Tendências de marketing para 2022

Tendências de marketing para 2022

O ano nem começou e as buscas pelas principais tendências no mercado de marketing digital já estão acontecendo. Com a chegada da pandemia em 2020, a comunicação online teve que passar por ajustes para se aperfeiçoar a um público que criou novos hábitos e interesses. Em 2022 não seria diferente: as empresas devem seguir inovando seus projetos para receber novas pessoas e fidelizar os clientes. 

Se você procura novas estratégias para impulsionar o seu negócio ou é um analista em busca de novas tendências, fique atento às nossas dicas sobre o que vai bombar em 2022!

Marketing de e-commerce

Otimização

Nos últimos anos, muitos segmentos decidiram migrar suas vendas para o online, assim como compradores resolveram se aventurar nas lojas virtuais. Essa tendência fica ainda mais forte em 2022, porque os e-commerces buscam utilizar estratégias cada vez mais elaboradas para melhorias nas lojas. Isso quer dizer que a relação entre cliente e empresa em todos os canais de vendas será obrigatório, formando assim uma rede de relacionamento cada vez mais otimizada.

SEO

Por falar em otimização nos canais de relacionamento, o SEO também é uma maneira de rankear as buscas pelo seu produto. Para garantir um bom tráfego orgânico, os mecanismos de busca devem estar bem alinhados com descrições autorais e palavras-chave que vão impulsionar o seu conteúdo para as primeiras páginas do Google.

Marketing para redes sociais

Transmissões ao vivo

As conhecidas lives se consolidaram nos últimos anos e continuam com um crescimento ainda maior no próximo ano. Mesmo com a retomada de alguns eventos de forma integral e híbrida, o conteúdo online não perde força ao se estabelecer com um público forte através de interação e as grandes plataformas já utilizam dessa ferramenta. Para que as pessoas peguem confiança no seu trabalho, é fundamental trabalhar com uma padronização de transmissões, então trabalhe bem o seu segmento e entregue conteúdos relevantes para o seu público.

Mudanças no Instagram

Adam Mosseri, diretor do Instagram, deu um depoimento recente afirmando que a plataforma vai passar por algumas mudanças no ano de 2022. A novidade é que o feed vai voltar a seguir a ordem cronológica de publicação. Ainda não há uma data definitiva para a mudança. Essa notícia deixou muitos usuários empolgados, já que o algoritmo modificou essa ordem há cerca de 5 anos e desde então, apresentavam insatisfação no modelo anterior. A ordem cronológica retorna com o “Favoritos”, ferramenta que possibilita que o usuário selecione os seus perfis que devem aparecer primeiro na página inicial do aplicativo.

Fortalecimento de Reels e Tik Tok

Cada vez mais fortes no mercado das redes sociais, o Tik Tok e a ferramenta Reels do Instagram se consolidaram no ramo de entretenimento na Internet, e em 2022 essa tendência continua. Para o próximo ano, estude as plataformas e os conteúdos relevantes que viralizam. De acordo com o nicho da sua empresa, invista em vídeos curtos e originais para gerar tráfego. Tire vantagens das ferramentas do aplicativo, que auxiliam na criação e postagem desses materiais.

Influenciadores virtuais

Responsáveis por passar ao público a mensagem da marca de forma personificada, os influenciadores virtuais tem se tornado cada vez mais comuns, seja em sites, blogs e e-commerces. Grandes marcas já vem trabalhando sua branding persona nos últimos tempos, esse é o caso da Magazine Luiza com a Lu, as Casas Bahia com o Baianinho e a Natura com a Nat Natura.


Marketing de conteúdo

Comunidades no telegram

Mesmo não sendo tão utilizado como seu concorrente, o Telegram é uma ferramenta que se destaca justamente pela sua comunidade bem filtrada. Com esse aplicativo, você cria a sua própria comunidade voltada para seu público-alvo, o que amplia a rede de relacionamento com o público, tornando-o mais próximo através de interações via chat! Você também pode aproveitar os recursos da plataforma para efetuar uma curadoria e entregar conteúdos exclusivos.

Podcast

Por meio de episódios com temas variados, o podcast é um meio de comunicação por áudio muito utilizado pois permite que o usuário esteja executando outras tarefas enquanto permanece conectado. Essa ferramenta otimiza o tempo das pessoas, que na maioria das vezes buscam informação relevante de forma simples e que esteja disponível quando ela quiser. A partir de uma filtragem de conteúdos e de uma boa edição, seus episódios vão alcançar altos números de audiência!

Newsletter

Com a possibilidade de se comunicar com as pessoas sobre diversos assuntos de interesse em comum, as newsletters são muito importantes para usuários que buscam uma curadoria de conteúdo e para marcas que procuram gerar leads. A potencialização deste formato está cada vez maior e em 2022 não será diferente. Aposte em formatos variados e mantenha a frequência para engajar seu público.


Marketing para design

Minimalismo

Em alta há alguns anos, o minimalismo continua em voga buscando diferenciais. A tendência é que o segmento seja expandido no próximo ano através de novas funcionalidades, como conteúdos interativos. Esteticamente bonito, esse design também é voltado para estratégias de marketing digital, já que permite uma interação com interface simplificada e sua facilidade atrai muitos usuários.

Motion Graphics

As animações são uma boa ação de marketing ao engajar pessoas em conteúdos visuais interessantes e harmônicos. Utilizada tanto na Internet como na televisão, esse formato promete ser ainda mais trabalhado no próximo ano, principalmente por empresas que buscam atrair novas pessoas por meio de propaganda.

Modificação na padronização do Instagram

A desmistificação das imagens padronizadas está cada vez mais forte na Internet. O belo se mostra cada vez mais subjetivo e os usuários já não se importam mais em manter um feed organizado. A tendência é que a harmonização das postagens seja justamente em fugir do modelo padrão, alternando filtros e apresentando diferentes estéticas a cada publicação.

Na hora de desenvolver uma campanha para 2022, busque ajuda profissional para melhor atendê-lo. Entre em contato com a equipe da Formigueiro Criativo e descubra como gerenciar a sua marca e construir bons resultados no seu planejamento de campanha.