marketing e tecnologia

3 dicas para integrar marketing e tecnologia no seu negócio

 

Muito se fala em marketing e tecnologia. Mas, já imaginou em integrar ambos no seu negócio?

Independente de qual for o seu segmento de atuação, seja fabricante de mangueira de incêndio, escritórios, entre outros, investir no marketing e em tecnologia é o caminho para o sucesso. Afinal, ao integrar os processos a organização obtém tomada de decisões mais assertivas, além de aumentar a competitividade no mercado.

São muitas vantagens de aproximar o marketing e tecnologia nas empresas, desde a captação de clientes com conteúdos direcionados, melhorar a experiência do cliente, acompanhar e identificar se esses resultados estão gerando retornos, e assim sucessivamente.

 E, diante das diferentes possibilidades de fazer negócio, como vender desengraxante biodegradável ou produtos sustentáveis na internet, inclusive divulgar outros tipos de serviço, a competitividade está cada vez mais acirrada. 

Logo,é possível considerar que o avanço tecnológico influenciou em gerar novas oportunidades para as empresas e na forma das pessoas se comunicarem, e hábitos de compra.

Continue a leitura e confira três dicas para integrar o marketing e a tecnologia no seu negócio!

Vantagens de integrar o marketing e a tecnologia

Integrar os setores de tecnologia e marketing oferecem vantagens e benefícios para qualquer empreendimento.

Se você atua com locação de gerador de energia e aplica estratégias de marketing na empresa, pode ter melhores resultados ao obter ferramentas tecnológicas.

Um dos principais benefícios é integrar o marketing e vendas para obter uma visão ampla de negócios e identificar melhorias. Além disso, a gestão passa a ser mais eficiente, pois os processos seguem a ordem correta. 

Uma vez que investe na integração destes setores, é possível garantir que a experiência do cliente seja positiva. Isso é possível ao permitir facilitar a interação dos usuários com a marca.


Como realizar a integração dos setores no seu negócio?

Era comum que as organizações apostassem no marketing e ter a TV, rádio e revistas como aliados. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia as empresas precisam se adaptar à era digital para atender as necessidades do público e atrair os potenciais clientes. 

Por essa razão, integrar os setores de marketing e tecnologia é fundamental para conquistar resultados a fim de manter os seus departamentos alinhados e focar na experiência do cliente.

Veja a seguir 3 dicas para realizar a integração na sua empresa!

1. Faça a avaliação da infraestrutura de cada setor

É necessário identificar quais são as ferramentas e profissionais que estão inseridos na sua empresa.

Por isso, a avaliação da infraestrutura de cada setor deve ser realizada a fim de determinar o orçamento e definir os softwares necessários para implantar as estratégias de marketing com sucesso. 


2. Contrate profissionais com perfis híbridos

Pode parecer que não determina o sucesso da integração do marketing e tecnologia. Mas acredite: contar com profissionais que entendam de tecnologia e saiba lidar com dados e análises, permite integrar de modo eficaz.

Ou seja, colaboradores que entendem das duas áreas são fundamentais para integrar a tecnologia e o marketing.


3. Alinhe os KPIs (Indicadores-chave de desempenho)

Por fim, mas não menos importante, é a definição dos KPIs, que nada mais nada menos é definido por indicadores-chave de desempenho.

Nesse sentido, alinhar os KPIs permite que o planejamento seja realizado em conjunto para que haja parceria entre todos os membros das equipes. Ou seja, precisam estar juntos no planejamento, visto que todos terão a mesma noção sobre os resultados desejados, além das métricas de desempenho.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe o post nas suas redes sociais!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.