Google ads

Google Ads: conheça os principais tipos de anúncios e como usá-los

Atualmente uma das estratégias mais importantes para divulgar um site ou comércio eletrônico é a do Google Ads. Trata-se do Advertising (Publicidade) da plataforma Google, que já é o maior motor de busca do mundo.

De fato, nenhum empresário ou autônomo pode ignorar as vantagens de aparecer para uma audiência que cresce a cada dia, tanto em quantidade quanto em qualidade. Afinal, os mecanismos de buscas evoluem o tempo todo.

Com isto, também as propagandas se tornam cada vez mais eficientes e assertivas. Hoje já é possível filtrar um tipo de público com uma precisão incrível, que vai desde a região em que o futuro cliente pode estar, até horário de acesso e perfis de interesse.

Em números absolutos, assim que foi criado o Google registrava mais de 1 bilhão de pesquisas por ano, o que já seria considerável, não é mesmo?

No último período, esse número aumentou para 2 trilhões de pesquisas por ano, indo desde “buffet de churrasco a domicílio” até a busca por questões políticas, questões macroeconômicas, novidades científicas e mesmo trabalhos acadêmicos.

Os dados são da Internet Live Stats, uma empresa de pesquisas de resultados digitais conhecida por trabalhar em tempo real. Ela também revela que, em menos de dois segundos, a plataforma roda mais de 200 algoritmos de pesquisa.

Tudo isso está focando em trazer a melhor experiência de busca para cada usuário, seja na hora de gerar um conteúdo ou de procurar por ele. E é aí mesmo que entra o papel dos anúncios, dos seus tipos principais e do modo como utilizá-los.

No caso do posicionamento orgânico, quando uma pessoa pesquisa algo como aluguel de espaço para casamento, o que está em jogo são os parâmetros de criação do conteúdo, como a originalidade e a relevância para o público.

Mas e no caso dos anúncios? É para esclarecer esse tipo de dúvida que decidimos escrever este artigo, trazendo um pouco dos conceitos mais básicos e das dicas mais práticas sobre os principais tipos de anúncio e como utilizá-los.

Foi-se o tempo em que as propagandas do Google se limitavam aos buscadores, não é mesmo? Hoje elas se dividem em pelo menos cinco tipos principais:

  • Rede de Pesquisa;
  • Anúncio no YouTube;
  • Rede de Displays;
  • Anúncio para aplicativos;
  • Google Shopping.

Adiante veremos como lidar com cada uma dessas modalidades. Se o que você busca é conseguir um destaque realmente assertivo na maior plataforma de anúncios do mundo, basta seguir adiante na leitura.

Por dentro da Rede de Pesquisas

Como vimos, este foi o primeiro tipo e ainda hoje é o mais famoso, justamente por acontecer nas primeiras páginas do grande motor de busca que é o Google.

A plataforma foi criada em 1998, e ainda hoje essa modalidade se constitui basicamente de texto com poucas palavras, e um link para o site do anunciante.

Mas não se deixe enganar: trata-se da maior vitrine do mundo, e do que traz 95% do faturamento da marca, conforme dados da própria Google Inc.

Para anunciar ali (ou em qualquer outra modalidade explorada abaixo), basta criar uma conta no Gmail e acessar o https://ads.google.com/intl/pt_BR/home/.

Hoje esse tipo de anúncio pode ir desde grandes marcas de fabricantes de carros, que precisam marcar presença ali por conta da importância da plataforma, até serviços locais como um chaveiro mais próximo.

No momento da busca, os anúncios aparecem com um pequeno destaque em relação aos resultados orgânicos. Eles dominam o topo e o rodapé da página, sempre com alguma identificação do tipo “ANÚNCIO” em cor diferente, ou com tag similar.

Quando o foco da empresa está em gerar leads e oportunidades, esta opção é uma das melhores, pois ela é capaz de encontrar as pessoas certas na hora certa.

Afinal, se um usuário pesquisa por algo como convites personalizados, certamente ele está em momento de cotação ou mesmo de compra, não é verdade?

Assim, com o devido uso da palavra-chave, você pode canalizar o interesse dos melhores leads e clientes da rede. Tanto que o próprio Google já tem uma plataforma que ajuda na hora de pesquisar e definir as palavras-chave, pois este é o passo mais importante.

Trata-se do Google Trends, que ajuda a fazer consultas e comparações para que o seu próprio anúncio se torne mais assertivo, impactando os usuários que têm maior probabilidade de comprar de você.

Por que anunciar na Rede YouTube?

Engana-se muito quem pensa que para impactar os usuários da internet é preciso esperar que eles escrevam uma palavra-chave que tenha a ver com o meu segmento.

