Ter uma estratégia de marketing eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, independente do ramo. Por conta da grande quantidade de informações a que somos expostos o tempo todo, as marcas precisam desenvolver métodos inteligentes e criativos para se destacar no mercado. No entanto, antes de desenvolver estratégias mirabolantes, é necessário fazer o básico com excelência.
Se você pretende criar um negócio, mas não sabe por onde começar, este conteúdo é para você! Vamos dar algumas dicas para você dar o pontapé inicial e lançar a sua empresa com sucesso.
8 dicas de marketing para lançar sua empresa no mercado
Selecionamos algumas dicas valiosas para ajudar você dar os primeiros passos no lançamento da sua empresa no mercado.
1. Planejamento
Antes de fazer qualquer coisa, o primeiro passo é realizar um planejamento. Você precisa estudar o mercado, a concorrência e o público-alvo para saber se o que você quer oferecer tem lugar no mercado. O planejamento vai permitir que você tome melhores decisões na jornada de crescimento da sua empresa.
Se você vai abrir um restaurante de comida japonesa, por exemplo, é necessário estudar qual o melhor lugar para abrir a loja, qual é o cardápio da concorrência e se a sua região tem demanda para esse tipo de empresa. Se o local escolhido para abrir o restaurante já tem muitos outros negócios similares, é preciso repensar a localização. Estudar a viabilidade do negócio é determinante para obter sucesso.
Ainda que a sua empresa realize vendas online, seja no e-commerce ou delivery, é importante pensar no seu diferencial e quais são as oportunidades que você pode aproveitar para atingir o público que deseja.
2. Público alvo e personas
Parte do planejamento é identificar o público alvo e a sua buyer persona. Essas definições guiarão todas as escolhas e estratégias de marketing da sua empresa ao longo da jornada no mercado.
O público-alvo é uma definição geral de quem você deseja alcançar com a sua marca. Ele visa sobretudo as características demográficas sobre as pessoas que podem se interessar pelo seu produto ou serviço. Gênero, idade, localização e afins.
Já as personas são personagens semi-fictícios que representam seus clientes ideais. Eles têm nome, idade, profissão, hobbies, características comportamentais, necessidades e dificuldades, entre outros detalhes. Essas informações, colhidas através de observação e pesquisa, ajudam a criar empatia e entender como a sua empresa pode ajudar essa pessoa com seu produto ou serviço.
A persona serve para aperfeiçoar o público-alvo e direcionar as campanhas de marketing, trazendo resultados mais eficientes.
3. Identidade visual
Depois de definir o público com que você quer trabalhar, é hora de desenvolver a identidade visual da sua marca. Esse é o primeiro contato que as pessoas têm com a sua empresa, por isso todos os elementos visuais devem ser coerentes com a sua área de atuação e com os valores da sua marca e das suas personas.
Dificilmente você encontrará uma rede de fast food com uma identidade azul e fontes sérias. Da mesma forma que provavelmente você não encontrará um escritório de advocacia que utiliza cores alegres e fontes desenhadas. A identidade visual precisa corresponder à imagem que você deseja passar para o cliente, seja de uma marca divertida ou de uma marca responsável, por exemplo. Saiba mais sobre a importância da identidade visual.
4. Perfil nas redes sociais
Com a identidade visual criada, você deve criar o perfil da sua empresa nas redes sociais. Neste momento, é importante lembrar que você deve estar no mesmo lugar em que a sua buyer persona gosta de se engajar. Por isso, não adianta criar um perfil no Twitter se as pessoas que você quer atingir estão no LinkedIn.
Crie perfis com a identidade da sua empresa nas redes sociais que façam mais sentido para a sua marca. Insira as informações de contato corretamente e deixe claro o que a sua empresa faz. Confira nossas dicas sobre como melhorar o perfil da sua empresa no Instagram.
5. Boas fotos dos produtos
Uma imagem vale mais do que mil palavras! Por isso, é muito importante ter boas fotos dos seus produtos e serviços. Imagens de qualidade chamam a atenção do público e mostram o profissionalismo da sua empresa. Toda imagem vinculada ao seu negócio precisa estar de acordo com a identidade visual e com os valores que você deseja transmitir para o público.
Vale lembrar que você não precisa de uma câmera profissional para tirar boas fotos. Veja como melhorar a fotografia publicitária da sua empresa, mesmo fotografando com o celular.
6. Página online
Mesmo que você não tenha um e-commerce, a página online pode ser importante para a sua estratégia de marketing digital. Criar um site é importante para que a sua empresa seja encontrada no Google e para conquistar mais autoridade no mercado.
Através do site, você pode criar anúncios no Google Ads, conquistar leads, enviar e-mail marketing, criar conteúdo de valor e divulgar ofertas. Além disso, o site também é um espaço para promover o marketing de defensores. Ter uma página de depoimentos e avaliações de outros clientes mostra que a sua empresa é boa no que faz.
7. Conteúdo
Depois de criar todos os canais de contato e divulgação da sua marca, é hora de colocar a mão na massa para produzir conteúdo. Um erro comum de muitas marcas é promover demais o produto ou serviço logo de cara. Isso é um erro porque as pessoas não entram nas redes sociais com a intenção de comprar. Saiba mais sobre marketing de conteúdo.
Varie o conteúdo, traga informações relevantes para o seu público e crie materiais que vão atrair a persona para a sua marca antes de tentar vender o produto. As primeiras publicações podem falar um pouco sobre a sua empresa, abordar temas relevantes para a persona ou trazer teasers do lançamento. Lembre-se de sempre falar a linguagem do seu público.
8. Parcerias
Uma boa forma de divulgar a sua empresa e conquistar mais seguidores no começo da trajetória é fazer parcerias. Você pode buscar por empresas que vendem produtos ou prestam serviços complementares aos seus para oferecer descontos, realizar eventos ou dar brindes. Você também pode recorrer ao marketing de influenciadores, estratégia em que a parceria é feita com uma pessoa influente para o seu público.
As parcerias são estratégias ideais para empresas que estão chegando no mercado agora e que precisam de mais seguidores nas redes sociais. Além de aumentar o seu alcance, você aproveita para construir a sua autoridade de marca.
Se você gostou dessas dicas, saiba mais sobre marketing de redes sociais para pequenas e médias empresas.