marketing para hotel

Liberte seu hotel dos sites de reserva

 

Cada vez mais, os consumidores buscam por praticidade em suas vidas. Na hora de escolher um hotel para aproveitar suas férias, muitos recorrem à internet para encontrar uma estadia. O principal recurso utilizado para isso são os sites de reserva, que apesar de serem bons para o reconhecimento do seu hotel, possuem limitações que podem atrapalhar o seu negócio. Você é refém do Booking.com, Trivago, Hotéis.com, Tripadvisor? Saiba como libertar seu hotel dos sites de reserva!

Por que se libertar dos sites de reserva?

Os sites de reserva de hotel são realmente uma forma de facilitar a vida do consumidor que encontra ali muitas ofertas de lugares diferentes e tipos de reserva, das mais simples às de luxo. É comum se deparar com propagandas desses sites durante a navegação pela internet e na televisão também, sempre anunciando as vantagens desse para o consumidor. Porém esse tipo de negócio não é o mais benéfico para os hotéis.

Vantagens dos sites de reserva

Uma das principais vantagens é a visibilidade que os sites de reserva oferecem para o seu hotel. Estas páginas têm inúmeras visitas, por isso é muito provável que a sua hospedagem apareça como opção e tenha quartos reservados. Outro ponto importante é a segurança para o seu negócio por meio da oferta de garantias em caso de desistência do viajante, entre outras formas de proteção. 

Além disso, as plataformas permitem que os hóspedes deixem comentários e avaliações sobre o seu hotel, o que pode ser decisivo para a decisão final do usuário.  

Desvantagens do site de reserva

Apesar de serem muito bons para o seu negócio, os sites de reserva apresentam alguns pontos negativos e mostram que a melhor estratégia é ter um site próprio com reservas diretas. 

Embora ofereçam informações sobre suas instalações e sobre a região do hotel, essas plataformas não permitem aprofundar o relacionamento com o cliente, por isso não são um bom lugar para você aplicar suas estratégias de marketing

Apesar de se integrarem ao sistema de reserva dos seus hotéis, é difícil ter controle dos números. É bastante comum que um determinado site apresente as vagas esgotadas, enquanto outro ainda permite fazer reservas. 

Outro ponto negativo é ser refém da visibilidade que os sites de reserva oferecem, pois acaba-se ficando muito dependente deles para ter as reservas dos seus quartos fechadas.


Marketing digital hoteleiro 

Se quer ter sucesso no setor de hospedagem, você precisa buscar por outras estratégias para aumentar as reservas diretas do seu hotel e parar de sobreviver apenas das reservas indiretas! Para isso você deve investir no marketing digital hoteleiro, que é aquele focado em construir estratégias de marketing de forma online para aumentar o reconhecimento do negócio, atrair e fidelizar clientes que buscam experiências de hospedagem. 

Ao planejar uma viagem, muitas pessoas utilizam a internet através de pesquisas em buscadores e redes sociais e é por esse meio que fazem também a reserva de sua estadia. Por isso é tão importante que seu hotel esteja presente nesses locais e se destaque em meio aos concorrentes. 

Existem alguns fatores que são fundamentais na estruturação da sua estratégia na rede, vamos mostrar para você alguns deles.

1. Sites

 O site é peça-chave para uma estratégia de marketing digital bem sucedida. É através dele que o público poderá obter informações sobre seu hotel, por isso sua página deve ser bonita, atraente e estratégica, voltada para o objetivo final de converter os visitantes em hóspedes.  

Publique bastante fotos da sua hospedaria e informações, de forma a deixar o internauta bem interessado. Divulgue os preços, ofertas e promoções em diferentes páginas. Crie CTAs (chamadas para ação) que de fato induzam o público à conversão. E não se esqueça de ter um espaço destinado às reservas bem à vista e fixo na página. 

Dentro do site, invista também na produção de blog com técnicas de SEO (otimização de mecanismos de busca), o marketing de conteúdo ajuda muito e atrai visitantes para a página. O importante é criar conteúdo relevante, como textos de  atrações turísticas da área e guias de viagem.    

2. Redes Sociais

Um ótimo lugar para se encontrar público são redes sociais da internet, portanto invista nelas. Um feed bem organizado e com um bom conteúdo atrai. Lembre-se de que seu objetivo é vender, assim use as redes para despertar o interesse e direcione seus seguidores para o site, no qual poderão realizar reservas. 

É fundamental ter frequência de postagens, interagir com o público e mensurar os resultados. Porém, lembre-se que não são as métricas de vaidade que você deve avaliar! Muitas vezes, esses indicadores não dizem nada para sua estratégia, portanto avalie aqueles dados que levam a concretização do seu objetivo. 

Aposte nos conteúdos em vídeo para se comunicar com o público, já que esse formato ganha cada vez mais espaço no mercado.

3. E-mail marketing

Esta é uma ótima forma de enviar aos seus clientes novidades e promoções e manter um diálogo. Da mesma forma que com o blog e as redes sociais, ter um bom conteúdo é essencial. Invista na aparência e em bons assuntos e títulos, personalize seus e-mails, tenha periodicidade de envio e aposte com o uso de ferramentas de disparo automatizado.

Um lembrete super importante: nunca compre listas de e-mail. Use sua própria base de contatos, que você pode obter através do site em formulário de reservas, pop ups e landing pages.  

4. Anúncios

Uma ótima estratégia é usar anúncios, a ferramenta Ads do Facebook e a do Google ajudam a alavancar seu site. Esta estratégia é conhecida como remarketing que permite com que você crie campanhas e anúncios de divulgação dos seus serviços possibilitando o aumento de visitas no seu site. 

5. Reputação

Este fator começa muitas vezes do lado de fora da tela do computador e termina dentro. Os comentários e avaliações do público influenciam muito nas suas reservas. Quando as opiniões são negativas, as pessoas que estão procurando por uma hospedagem entendem que ali é um lugar ruim e optam pela estadia em outro estabelecimento. 

Para evitar manchar a imagem da sua empresa, é preciso se preocupar em sempre oferecer a melhor experiência possível. Faça manutenção constante do seu espaço, atenda bem seus hóspedes e mantenha o site sempre com informações atualizadas.


Conclusão

Fora dos sites de reserva você possui muito mais independência e autonomia sobre o seu  negócio, sendo capaz de aplicar melhor suas estratégias e atrair mais público. 

Reformule os fatores ligados ao marketing digital no seu hotel e atraia os viajantes para fecharem reservas diretamente no seu site, expandindo suas reservas diretas. Viu como o marketing digital pode ajudar sua empresa e quer descobrir ainda mais sobre essa área? Baixe grátis nosso e-book completo sobre como aplicar inbound marketing na sua empresa.