marketing para restaurante

Marketing para restaurantes: como se destacar da concorrência

Um dos setores que mais sofreram com a pandemia da Covid-19 foi o de bares e restaurantes. Frente aos novos desafios, as empresas deste segmento tiveram que pensar em formas diferentes de se manter ativas no mercado. É o momento de rever estratégias e usar a criatividade. 

De todas as dicas que se pode oferecer para preservar os negócios durante e depois do isolamento social, a mais importante é investir no marketing. Atrair, conquistar e fidelizar clientes agora é mais importante do que nunca. Em tempos de delivery e compra online, as redes sociais são um canal fundamental para isso.

Neste artigo, você vai descobrir porque o marketing é tão importante para as empresas do setor de bares e restaurantes e vai aprender dicas práticas para acertar no marketing da sua empresa. 

 

Importância do marketing para competir com a concorrência

No mercado de bares e restaurantes, não faltam empresas com comida de qualidade. Por conta do alto índice de competitividade, é necessário adotar estratégias inteligentes para fazer o seu estabelecimento se destacar.

Os consumidores estão cada vez mais difíceis de se agradar. São muito exigentes, perdoam pouco e são mais conscientes em relação a preços. Também são constantemente bombardeados com ofertas de empresas concorrentes.

Investir no marketing aproxima a sua empresa dos possíveis clientes, mostra o seu produto e reforça a sua marca com o consumidor. Empresas que se preocupam em fazer uma comunicação estratégica e criativa conseguem ofuscar as empresas que desprezam a importância do marketing. Assim, se você deseja o crescimento do seu restaurante, atente-se para as dicas a seguir.

 

Dicas práticas para acertar no marketing do seu restaurante

Você já sabe a importância do marketing para o sucesso do seu restaurante, então é hora de colocar as mãos na massa. Veja a seguir algumas dicas práticas para acertar na comunicação e se destacar da concorrência.

1. Fotografia gastronômica 

Você já ouviu a expressão “as pessoas comem com os olhos”? A aparência da comida está diretamente relacionada à vontade de comer. Por isso é fundamental que o seu cardápio, o seu site, as suas redes sociais e a sua página nos aplicativos de entrega tenham boas fotografias

Monte os pratos com carinho e dê uma atenção especial ao que vai aparecer na foto. É importante fotografar com boa iluminação, em um fundo limpo para destacar o alimento. Você pode utilizar aplicativos de edição para melhorar as suas fotografias. Saiba mais sobre como melhorar a fotografia publicitária da sua empresa.

2. Identidade de marca 

Ter uma identidade visual forte para a sua marca é fundamental para fazer as pessoas se lembrarem da sua empresa. Essa identidade precisa estar presente em tudo: nas redes sociais, no cardápio, nas embalagens para entrega, na placa do seu restaurante, nos aplicativos de redes sociais. Investir nesses aspectos ajuda sua empresa a criar autoridade no mercado e mostra que o seu negócio é, antes de tudo, profissional.

Você pode aproveitar para criar um ambiente temático no restaurante, usar embalagens criativas com a logo e até mesmo inserir códigos promocionais nas embalagens personalizadas. Aproveite todos os momentos para reforçar a sua marca e faça seus clientes se lembrarem da sua empresa.

3. Atendimento nas redes sociais

Com menos pessoas saindo de casa, o atendimento online é mais importante do que nunca! Por isso, é necessário ter todas as informações de contato nas redes sociais da empresa. Inclua também o horário de funcionamento da empresa, especialmente com as restrições estabelecidas durante a pandemia. 

Você pode aproveitar os destaques do Instagram para criar uma sessão de “tira-dúvidas” com as perguntas mais frequentes. Dessa forma, você consegue diminuir a quantidade de mensagens e ligações que não sejam voltadas para a compra.

Aproveite parar criar também um cardápio online com a identidade visual da sua empresa. Nem todas as pessoas pedem comida por aplicativos de entrega, então é necessário ter todos os pratos do seu restaurante nas redes sociais com preço e descrição.

Você pode criar um destaque no seu perfil e ainda divulgar ofertas e promoções no story ou feed. Não se esqueça de colocar o link na bio, seja para o app de delivery ou para o seu site.

4. Aplicativos de entrega 

Durante o isolamento social, muitas pessoas têm usado aplicativos de celular para pedir comida. E essa é uma tendência que deve continuar no pós-pandemia, pois os consumidores perceberam a praticidade e confiam no serviço. Por isso, a apresentação da empresa nessas plataformas passou a ser tão importante quanto o cardápio físico.

Certifique-se de que o avatar e a foto de capa do restaurante estejam de acordo com o formato do aplicativo e dentro da sua identidade visual. Na hora de criar o cardápio, capriche na organização dos itens e insira todas as informações sobre os pratos, incluindo os ingredientes. E sempre inclua boas fotos dos seus produtos. As pessoas comem com os olhos, lembra?

Ao trabalhar com entrega, é importante manter o mesmo padrão de atendimento do presencial. Trate seus clientes sempre com carinho, atenção e respeito, mesmo em caso de cancelamento do pedido.

Vale a pena investir em uma embalagem bonita e enviar recadinhos para tornar sua marca memorável. Isso também é marketing!

 

Importância do diferencial da marca e da inovação 

Com tantas empresas fortes no mercado, é preciso muito mais do que uma comida deliciosa para se destacar no setor de bares e restaurantes. Além de toda a operação de marketing para atrair consumidores, é necessário oferecer uma experiência de consumo diferenciada e fazer o cliente se sentir especial. 

O cardápio precisa ter variedade e ser bem apresentado para mostrar o profissionalismo do estabelecimento. O ambiente também precisa ser atraente e estar de acordo com a experiência que você quer oferecer ao seu consumidor. O atendimento não pode falhar, por isso é preciso treinar bem a equipe para prestar o melhor serviço possível para o público.

Tudo isso é importante para fazer os consumidores se lembrarem do seu restaurante e darem a preferência na hora de escolher onde comer. É importante apontar que o preço jamais pode ser o único diferencial da sua empresa, porque isso não agrega valor para os seus pratos.

O essencial é deixar o cliente satisfeito para que ele volte a comprar e indique seu restaurante para outras pessoas. Ele irá valorizar seu serviço e produto se a experiência proporcionada estiver à altura.


Se você gostou deste conteúdo, então você vai adorar o nosso guia completo para a gestão de redes sociais. Lá você vai aprender como atrair clientes e criar uma imagem marcante através do marketing digital. Baixe grátis!