marketing moderno

Entenda a importância do marketing moderno

O marketing moderno é formado por várias estratégias que acontecem nas redes sociais e na internet como um todo. Ele possui ferramentas de análise e monitoramento que mudaram a maneira como as empresas divulgam produtos e serviços.

Antigamente, as vendas eram responsáveis por boa parte do processo de compra dentro da organização, mas, hoje em dia, o consumidor moderno assumiu uma postura mais ativa e controla o processo de marketing moderno.

A organização pode guiá-lo por determinado caminho, de modo que seja interessante para ela e ao mesmo tempo consiga amadurecer o cliente, até que ele finalmente esteja pronto para comprar.

Por essa razão, atualmente, o grande responsável pelo processo de compra de uma empresa é o marketing, e a venda começa por meio de conteúdos esclarecedores, capazes de gerar engajamento e reconstruir uma relação positiva com as pessoas.

Ao mesmo tempo, essas estratégias vão auxiliar os vendedores para que sejam capazes de fechar bons negócios com mais facilidade.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e esclarecer todas as suas dúvidas, neste artigo, vamos explicar quais são os 4 pilares do marketing moderno, falar um pouco sobre sua importância e as vantagens trazidas por ele.

Pilares do marketing moderno

Quando se fala em marketing moderno, automaticamente as pessoas pensam em marketing digital. Embora essa linha de raciocínio esteja correta, o ideal é pensar nesse tipo de marketing como uma estratégia focada no cliente.

Ao contrário do que acontecia antigamente, o foco não é apenas vender, mas atender as necessidades das pessoas e trazer soluções para elas. Por isso, ao fazer marketing moderno, uma churrascaria entrega a domicílio se baseia nos seguintes pilares:

Conhecer a linguagem corporal digital das pessoas

Em primeiro lugar, é fundamental saber quem são os clientes e o que essas pessoas fazem, além de descobrir em quem elas confiam e o que procuram no site da marca.

Linhas gerais, a organização precisa entender como os consumidores interagem com seus conteúdos, monitorar o engajamento e buscar descobrir suas motivações e necessidades.

É assim que o negócio será capaz de fazer a coisa certa e falar o que precisa e da maneira correta com as pessoas. Também é fundamental descobrir o que influencia esses indivíduos, pois assim a comunicação vai atrair clientes fiéis.

É móvel e social

O marketing moderno precisa ser móvel e social, tendo em vista a facilidade em obter dados dos usuários nas redes sociais e por conta da expansão do uso de dispositivos móveis.

A quantidade de pessoas que querem ter acesso a ofertas e conteúdos valiosos é cada vez maior, e elas buscam essas informações em canais de mídia digital.

Quem faz negócio com um fabricante de barra roscada m20 quer compartilhar com os amigos e outras pessoas de seu convívio social.

Assim sendo, se você quer que suas estratégias de marketing sejam um sucesso, precisa disponibilizar o conteúdo em um formato mais acessível, principalmente para os dispositivos móveis, facilitando o compartilhamento social.

Aplicativos integrados

Os aplicativos também estão mudando a maneira como as pessoas interagem com o mundo e com as empresas, e as marcas podem segmentar melhor seus clientes e potenciais clientes.

Entretanto, existem alguns aplicativos que vivem praticamente isolados, o que aumenta a necessidade de padronização. Com isso, fica mais fácil para que eles se integrem e se conectem uns com os outros.

União com o setor de vendas

Por fim, é importante dizer que existe uma união entre o setor de vendas e marketing, e eles precisam funcionar de maneira alinhada para que possam se voltar para os mesmos objetivos.

A organização deve determinar a contribuição de cada um e de que maneira eles vão buscar os propósitos da companhia. De modo geral, a equipe de marketing de uma empresa de barril de chopp original deve ajudar o setor de vendas a fechar negócios.

Este departamento é responsável por encaminhar leads qualificados, fornecer perfis completos sobre os interesses dessas pessoas e ajudar o time comercial a engajar os lados com os conteúdos pertinentes.

Importância do marketing moderno

Para compreender a importância do marketing moderno, primeiro é necessário saber qual é a definição de marketing.

De acordo com Philip Kotler, o marketing é um processo social o que garante que indivíduos ou grupos obtenham o que precisam, por meio da criação de produtos, bem como a oferta e a troca deles.

