Análise de Presença Digital

Como fazer uma análise de presença digital de sua marca

Na era da internet, todos buscam por inovação, principalmente no meio empresarial. Dessa forma, é cada vez mais importante que as empresas aprendam a viver no mundo online e construam sua presença digital. Criamos esse post para te ajudar a fazer uma análise dessa presença e identificar quais pontos podem ser melhorados em sua estratégia.

Mas afinal, do que se trata essa presença digital?

 

Presença Digital

Trata-se do conjunto de fatores e esforços que ajuda uma marca ou empresa a construir e fortalecer sua imagem na internet. Parece bem simples né?

Porém, se engana quem pensa que basta estar presente no meio digital para alcançar o sucesso. É importante saber como atuar em cada plataforma para atingir seu público-alvo.

Agora você deve estar se perguntando: “qual a necessidade de fazer uma análise digital para minha empresa?”

Importância da análise de presença digital para sua empresa

A análise da presença digital serve para que você perceba tanto fatores técnicos, como tempo de carregamento do site, otimização de imagens, compatibilidade com dispositivos móveis, tanto para que você conheça as forças e fraquezas de seu negócio. Além disso, é possível a identificação dos fatores externos que podem auxiliar na melhora do seu posicionamento no mercado e resultar em uma comunicação mais assertiva com o seu público alvo.

Agora, vamos ao ponto fundamental deste texto: como fazer a análise de presença digital da sua empresa!

Como fazer uma análise de presença digital

Selecionamos alguns pontos que você deve observar para começar a fazer uma análise de presença digital da sua empresa:

 

  1. Performance do seu site

Ter um bom domínio próprio é fundamental para auxiliar na credibilidade e relevância de sua marca. Esse é um dos motivos pelos quais o desempenho de seu site precisa ser monitorado. Verifique pontos como a recorrência de visitas, em que ritmo elas ocorrem, em qual página os usuários passam mais tempo e dados demográficos da sua audiência.

  1. Variedade de canais utilizados

No marketing digital há muitas maneiras para atingir o seu público e é importante considera-las na hora de fazer a sua avaliação de presença digital. Em quantas e quais plataformas a sua marca está atuando? O ideal é diversificar os canais, considerando os que mais combinam com o perfil da sua empresa. Opções não faltam, desde os tradicionais e-mails marketing às populares redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, entre outras.

  1. Redes Sociais

As interações recebidas nas redes sociais de sua empresa (número de seguidores, reações positivas e negativas em publicações, comentários e compartilhamentos, entre outras) também devem ser analisadas. Isso ajudará a entender o perfil e interesses da sua audiência.

  1. SEO

O antigo dito popular “quem não é visto, não é lembrado” nunca fez tanto sentido como na era digital, na qual ao primeiro sinal de dúvida recorremos diretamente ao nosso amigo Google.

Search Engine Optimization ou SEO, como a própria tradução já sugere, é a otimização para os mecanismos de busca, isto é, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Ou seja, se você deseja contar com uma posição de destaque no maior buscador do mundo, o seu site deve possuir uma estratégia sólida de SEO. Esse fator deve constar em um levantamento de presença digital, pois sem uma engenharia de otimização de qualidade, o seu conteúdo dificilmente será encontrado.

  1. Qualificação de leads

Quantos leads são gerados pelas suas campanhas? Saber esse número é um termômetro bastante eficiente para mostra se as suas iniciativas estão gerando bons resultados ou se necessitam de ajustes. A qualidade desses leads também deve ser vista. Para facilitar esse processo, você pode contar com o auxílio de plataformas como o RD Station por exemplo.


Essas são algumas das informações, que juntas, ajudam na geração de um bom relatório para avaliar o que está alinhado com os planos e objetivos da sua empresa a curto e médio prazo. Essa análise deve ser feita periodicamente, ao menos uma vez ao ano, para que você tenha sua estratégia sob controle, visando sempre o crescimento de sua marca no mundo digital.


Caso precise de ajuda, clique aqui e solicite sua análise de presença digital gratuita com a gente.

Confira também nosso conteúdo sobre marketing de conteúdo e veja como ele pode te ajudar a aprimorar sua presença online e SEO.