SEO para YouTube: Como trabalhar esta prática?

SEO para YouTube é um conjunto de estratégias que procuram otimizar os canais e vídeos publicados nessa plataforma e assim melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa, quando o usuário faz uma busca.

O YouTube é considerado a maior plataforma de vídeos do mundo, além de também funcionar como um buscador, pois praticamente desde que surgiu, passou a ser uma empresa do Google.

Os conteúdos em vídeo assumem o formato preferido pelos usuários, pois facilitam o entendimento do conteúdo, além de serem mais didáticos e dinâmicos. Contudo, a presença no YouTube também é bastante concorrida.

Essa plataforma teve um papel muito importante na transformação dos vídeos em um dos principais formatos de produção de conteúdo, sendo fundamental para as estratégias de marketing digital.

No entanto, existe uma infinidade de vídeos publicados, e assim como no caso do Google, o YouTube se viu obrigado a organizar tudo isso.

Com foco em oferecer a melhor experiência para os usuários, a plataforma busca entregar os melhores resultados para as pesquisas realizadas.

Neste artigo, vamos explicar o que é SEO para YouTube, como essa prática deve ser trabalhada e quais são as vantagens de investir nela.

SEO para YouTube: do que se trata?

Para entender essa estratégia, primeiro é importante compreender o conceito de SEO (Search Engine Optimization), que trata-se de um conjunto de ações que visam otimizar uma página para que ela apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

Essa metodologia de otimização já é muito conhecida pelos profissionais de marketing, e dentre as principais estratégias aplicadas estão:

  • Programação;
  • Design de página;
  • Produção de conteúdo;
  • Relacionamento com outros sites.

Se um fabricante de gabinete industrial investe em todas essas práticas, mostra para o Google que pode oferecer a resposta mais precisa e completa para as dúvidas dos usuários.

O principal objetivo ao investir em SEO é conquistar as primeiras posições nos resultados de pesquisa, principalmente no Google, que domina mais de 90% das buscas realizadas na internet no mundo todo.

A empresa já divulgou que sua missão é organizar todas as informações, de modo que elas sejam acessíveis e úteis para todos.

Com base nessa premissa, quando o Google rastreia, faz a indexação e o ranqueamento dos conteúdos, tem como meta entregar os melhores resultados para os usuários.

Para fazer isso, ele criou um algoritmo que consegue identificar as páginas e eliminar de seus resultados aquelas que apresentam problemas como spam, plágio e outras práticas.

Tendo em mente a concepção de SEO, fica mais fácil saber de que maneira ele se aplica ao YouTube.

Dentro da internet, podemos usar diferentes mecanismos de busca para pesquisar sobre qualquer coisa, como telas de proteção para janela. Além do Google, esse tipo de pesquisa pode ser feita em sites, nas redes sociais e no YouTube.

Essa plataforma possui seu próprio sistema de busca e permite que os usuários encontrem vídeos relacionados aos assuntos que pesquisaram.

Para garantir uma boa experiência aos usuários, o YouTube utiliza um algoritmo que vasculha os canais presentes na plataforma e entrega resultados de boa relevância.

Para saber quais são os melhores canais, ele leva em conta alguns fatores, como o preenchimento dos campos de título e descrição, quantidade de curtidas e comentários, dentre outros.

A aplicação de SEO no YouTube consiste justamente em melhorar esses fatores para fazer com que determinado vídeo esteja entre as melhores respostas para uma pesquisa específica.

Para entender melhor como isso funciona, é essencial conhecer algumas práticas desta estratégia, como ficará claro a seguir.

Como aplicar o SEO nessa plataforma?

Para aplicar essa estratégia, existem algumas ações que não podem ficar de fora, e dentre as que mais se destacam, estão:

Caprichar no título do vídeo

Para criar um bom título, a primeira coisa a se fazer é escolher uma boa palavra-chave, um termo relacionado ao assunto abordado no vídeo e que será usado pelos usuários na hora de pesquisar sobre ele.

Por exemplo, ao criar seu vídeo, um chaveiro descobriu que uma boa palavra-chave seria “chave canivete codificada”. A partir disso, ele pode inserir esse termo no título do material.

Isso é fundamental para que o YouTube possa fazer a indexação e o ranqueamento do conteúdo como resposta para uma pesquisa.

