descontraída, para construir uma relação de proximidade com o consumidor.

Saiba mais sobre como o Nubank e outras duas empresas se destacam no marketing digital brasileiro.


4. Análise de concorrência

Em um mundo tão conectado, os consumidores são constantemente bombardeados com informação, por isso é fundamental conhecer as empresas com quem você vai disputar a atenção do público. Estude as estratégias, a linguagem, os canais e a reputação das empresas concorrentes.

Ao analisar a concorrência, também é válido testar os produtos que já existem no mercado. Da embalagem até a eficiência, as características dos produtos da concorrência podem ajudar você a encontrar um diferencial para sua própria oferta.

Curtiu esse conteúdo? Descubra também as aplicações de inteligência artificial no marketing.