Com base nessa definição, podemos entender por que o marketing ganha cada vez mais espaço e importância dentro das empresas.

Ele concentra a inteligência competitiva e estratégica da organização, analisa o mercado, ajuda a elaborar estratégias e permite que a empresa atenda às necessidades de seus clientes.

Por meio dele, um fabricante de suspensão a ar carro consegue, dentre outras possibilidades, realizar diversas ações, como:

  • Crescer;
  • Fidelizar clientes;
  • Aumentar a rentabilidade;
  • Melhorar sua imagem.

Isso é possível porque o marketing moderno direciona a companhia em suas análises e pesquisas, de modo que seja capaz de oferecer produtos e serviços ideais para o mercado em que atua.

Não se trata apenas de vendas ou propaganda, pois tanto um quanto outro fazem parte do marketing. Assim sendo, é correto afirmar que o marketing é um estudo aprofundado do mercado e assim consegue fazer as empresas alcançarem seus objetivos.

Vantagens do marketing moderno

O marketing moderno traz muitas vantagens para as empresas e para os consumidores, e dentre as que mais se destacam estão:

Clientes mais fiéis

A primeira grande vantagem é a possibilidade de fidelizar clientes, pois quanto mais contato com o diferentes estratégias de branding o consumidor tiver, maiores serão as chances de escolher o seu negócio no momento da compra.

Mas um fabricante de piano branco de cauda precisa manter o padrão de qualidade entre as estratégias de marketing e o produto que oferece para os consumidores.

Se a corporação não consegue equilibrar esses dois aspectos, acaba frustrando as expectativas dos clientes. Para lidar com isso, o varejo online estipula prazos maiores para a entrega dos produtos e com isso não decepcionar as pessoas.

Receber feedback dos clientes

Se as métricas estão alinhadas com as expectativas dos consumidores e com as ofertas, fica muito mais fácil aproveitar o investimento e garantir uma boa experiência para os compradores.

Eventos e campanhas são excelentes oportunidades para ter contato direto e as métricas podem ajudar as campanhas de e marketing, assim como para elaborar uma estratégia mais inteligente.

Experiências marcantes

Algo que toda empresa deseja fazer, como no caso de um fabricante de corrimão de ferro para escada caracol, é melhorar a experiência dos clientes.

Entre as possibilidades mais exploradas nas estratégias de marketing moderno está a criação de campanhas que vão além dos espaços habituais de vendas e que reforçam a presença da marca nos canais usados pelo público.

Alguns profissionais do setor consideram essa prática como marketing de guerrilha, uma estratégia que utiliza algo impactante para chamar a atenção das pessoas e gerar um sentimento mais forte no público.

Só que ao contrário do que acontece no marketing de guerrilha, o propósito do marketing moderno não é tornar a marca extremamente chamativa.

Na verdade, o propósito é fazer com que um fabricante de caldeirão industrial 200 litros aparenta ser o mais natural possível, além de multilateral.

Trata-se de uma prática que também pode ser aplicada no dia a dia do negócio, a exemplo de investimentos em confortos e outros diferenciais dentro das lojas, como no caso de aromas específicos, criação de identidade visual e embalagens diferenciadas.

Gera identificação com a marca

Quanto a imagem da empresa se apresenta fora do cenário típico de atuação, ou seja, vai além do ponto de vendas e canais digitais tradicionais, é possível reforçar o reconhecimento.

É uma forma de aumentar a cessação de presença e fazer com que a companhia esteja presente no dia a dia dos consumidores muito além do momento de compra.

Se uma loja de forro mineral 1250x625 atua no meio online, pode investir em algumas estratégias offline. O objetivo é fazer com que o cliente saia da zona de conforto e tenha experiências diferentes com a marca.

Considerações finais

O marketing moderno traz muitas estratégias que trabalham a presença da marca e a construção de uma imagem positiva perante os consumidores, tendo como foco o desejo e as necessidades dos clientes.

Colocar em prática é fundamental para qualquer empresa que queira crescer e acompanhar as tendências do mercado, conquistando cada vez mais espaço entre as pessoas que pertencem ao seu público.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o assunto e quais são os pilares que sustentam essa prática que veio para ficar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.