Como melhorar seu posicionamento na internet

O posicionamento de um site, empresa, símbolo ou criador de conteúdo na internet é definido por uma série de fatores, dentre eles a popularidade e a reputação. Enquanto a primeira garante o reconhecimento, a segunda estabelece preferência.


É uma conclusão evidente, portanto, que as empresas têm muito a lucrar com boas posições nas plataformas online. Conheça, neste artigo, formas de conquistar um espaço tão concorrido.

Adote técnicas de SEO

As técnicas de SEO são fundamentais para o sucesso das operações de marketing digital, posto que sintetizam todo o funcionamento dos algoritmos de indexação, programados para encontrar e relacionar links às mais diversas palavras-chave.


Sigla que representa Search Engine Optimization, traduzido como “otimização para motores de pesquisa”, o SEO reúne práticas que facilitam a leitura de um site, organizando todas as informações prestadas de um modo mais intuitivo. São elas:

1. - Link Building onpage

Um dos principais algoritmos de indexação, o PageRank, avalia a relevância de um site com base na nuvem de links que o cerca, chamada de link juice. Essa nuvem é formada por citações de terceiros ou menções do site à uma página terceira.


Para citar um site, é necessário linkar seu endereço em um conteúdo de sua página, ou mencionar o nome de uma marca cadastrada no motor de busca, ações que são lidas pelo PageRank como uma recomendação. São critérios de qualificação do link juice:


  • Diversidade de domínios;
  • Qualidade dos sites citados;
  • Número de links compostos no link juice;
  • Menções nas redes sociais;
  • Idade do endereço virtual;
  • Volume de pesquisas pela marca ou site.

Uma das formas mais efetivas de situar uma página nos resultados de pesquisa é associar palavras-chave de peso ao seu conteúdo. Esses termos devem estar associados ao que abordado em uma campanha de segurança do trabalho, por exemplo.


As análises de palavras-chave e do tráfego gerado por elas são a fundação de uma estratégia onpage, dado que menções internas e externas dependem de um termo que conectem artigos, imagens ou vídeos de diversas fontes.

2. - UX/UI Design

As técnicas de User Experience/User Interface, ou UX/UI Design, são usadas para melhorar a navegabilidade de um site ao torná-lo mais intuitivo para o usuário. Um site é composto por várias sessões com funções distintas, especialmente em um endereço comercial.


Uma empresa de portaria pode conter páginas de cadastro, blogs institucionais, landing pages, APIs de atendimento ao consumidor, além de botões de acesso para redes sociais e campanhas de e-mail. Organizar essas informações é o objetivo desta metodologia.


Ao contratar um serviço especializado de UX/UI Design, se estabelece um mapa do site, onde botões e links são posicionados em regiões estratégicas na tela, para harmonizar a experiência do usuário e mantê-lo pelo máximo tempo possível no site da instituição.


Os efeitos disso são menor taxa de rejeição, distribuição mais uniforme de tráfego, melhoria no fator de reconhecimento da marca, maior potencial de geração de leads, entre muitos outros para uma loja de máquina de estampar tudo ou um serviço de assinatura.

3.  - Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo reúne conceitos da comunicação e da tecnologia na hora de desenvolver peças publicitárias, artigos, campanhas em imagem e vídeo, assim como qualquer material que pode ser lido, escutado ou visualizado pelo público.


Nesta área, destacam-se a redação publicitária, as técnicas de edição cinematográfica e o copywriting. Considerando que grande parte das ações de SEO são realizadas através do texto, a escrita de conteúdo otimizado é essencial para uma boa campanha.


Alguns métodos utilizados para tornar um texto mais persuasivo e interessante para o leitor são as chamadas para a ação (CTAs), o storytelling e os gatilhos psicológicos na divulgação de um serviço de copeira, considerando as características de cada público.

4. - Parcerias offpage

Retornando ao conceito abordado em tópicos anteriores, o PageRank exige a presença de menções externas para pontuar um alto nível de relevância para o site. É ele quem influencia a autoridade de domínio, um valor que varia entre 0 e 100.


Manter valores acima de 40 na autoridade de domínio é importante para assegurar o crescimento de uma página com o decorrer do tempo, e o sistema de menções é a ferramenta orgânica mais eficiente para conquistar pontuações melhores.


Contudo, uma loja online de uniforme construção civil se protege de citações indesejadas, provenientes de páginas de baixo valor ou penalizadas, conteúdo impróprio, spamming e outros problemas, através do uso da tag “nofollow” em seus links.


