Análise de Presença Digital

Como fazer uma análise de presença digital de sua marca

 

Na era da internet, todos buscam por inovação, principalmente no meio empresarial. Hoje em dia estar presente no meio digital é fundamental para o sucesso das empresas. As pessoas passam grande parte do tempo online nas redes sociais, tomam muitas decisões de compra por meio da internet e realizam suas compras dessa forma. 

Assim, é cada vez mais importante que as marcas aprendam a viver no mundo online e construam sua presença digital. Fazer com que seu negócio seja reconhecido irá te ajudar a atrair mais público e por consequência realizar mais vendas.  

Neste post você vai aprender mais sobre a análise de presença digital, sua importância e como fazê-la. Acompanhe a leitura e aprimore seu negócio! 

Aprenda a fazer uma boa gestão de crise para sua marca.

O que é presença digital?

Trata-se do conjunto de fatores e esforços que ajuda uma marca ou empresa a construir e fortalecer sua imagem na internet. É a forma que seu negócio sinaliza sua presença nos ambientes digitais. 

Parece bem simples, né? Porém, se engana quem pensa que basta estar presente no meio digital para alcançar o sucesso. É importante saber como atuar em cada plataforma para atingir seu público-alvo.

Importância da análise de presença digital 

A análise da presença digital serve para que você perceba tanto fatores técnicos, como tempo de carregamento do site, otimização de imagens, compatibilidade com dispositivos móveis, tanto para que você conheça as forças e fraquezas de seu negócio. Além disso, é possível a identificação dos fatores externos que podem auxiliar na melhora do seu posicionamento no mercado e resultar em uma comunicação mais assertiva com o seu público alvo.

Os principais objetivos da presença digital são melhorar o destaque da marca e o relacionamento com o público. Através dos dados coletados na análise você pode avaliar suas estratégias de marketing digital e descobrir quais estão tendo mais resultado e as que precisam ser aprimoradas para melhorar seus resultados.
 

Como fazer uma análise de presença digital

Selecionamos alguns pontos que você deve observar para começar a fazer uma análise de presença digital da sua empresa.

1. Performance do seu site

Ter um bom domínio próprio é fundamental para auxiliar na credibilidade e relevância de sua marca. Esse é um dos motivos pelos quais o desempenho de seu site precisa ser monitorado. Alguns pontos para verificar dentro dos sites são: a quantidade de visitas, em qual parte elas mais ocorrem, a frequência, quanto tempo os usuários passam no seu site e informações demográficas. 

2. Variedade de canais utilizados

Faça a avaliação dos canais digitais que sua empresa está utilizando para atingir o público e qual tem sido a eficiência de cada uma. O ideal é diversificar os canais, considerando os que mais combinam com o perfil da sua empresa. Opções não faltam, você pode aderir aos tradicionais e-mails marketing, YouTube, as populares redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, entre outras.

3. Redes Sociais

As interações recebidas nas redes sociais de sua empresa, como os números de alcance, impressões e compartilhamentos, que são os que mais contam no marketing digital, até as métricas de vaidade, como número de seguidores, curtidas, e comentários, também devem ser analisadas. 

Isso ajudará a entender o perfil e interesses da sua audiência. Nos dias atuais estar presente nas redes sociais e entregar conteúdos de qualidade e úteis ao seu público é muito importante. 

Entenda a importância dos Key Performance Indicator (KPI)

4. SEO

O antigo dito popular “quem não é visto, não é lembrado” nunca fez tanto sentido como na era digital, na qual ao primeiro sinal de dúvida recorremos diretamente ao nosso amigo Google.

Search Engine Optimization ou SEO, como a própria tradução já sugere, é a otimização para os mecanismos de busca, isto é, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

As técnicas de SEO não servem apenas para o Google, mas para sites de busca em geral, como o YouTube, e são fundamentais para obter um bom ranqueamento e fazer com que você seja encontrado. Ter seus conteúdos adaptados a essas estratégias e fazer o levantamento desses resultados na sua análise é de extrema importância.

5. Número de conversões

Quantos leads são gerados pelas suas campanhas? Saber esse número é uma informação muito importante para avaliar suas estratégias. Você pode avaliar quais materiais e formas de divulgação estão gerando mais resultados e, assim, aprimorar ainda mais os que geram resultados e reestruturar os que necessitam gerar mais conversões.  

6. Qualificação de leads

Outro ponto importante a ser avaliado é a qualidade dos leads, visto que não basta ter quantidade é preciso ter leads qualificados a sua estratégia e seus negócios. Para facilitar esse processo, você pode contar com o auxílio de plataformas como o RD Station.

7. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ótima forma de ter um bom posicionamento de marca e presença digital. Essa é uma maneira fácil e eficiente dos seus clientes acharem sua empresa e obterem dados que procuram como endereço, telefone, horário de funcionamento e avaliações. Sendo muito bom para o relacionamento com o público e contribuindo assim para a experiência do cliente.

8. Análise os concorrentes

Outro processo que faz parte da análise de presença digital é olhar além da sua marca e se atentar às estratégias e posicionamentos dos seus concorrentes. Com essas observações você poderá avaliar quais métodos utilizados por eles estão obtendo sucesso e o que sua empresa pode fazer para superá-los.

9. ROI

Mais um ponto de atenção na hora de análise de presença digital é em relação ao chamado ROI, o retorno sobre o investimento que você está obtendo nos canais utilizados. É preciso ficar atento em como andam os resultados de suas estratégias. 

Conclusão

Essas são algumas das informações, que juntas, ajudam na geração de um bom relatório para avaliar o que está alinhado com os planos e objetivos da sua empresa a curto e médio prazo. Essa análise deve ser feita periodicamente, ao menos uma vez ao ano, para que você tenha sua estratégia sob controle, visando sempre o crescimento de sua marca no mundo digital.

Ainda está na dúvida sobre como começar sua análise? Solicite sua análise de presença digital gratuita com a Formigueiro Criativo.