Pop ups

Pop ups: o que são e como alavancar as conversões no site

 Você conhece os pop ups? Sabia que se utilizados do jeito certo eles podem ser muito úteis para o marketing digital da sua empresa? A ferramenta foi criada pelo programador Ethan Zuckerman na década de 1990 e encontra-se espalhada por diversos lugares da internet. 

Esses elementos não tem uma fama muito boa no mundo da internet, por conta de fatores como irritabilidade, gerada por uma experiência de usuário ruim, e até questões de segurança. Tais fatores fazem com que eles não tenham tanta popularidade e sejam ignorados pelos profissionais do marketing digital, que acreditam que seu site pode ser mal visto pelo uso desses elementos, o que não é verdade. Quer descobrir todos os segredos dessa ferramenta de sucesso promissor? Acompanhe a leitura!


O que é pop up?

O termo pop up em português significa aparecer, saltar, e é exatamente isso que ele faz, salta na tela aparecendo de maneira repentina. Essa janela é aberta no computador como consequência de alguma ação realizada. Confira os tipos de pop up.

1. Menu pop up

Um bom exemplo de menu pop up é o que aparece na tela do computador quando se clica com o botão direito do mouse, a aba que se abre é uma espécie de pop up. Esse tipo surge no visor geralmente com opções de configuração sobre a situação em que se está. 

2. Anúncio pop up

São as janelas ou abas que são abertas no seu navegador quando você clica em um link. No passado da internet, embora ainda ocorra, alguns desses pop ups apareciam repetidas vezes sem serem solicitados, abrindo páginas e mais páginas no computador. Muitas vezes, essas páginas traziam vírus, o que gerou a má fama desses elementos.

Hoje, os anúncios pop ups são muito representados por  janelas programadas para serem abertas em sites a partir de terminada ação do usuário, geralmente contendo alguma divulgação ou chamada para a ação (CTA), como por exemplo, assinatura de newsletter. Existem algumas opções de como esses pop ups podem ser ativados pelo usuário, conheça. 

  • Ativação por tempo: Esse pop up é programado para aparecer na tela do usuário após um determinado tempo em que ele permanece naquela página. 
  • Ativação por clique: O pop up aparece quando o internauta clica em determinada área do site. Geralmente, é um lugar que não tem muita utilidade dentro da página, podendo ser até um espaço em branco. 
  • Ativação por saída: Já aconteceu de quando você direciona seu mouse para um local que indica saída do site um pop up aparecer? É exatamente essa a ideia desse tipo de ativação. O pop up é acionado para tentar manter o usuário no site, como um último recurso para prender sua atenção. O lado bom desse método é que ele não interrompe as ações que o usuário está realizando no site. 
  • Ativação por scroll: Neste caso, o pop up aparece na tela em determinado ponto da página conforme você desce em direção ao fim da página. Por exemplo, em um texto de blog, dividido em subtítulos, um pop up pode ser programado para saltar quando se atinge o terceiro subtítulo do texto com uma oferta relacionada ao assunto. 

Porque e como usar pop ups?

Os pop ups utilizados no marketing digital são os de anúncio, que permitem com que você os empregue de várias formas e com diferentes finalidades. No caso da estratégia de inbound marketing o objetivo é converter leads, então você pode usar os pop ups de forma que te leve a atingir essa meta, utilizando alguns métodos. 

1. Call to action (CTA)

Uma excelente forma de usar pop ups é para fazer as famosas chamadas para ação, ou seja, convidar o navegante a realizar outras ações e consumir outros materiais criados pela sua marca. 

Uma maneira muito comum de fazer isso é oferecer no pop up acesso a uma newsletter, para recebê-la o usuário precisará preencher o campo com seus dados, deixando por exemplo nome e e-mail que irão para sua base de contatos. 

Você também pode oferecer acesso a materiais ricos exclusivos, que são muito importantes para a estratégia, e são ótimos meios de conhecer melhor seus leads. 

Escolha o momento propício para abordar o leitor com o convite, utilizando a forma de ativação que você julgar mais pertinente e apropriada. 

2. Divulgação de ofertas e produtos 

Você pode aproveitar da ferramenta de pop up para divulgar seus produtos para o internauta que está navegando no seu site com convites do tipo “Confira nosso estoque”  e um botão de direcionamento para essa outra página. Também é uma boa ideia divulgar ofertas e promoções que causem sensação de exclusividade na pessoa que está lendo. 

3. Notificações

Outra forma de manter seu lead sempre ligado no seu conteúdo é o pop up de permissão de notificação, ao qual você com certeza já teve acesso. Em alguns sites, os pop ups saltam perguntando se a pessoa deseja receber notificações e dão ao usuário a opção de permitir ou bloquear. Se o usuário permitir, ele passará a receber esses lembretes para acessar seu conteúdo e aprofundar o relacionamento com sua empresa. 

4. Encaminhamento para WhatsApp e Landing Page

Mais uma maneira de usar os pop ups a seu favor é utilizá-los como forma de direcionamento para uma landing page com acesso a página de compras, e se seu lead estiver realmente interessado, ele não irá resistir em clicar. Também é uma forma de solicitar contato com sua empresa por meio do WhatsApp, assim você pode construir um pop up pedindo algumas informações e no final colocar um botão com link para iniciar uma conversa no app. 

Como montar um bom pop up?

Criar um pop up não é uma tarefa difícil. Existem diversas ferramentas disponíveis para a criação desse recurso, como a Sumo List Builder, OptinMonster, PopUp Ally, IceGram e RD Station Marketing.

Embora seja uma tarefa relativamente fácil e você possa contar com o apoio dessas plataformas para montar seus pop ups é importante tomar alguns cuidados. Veja as dicas a seguir:

  • Faça uma mensagem com uma linguagem simples e direita e que sejam criativas, buscando ser de fácil compreensão e bastante atratividade.
  • Crie um conteúdo relevante. Prezar pela experiência do usuário é um ponto fundamental no uso de pop ups, por tanto busque fazer que ela seja a melhor possível. Quando você interromper a navegação com um pop up, é preciso aproveitar um momento oportuno, com um conteúdo interessante e que agregue na sua estratégia, para que esta seja o mais eficaz possível. 
  • Aposte em uma mensagem de CTA clara e objetiva, deixando bem explícito o que seu lead deve fazer.
  • Não se esqueça também de criar um design atrativo para que seu público queira ler e interagir com o pop up. 

Pop up X Modal

Você pode já ter ouvido falar desta outra ferramenta chamada modal e se perguntado qual é a diferença entre ela e o pop up. Existem muitas divergências sobre os dois conceitos: enquanto alguns dizem que é a mesma coisa, outros dizem que são funcionalidades completamente diferentes. Nas áreas de programação e desenvolvimento de softwares, a diferença entre os termos está na configuração de cada ferramenta, por isso é necessário fazer essa distinção.

Mas não é em assim que funciona no marketing digital. A verdade é que as duas ferramentas desempenham basicamente o mesmo papel, e você não vai sentir diferença na hora de trabalhar com a sua estratégia de comunicação online. 

 

Conclusão

Você viu que os pop ups podem ser muito úteis na conversão de leads do seu site se usados de maneira estratégica. O segredo está na experiência do usuário, já que o bombardeio de pop ups é o que leva muitos a desgostarem dessa ferramenta, portanto, use-a com estratégia. 

Não adianta criar um bom pop up se ele não atende ao que a sua empresa precisa. E falando nisso, como está o marketing digital da sua empresa? Faça o teste e descubra se suas estratégias estão no caminho certo.