Marketing financeiro

Marketing financeiro: saiba como usar estratégias atuais nesse segmento

Para cada segmento produtivo, há uma forma de se fazer uma campanha publicitária, e o Marketing Financeiro pode ser direcionado a um público interessante e conectado com as novas tecnologias.

O setor financeiro está se modificando à vista do mercado consumidor, com diversos bancos digitais oferecendo contas e cartões de crédito para atender o maior número de pessoas.

São alternativas digitais que conversam com uma geração que nasceu em meio à evolução tecnológica e, por isso mesmo, passam a tratar a moeda em linguagem binária para diferentes transações bancárias, entre as quais:

  • Atividades financeiras;
  • Empréstimo de capital;
  • Pagamento de conta;
  • Valorização de investimentos.

Empresas que nasceram como fintechs (Financial Technology) se espalham por todos os cantos do mundo. Elas colocam em prática facilidades relacionadas a serviços e produtos provenientes do mercado financeiro.

São serviços que ocorrem em programas digitais, alterando de forma permanente o paradigma que antes estava sendo trabalhado de forma exclusiva por poucas bandeiras financeiras e bancos seculares.

Dessa forma, a linguagem para conversar com esse público precisa se adequar a essa nova realidade. 

O marketing financeiro é essencial para a captação de novos clientes, com estratégias que reforçam a marca no mercado e reúne o máximo de clientes plugados com a modernidade.

Atendimento ao cliente passa longe de burocracia

A criação das fintechs tem movimentado o setor financeiro, principalmente as agências bancárias que estão procurando se ajustar às novas modalidades de negócios que a tecnologia disponível tem proporcionado para os clientes.

Ainda é interessante distribuir brindes personalizados para empresas, como calendários, agendas, canetas e blocos de anotações. Mais ainda, as pessoas demandam por serviços de qualidade, que tenham um atendimento apropriado e livre de burocracia.

Essas bases podem ser empregadas pelas fintechs, e utilizadas no marketing financeiro, como uma forma de atrair os clientes demonstrando o quão fácil pode ser a aquisição de um cartão de crédito ou a abertura de uma conta bancária digital.

Seguindo a tendência tecnológica reforçada pela nova realidade social, as instituições financeiras oferecem um aplicativo que tem como principal meta proporcionar a melhor experiência ao usuário nos processos de venda e compra.

Dessa forma é possível realizar diversos serviços, como transações bancárias, pagamentos de boletos, transferência de dinheiro para outras contas, além de manter um canal contínuo de atendimento ao cliente.

Essa proposta deve ser explorada dentro do marketing financeiro de maneira ampla, com apontamentos aos diferenciais entre as empresas concorrentes. 

Portanto, é preciso desenvolver um planejamento para a campanha de marketing que seja completa e efetiva, de modo a atrair os potenciais clientes.

As especificações técnicas do aplicativo, por exemplo, podem ser apresentadas de forma compreensível, por meio de ferramentas utilizadas pela própria comunicação, como um todo.

Isso é, podem ser apresentados vídeos institucionais, artigos assinados por economistas, ou mesmo podcasts que podem ser baixados e ouvidos no momento mais oportuno pelo cliente.

A divulgação da empresa pode ser descolada, com uma linguagem jovial e atraente, com descontração e afinidade com o público-alvo. 

Contudo, isso não significa ficar preso a uma faixa etária específica, mas utilizar uma linguagem que possa ser compreendida de forma simplificada por diferentes segmentos.

Mesmo já estando no mercado financeiro há tanto tempo está se reinventando, é crucial compreender que os tempos atuais exigem estratégias de marketing que estejam relacionados à modernidade e às facilidades que a tecnologia oferece.

Estratégia de inbound marketing atrai clientes

A grande questão para as fintechs, e também para as instituições financeiras que estão devidamente instaladas, é: como atrair um público que tem diversas escolhas sendo oferecidas diariamente?

Essa resposta pode ser ampla, e envolver diversos setores institucionais da economia e do trato com o dinheiro. Contudo, é preciso focar no marketing financeiro, e como ele pode fazer a diferença na escolha final por parte do cliente, ampliando as oportunidades.

Uma fintech que oferece serviços diversos, como empréstimo INSS simulação de consórcio ou financiamento imobiliário, deve apresentar isso de forma clara e sem qualquer tipo de enrolação.

Muitas pessoas são leigas quanto ao trato com o dinheiro, dado que as escolas não promovem uma educação financeira para os jovens. 

Por isso muitos vão aprender sobre como trabalhar com capital financeiro apenas após o primeiro emprego e isso, a princípio, pode ser complicado.