É claro que este é o modo mais assertivo de conseguir um lead qualificado. Porém, também é possível impactar um cliente no momento de lazer dele, a maior prova disso são os anúncios da Rede do YouTube.

Neste caso, o usuário está utilizando uma plataforma de multimídia, para assistir um vídeo de conteúdo ou mesmo ouvir uma música de sua preferência, e um anúncio de notebook escritório pode aparecer para ele a qualquer momento.

A eficiência desse tipo de anúncio é alta, pois essa rede está integrada com as demais. Ou seja, os anúncios que aparecem ali têm a ver com o tipo de pesquisa que o usuário fez nos últimos tempos, o que garante que o anúncio será do interesse dele.

O Google comprou o YouTube em 2006, no que foi uma das maiores transações da época. Hoje, para fazer anúncios que aparecem na plataforma de vídeo, além da opção citada (que é a de remarketing), tão é possível escolher:

  • Por idade do usuário;
  • Por gênero da pessoa;
  • Pelos interesses comuns;
  • Pelo local de pesquisa.

Quanto ao orçamento, é comum as empresas acharem que “não estão prontas para isso”, já que o anúncio nas pesquisas é feito apenas com textos, e aqui se trata de uma plataforma de multimídia.

Na verdade, você escolhe quanto investir, e só paga se o usuário clicar no seu anúncio. Por isso, também é legal levar em conta as modalidades dessa área, que têm tudo a ver com o modo como se utiliza esse tipo de Ads.

Há o anúncio que pode ser pulado (dali 5 segundos o usuário pode ignorar a propaganda). Se você faz algo como remarketing de bilíngue escola, a probabilidade de a pessoa engajar e querer ver até o fim é melhor, então esse método é bom.

Caso o conteúdo possa ser mais sucinto, existe a opção de anúncio não “pulável”, cuja duração não pode ultrapassar 20 segundos. Além disso, também é possível utilizar banner gráfico, sobreposto ou cartões patrocinados, aumentando sua eficiência.

Como funciona a Rede de Displays?

Diferentemente da Rede de Pesquisa, a Rede de Displays permite banners com imagens, indo muito além do texto. Até porque essas imagens podem ser animadas, o que atrai ainda mais atenção das pessoas.

Outro ponto bacana é que seu anúncio não vai aparecer apenas nas páginas de busca, mas em uma rede enorme de sites, blogs e portais associados ao Google. Daí seu nome, “Rede de Displays”, que consiste num conjunto de parceiros ativos da plataforma.

Hoje, segundo dados da própria Google Inc., essa rede atinge nada menos que 90% dos usuários de internet no mundo inteiro. É isso mesmo, há milhões e milhões de sites espalhados pelo mundo com um cantinho “reservado para o Google”.

Também é aqui que vemos o poder da plataforma: em vez de seu anúncio de papel timbrado de empresa aparecer em qualquer site de notícias, você pode segmentar seu público e definir quais tipos de páginas são do seu interesse.

Assim, ao aparecer em portais ligados a papelarias, informática e escritórios, certamente você teria um resultado muito maior e mais rápido, não é mesmo?

O poder dos aplicativos de celular

Hoje em dia quem não passa boa parte do dia com o celular nas mãos, não é mesmo? Pois saiba que a gigante Google deu um jeito de marcar presença nesse universo também.

É famosa a lojinha do Google para Android, na qual é possível baixar aplicativos de todos os tipos, coisa que as pessoas fazem cada vez mais.

Além de aparecer na lojinha, ao anunciar nesta modalidade sua marca aparece também na rede Google Play, além das demais frentes da marca.

Se estamos falando de uma startup ou de qualquer marca que tenha sinergia com esse tipo de tecnologia móvel, o resultado será incrível.

Afinal, o que é o Google Shopping?

Como o nome já diz, o shopping do Google nada mais é do que uma plataforma voltada explicitamente para vendas.

Trata-se de uma galeria ou shopping global no qual marcas de todos os tipos podem posicionar o seu e-commerce. Com o crescimento do comércio eletrônico no mundo todo, fazer com que seus anúncios tenham destaque ali é um diferencial enorme.

O bacana é que essa opção aparece em todas as buscas. Assim, quando a pessoa pesquisa algo como flyers de festa, além da opção das famosas abas “Imagens”, “Vídeos”, “Notícias” e afins, ela verá a opção “Shopping”, onde encontrará seu anúncio.

Quando o produto tem um valor realmente competitivo, e é possível ir direto à venda, essa modalidade se mostra um diferencial indispensável.

Com isto vemos que o Google Ads tem seus motivos para ter se tornado a maior plataforma de anúncios do mundo. E aí, está esperando o que para marcar presença ali?

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.