Programando um endereço virtual como nofollow, o PageRank desassocia o link do site que o mencionou, impedindo o compartilhamento de domain authority necessário para o sucesso da estratégia.


Para impedir que isso aconteça, a indústria de salgados assados para revenda que deseja investir em link building offpage, deve buscar parcerias com marcas e profissionais do mesmo setor, como influenciadores digitais da gastronomia, por exemplo.


Assim, esses parceiros oferecem links livres da tagnofollow”, mencionam sua página nas publicações e passam a fazer parte de seu link juice. É importante considerar o domain authority de parceiros, que também deve ser maior que 40.

5. - Meta tags 

As meta tags são mecanismos que estão presentes no código-fonte de uma página, organizado pela linguagem de marcação HTML, repleta de tags. Quando se constrói o layout de um site, o designer separa a página em sessões. 


A sessão ao topo do site é chamada de header, o corpo onde são exibidas publicações e artigos, main, e o rodapé da página é denominado footer. As meta tags são posicionadas no header do código-fonte, sendo facilmente identificáveis no início da leitura.


Considerando que as tags do HTML são marcadas pelos sinais “<” e “>”, com tags de fechamento sinalizados pela barra (“/”), as meta tags são iniciadas pelo seu termo “meta” e diferenciadas por suas propriedades, que são:


  • Description: abriga a descrição da página; 
  • Property: define a localização e idioma do site; 
  • Keywords: informa as palavras-chave do conteúdo; 
  • Robots: estabelece as funções “index”, “dofollow” e “nofollow”.

As informações descritas por essas tags são imperceptíveis para o usuário, destinadas aos algoritmos de indexação. Servem para sinalizar dados importantes que melhoram a leitura e o ranqueamento de uma loja online de balcão refrigerado inox, por exemplo. 

Benefícios de um bom posicionamento

Uma vez posicionada em pontos de destaque nas redes sociais e nas plataformas de busca, o criador de conteúdo ou empresa pode desfrutar de benefícios como:

Aumento de tráfego e receita

O fluxo de tráfego em um site é essencial para a interação com o consumidor, expressa por comentários, curtidas ou envio de mensagens nos canais da marca. Por consequência, essa movimentação aumenta o potencial de geração de receita de uma campanha.

Autoridade de marca

A autoridade de marca é medida pela percepção do consumidor de um produto em específico. Marcas com grande autoridade são mais lembradas, facilmente associadas ao item na prateleira, bem como referidas como confiáveis e especializadas.

Qualificação de stakeholders

Uma fábrica de uniforme para secretária trabalha com consumidores, produtores, fornecedores, investidores e os colaboradores do negócio, que são chamados de stakeholders. A presença na web melhora a comunicação com todos esses.

Expansão de mercado

Por se tratar de um veículo de comunicação de longo alcance, a internet abre portas para o comércio a distância, onde o cliente solicita encomendas de qualquer lugar. Para as empresas, trata-se de uma expansão em seu raio de cobertura na oferta.

Maturidade digital

A maturidade digital é um índice que se refere ao grau de domínio em ferramentas de tecnologia digital nas empresas. Organizações com alta maturidade digital são mais produtivas, rentáveis e resilientes às crises de mercado.

O papel da internet no comércio global

A internet se desenvolveu como o maior palco de compras sem fronteiras da História, com bilhões em recursos transportados por diversas regiões, em malhas logísticas que contam com centenas de empresas fornecendo apoio.


Atualmente, metade da população mundial está conectada à rede mundial de computadores, computando cerca de 4 bilhões de usuários. Analisando o comércio global por região, a tendência de aderência completa se expande, com marcas de 60%, em média.


É seguro dizer que, com esses números, a presença das empresas no mundo digital é imperativa de tal maneira que seu crescimento é impossibilitado sem a ferramenta. Por isso, a contratação e qualificação de profissionais especializados na web exibe alta demanda.


Com características distintas para indústria, comércio e serviços, conhecer como atua a dinâmica de interação nas plataformas online auxilia o processo de adaptação, onde a gestão encontra seu modo ideal de posicionar-se e se comunicar com o cliente.

Considerações finais

As técnicas de SEO e otimização de conteúdo são os pilares para o bom posicionamento de um site na internet, garantindo visibilidade e credibilidade diante do usuário, vantagens preciosas para uma empresa que se coloca no cenário virtual.


Para vencer a intensa concorrência, as empresas devem implementar práticas eficazes em sua infraestrutura e no conteúdo gerado para a marca, qualificando gestores e equipes para esse novo paradigma.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.