Com a ascensão dos tokens NFT (Non-Fungible Tokens) na indústria de jogos digitais, uma nova geração de marketing está sendo criada. Esse é um assunto que precisa ser discutido e analisado com mais atenção, já que os tokens NFTs têm o potencial de mudar completamente as relações entre consumidor e empresa.
Há um grande potencial para o marketing no mundo dos NFTs. Por ser um tema bastante complexo, destrinchamos de uma forma mais simples para você entender como esse conceito se relaciona com o marketing digital. Bateu a curiosidade? Então continue a leitura!
O que é NFT?
Nos últimos meses, a sigla NFT é cada vez mais comentada na internet. O conceito de fato ainda é bastante nebuloso para a maioria das pessoas.
NFT significa token não fungível. De uma forma mais simples, um NFT é um ativo digital exclusivo que não pode ser replicado. Esses tokens são usados para representar e rastrear vários ativos digitais ou virtuais, como artigos de arte ou itens de jogos.
Por conta da sua singularidade, os NFTs possuem um valor significativo para os colecionadores e são conhecidas por serem vendidas por milhares de dólares. Complicado? Vamos pensar em músicas. Quantas músicas do Frank Sinatra valem uma música dos Beatles? Não existe como fazer essa relação, não é mesmo? Cada música é um artigo único e insubstituível. Mas quando falamos de uma nota de R$20 reais, é possível trocá-la por duas de R$10 sem perder o valor porque elas são fungíveis.
Esses códigos eletrônicos são registrados pelo sistema blockchain, que é um banco de dados descentralizado armazena informações transacionais de forma criptografada e à prova de adulteração.
A razão pela qual os NFTs são tão populares é porque eles permitem que os usuários interajam com objetos virtuais de uma nova maneira. Por exemplo, você pode possuir uma espada à qual ninguém mais tem acesso dentro de um jogo. Isso torna a experiência de jogo muito mais exclusiva e imersiva.
Vale lembrar que também existem tokens fungíveis. As criptomoedas são um bom exemplo, já que podem ser intercambiadas em algum tipo de transação. Essas também utilizam a tecnologia blockchain para todas as suas operações.
Qual a relação dos NFTs com o marketing?
A relação dos NFTs com o marketing digital ainda é difusa, mas já é possível identificar algumas oportunidades valiosas. Os são ativos digitais que possuem valor único e podem ser negociados em plataformas descentralizadas. Eles diferem dos ativos digitais tradicionais, pois não podem ser divididos em unidades idênticas. Isso os torna mais parecidos com bens físicos e abre novas possibilidades para seu uso no marketing.
Enquanto a internet é bombardeada com produção de conteúdo em excesso, os tokens não fungíveis oferecem três vantagens bastante claras. A primeira é a geração de valor, porque a exclusividade e a escassez dos ativos digitais é o que os torna tão atrativos. A segunda é o fortalecimento das relações entre consumidor e empresa, com a consolidação dos defensores da marca. E a terceira é a personalização, que é o que abre portas para a criatividade sem limites.
Desse modo, os NFTs podem ser usados como recompensas por programas de fidelidade de clientes, por exemplo, ou como forma de aumentar o engajamento com uma marca. Eles também podem ser usados para criar mercados online para produtos raros e únicos, gerando o gatilho da exclusividade.
Conheça as aplicações de inteligência artificial no marketing.
Oportunidades dos NFT para o marketing digital
É preciso ficar atento para novas oportunidades de fazer a sua empresa brilhar. Apontamos algumas possibilidades interessantes para o marketing digital aproveitar os NFTs em quatro setores diferentes de mercado. Confira a seguir:
1. Automotivo
Já imaginou entrar em testes imersivos para experimentar novas tecnologias? Essa é a grande oportunidade para o setor automotivo aproveitar os NFTs. Com a geração de tokens para experiências especiais, consumidores têm a chance de testar tecnologias que ainda não chegaram ao mercado popular. Carros tão potentes quanto veículos militares, direção 100% autônoma e motores abastecidos com água são apenas alguns dos recursos que muitos motoristas gostariam de testar.
Saiba como não depender de sites de classificados para venda de veículos.
2. Entretenimento
O setor do entretenimento é possivelmente um dos mais promissores para o marketing de NFTs. Os itens colecionáveis fazem parte da cultura popular em diversos países desde que o mundo existe. Portanto, a oportunidade aqui é oferecer produtos personalizados de entretenimento e otimizar a experiência do cliente.
Atualmente, os grandes eventos estão apostando nos NFTs como estratégia de branding, oferecendo versões digitais de ingressos, tokens com benefícios exclusivos e brindes.
3. Vestuário
No setor de vestuário, é possível trabalhar o físico e o digital de forma integrada. Grandes marcas já estão lançando NFTs que permitem ao consumidor acessar coleções únicas e exclusivas. Além disso, marcas rivais podem se juntar para criar peças inéditas que jamais entrariam no mercado convencional.
4. Hotelaria
Oferecer uma experiência diferenciada é fundamental para atrair clientes para seu hotel ou pousada. Afinal, existem muitos concorrentes no mercado, além dos sites que permitem alugar diretamente com o proprietário. Por isso, há uma boa oportunidade de oferecer NFTs para passeios e benefícios exclusivos. Não precisa ser nada grandioso, pode ser um café da manhã continental, acesso a serviços não descritos na cartilha ou até ingressos para experiências locais únicas.
Compreender a evolução do marketing em meio às transformações digitais é fundamental para saber criar boas estratégias. Quem não sai do lugar perde o protagonismo no mercado! Para ajudar você a entender melhor, a Formigueiro Criativo desenvolveu um guia exclusivo sobre as cinco fases do marketing, identificadas por Philip Kotler. Baixe grátis: a evolução do marketing do 1.0 ao 5.0.