Sendo assim, cabe às instituições financeiras, tradicionais e tecnológicas, oferecer serviços facilitados para que qualquer pessoa possa trabalhar o dinheiro de maneira honesta, com reservas e investimentos que podem ser benéficos para ambos os lados além de proporcionar formas de aprendizado. 

Para atrair esses novos clientes, e mesmo aqueles que mantêm uma conta em um banco tradicional, é preciso colocar em prática o inbound marketing, ou seja, jogar iscas para que o lead possa conhecer o que essas empresas têm a oferecer.

A produção de conteúdos interessantes em sites corporativos, divulgação de textos em blogs empresariais e a constante presença de postagens nas redes sociais pode ser uma maneira de fisgar quem se interessa em abrir uma nova conta bancária ou adquirir um cartão de crédito.

Invista em marketing de conteúdo para descomplicar

Nesse momento entra o desenvolvimento do marketing de conteúdo, tornando possível apresentar o funcionamento do aplicativo, as possibilidades de rendimento dentro de programas financeiros e a segurança proporcionada pela tecnologia empregada nas transações bancárias disponíveis.

Toda pessoa precisa ter confiança em manter um investimento em uma instituição financeira. Isso pode ser demonstrado a partir de artigos e textos produzidos de forma direcionada, para acalmar os clientes e garantir a manutenção da conta no banco digital e mais segurança a longo prazo.

Além de pessoas físicas, essas fintechs também atendem a pessoas jurídicas, ou seja, é possível constituir um capital financeiro para financiamento de máquinas e equipamentos que ajudam no crescimento empresarial.

Caso uma empresa que trabalha com aluguel de impressoras preço de investimento em novos periféricos para locação pode ser calculado dentro do aplicativo, e se for possível, até mesmo ser aprovado, sem qualquer burocracia. 

Essa possibilidade depende de diversos fatores, inclusive da situação em que a empresa atua no mercado. Assim como se encontra referente às condições financeiras perante instituições que realizam análise de crédito e proporcionam apoio a empreendedores.

Por isso o marketing financeiro deve deixar claro sobre os serviços oferecidos, e as limitações que podem ser encaradas em momentos específicos. 

Aliás, é preciso manter os canais de comunicação ativos, para que haja humanização no atendimento e para que o cliente não se sinta parte de uma instituição automatizada ou robótica.

Alguma essência do atendimento tradicional precisa ser colocada em prática pois, se funciona até então, deve ter continuidade, mesmo utilizando ferramentas digitais. 

A ideia é sempre descomplicar, e o marketing de conteúdo pode ser aplicado exatamente nesse modelo de comunicação.

Demonstre boas práticas para se tornar referência

O benchmarking deve ser colocado em prática em momentos oportunos, para identificar junto ao mercado inserido como estão funcionando as próprias estratégias, assim como anda o comportamento da concorrência. 

As boas práticas podem ser copiadas, pois elas transformam o setor de serviços para melhor, em todos os sentidos. 

Mesmo a mensuração da campanha de marketing pode apontar caminhos que não foram observados anteriormente, ou ajustar as ferramentas e estratégias implementadas.

Para cada cliente o atendimento pode ser personalizado, proporcionando um ambiente agradável, mesmo que de modo virtual, mas com segurança e compreensão no que for necessário. 

Quando uma loja de tecido para patchwork desenvolve o planejamento de expansão, além do escritório de contabilidade para identificar as possibilidades de crescimento, o sistema bancário pode ser essencial nesse momento.

A compra de novos materiais para instalação da loja, a reforma de um prédio, o adiantamento do aluguel do estabelecimento comercial e a folha de pagamento para novos funcionários pode precisar de um reforço financeiro.

Tudo isso pode ser proporcionado por uma fintech, e o marketing pode demonstrar isso em peças publicitárias voltadas para esse público, encaminhando e-mail marketing de maneira periódica, até que chegue a hora da prestação do serviço.

Conclusão

O mundo financeiro está se adaptando aos novos tempos, em que as fintechs ocupam espaços antes permitidos a instituições sólidas e devidamente constituídas. 

A maneira de se trabalhar o capital financeiro se transformou com a evolução tecnológica presente no dia a dia da sociedade. 

Da mesma forma que a transformação está ocorrendo no mercado financeiro, o marketing segmentado para esse público passou a adotar técnicas modernas de comunicação para alcançar novos públicos e trazer mais democratização ao setor. 

Tudo isso para conversar com esse público engajado e presente nas redes sociais e demais ferramentas tecnológicas que estão acessíveis em todos os espaços. 

A ideia principal, enfim, é manter todos os canais de comunicação completamente atualizados, promovendo uma abordagem a um público exigente, diversificado, e que entende as reais necessidades de consumo, principalmente quando se trata de dinheiro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.