Para que o vídeo apareça bem posicionado, é necessário que o seu título seja o mais próximo possível da busca do usuário, mesmo porque ele será o primeiro contato entre a pessoa e o seu material.

Escrever uma boa descrição

A descrição também é um campo importante, que deve ser preenchido antes do vídeo ser publicado. Nela, um fabricante de forno elétrico industrial explica sobre o assunto abordado, sempre de maneira descritiva.

No espaço, é possível inserir até 5.000 caracteres, portanto, dá para ser bem detalhado. A descrição pesa no ranqueamento porque funciona como um instrumento de persuasão que convence o usuário a assistir o conteúdo.

Para não errar, procure incluir as principais informações logo no início do texto, pois isso torna a descrição mais atraente e aumenta o engajamento do conteúdo.

Editar o nome do arquivo

Boas estratégias de SEO no YouTube começam antes do vídeo ser publicado na plataforma. Sabe a palavra-chave que você usou no título e na descrição? Pois bem, ela também deve aparecer no nome do arquivo que será postado.

Pense que, ao invés de fazer o upload de um arquivo nomeado por meio de um código numérico, substitua-o por um nome descritivo com a palavra-chave.

Isso ajuda o YouTube a identificar o assunto que está sendo abordado no conteúdo, o que facilita seu ranqueamento.

Fazer vídeos longos

Um fabricante de compactador de solo tipo sapo pode ter um ranqueamento de seu vídeo impactado pelo tempo do conteúdo.

De acordo com uma pesquisa realizada, vídeos com menos de 2 minutos costumam ser mal posicionados, ao passo em que as primeiras posições são ocupadas por produções que possuem uma duração média de 11 minutos.

Em vista disso, vale a pena investir em uma produção um pouco mais longa, com cerca de 10 minutos, depois disso atende às expectativas dos usuários que procuram materiais mais completos e aprofundados.

Vídeos de 2 minutos costumam ser vistos como superficiais, mas isso não quer dizer que só porque um vídeo é curto ele é ruim. Mas é fato que quando o assunto é um pouco mais extenso, fica difícil falar sobre tudo o que importa em tão pouco tempo.

Vantagens do SEO para o YouTube

Investir em SEO para o YouTube traz muitas vantagens para os negócios, como no caso de um fabricante de mantas microfibra, e dentre as que mais se destacam estão:

1 - Bom posicionamento na maior plataforma de vídeos

O YouTube possui cerca de 2,3 bilhões de usuários no mundo todo, além de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados todos os dias. Esse número impressionante mostra o quanto as pessoas procuram por materiais audiovisuais na internet.

Independentemente do tamanho do negócio ou de seu mercado de atuação, com certeza boa parte de seu público-alvo está presente nesta plataforma. Mas, para conquistar o engajamento da audiência, é fundamental estar bem posicionado.

2 - Ocupar uma boa posição no Google

Quando um fabricante de cadeira giratória escritório investe em SEO no YouTube, acaba gerando tráfego no Google.

O buscador analisa as palavras-chave presentes no vídeo publicado no YouTube para se certificar se ele é ou não uma boa resposta para a pesquisa realizada. Mas vale a pena dizer que só os vídeos mais bem ranqueados conseguem fazer isso.

3 - Integração com outros canais

O SEO para YouTube consegue aumentar o tráfego de pessoas que assistem os vídeos e, muitas vezes, o número de inscritos. Quanto mais inscritos um canal tiver, maior será a autoridade e a influência dele na internet.

Isso quer dizer que o sucesso do vídeo produzido por uma empresa de conexões pead não se limita a essa plataforma, visto que é possível integrá-la a outros canais usados pela marca, como o Facebook e o blog.

Unir essas plataformas aumenta a popularidade da marca na internet e ajuda a construir uma imagem positiva e de autoridade.

Considerações finais

O YouTube é uma plataforma que traz grandes retornos para as empresas, assim como vários outros canais usados para as estratégias de marketing digital, como é o caso do site institucional, blog, redes sociais, e-mail marketing e anúncios.

As produções audiovisuais são uma tendência para as estratégias de marketing e, por essa razão, ter uma boa presença no YouTube é muito importante para qualquer marca.

Pelo fato dos vídeos serem uma tendência, a concorrência nessa plataforma tende a aumentar. Por essa razão, é vital investir em práticas que destaquem o seu negócio, e é justamente aqui que entra o SEO.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.