press kit

Por que desenvolver um press kit?

O Press kit é uma das ferramentas aliadas de qualquer organizador de eventos. Além de trazer informações precisas sobre a novidade que uma empresa está oferecendo, consegue trabalhar de forma ágil e congruente toda comunicação e identidade de determinada ação.

Por exemplo, no meio do lançamento de um novo produto, uma marca de bateria de 50 amp propõe para convidados que ainda estarão na ocasião uma prévia do que vai acontecer.

Isso se dá por meio de uma comunicação, explicando a ocasião, e também alguma lembrancinha ou objetivo que incentive a criatividade para entender o que está por vir.

No artigo a seguir vamos entender mais sobre o que é um press kit, quais as vantagens que ele oferece e de que forma é possível começar a montá-lo.

O que é um press kit?

O press kit nada mais é do que um lembrete de um evento, seja uma inauguração, um lançamento ou a oferta de um novo produto feito por uma empresa, a partir de explicações e objetivos que possam simbolizar essa nova situação, atraindo pessoas chaves.

Por exemplo, uma empresa de moda pode mandar um press kit para influenciadores do ramo da moda, que melhor se adequa às clientes ideias da empresa em uma cidade.

Dessa forma, as influenciadores recebem uma peça de roupa ou até mesmo um acessório, além de um release, comunicação em texto conhecida na área de assessoria de imprensa como uma prévia do que vai acontecer, discorrendo sobre todas as informações possíveis.

A incorporação de informação em meio a um objetivo símbolo da ocasião é essencial para fazer com que a empresa marque presença e se promova antes do acontecimento.

Quais as vantagens que ele oferece?

A seguir, vamos entender algumas das principais vantagens para quem aposta em um press kit, podendo ser uma ótima forma de antecipar um evento importante:

  1. Privilegia a informação correta

O press kit consegue proporcionar a quem recebe as informações sobre um lançamento ou evento a oportunidade de ter em mãos informações corretas, sem nenhum repasse por intermédios, algo interessante para pessoas da imprensa e até influenciadores.

Isso porque geralmente as pessoas escolhidas para receber esse kit dispõe de importância à marca, de modo que possam fazer com que outras estejam igualmente convencidas.

Neste sentido, a empresa tem amplo controle do que oferece dentro de um press kit, estando a par das melhores comunicações, os dados que podem ressaltar a importância de uma higienização ar condicionado split  que será lançado, dentre outros pontos.

  1. Garante uma movimentação orgânica

Não é à toa que os press kits são aqueles mais esperados antes de uma grande festa. 

Por meio desse agrado, dado a pessoas interessantes para uma empresa, como o público, parceiros e até mesmo à imprensa, fica fácil gerar uma movimentação prévia orgânica.

Sendo assim, em meio ao lançamento de cortinas e persianas em um evento de uma loja de decoração, o press kit faz com que haja uma antecedência na promoção do acontecimento.

Isso garante não apenas olhos atentos para o evento ou lançamento que está por vir, mas sobretudo, atua fazendo uma movimentação eficaz em meio ao público comprador, que sempre está esperando saber mais sobre o que a marca terá a oferecer mais à frente.

  1. Acelera a experiência positiva

Como visto acima, muitas das vezes o press kit entrega aos seus receptores algumas dicas daquela que será a experiência principal em uma oportunidade de lançamento de uma empresa, como o caso da inauguração de oficina mecânica com pequenos pneus.

Dessa maneira o público que ainda vai comparecer no local já pode ter a prova, por meio desse objeto que simboliza o tema do encontro, tudo aquilo que a ocasião vai proporcionar.

Assim, em meio à conquista do cliente, e principalmente por meio do envolvimento deste com a experiência que ainda vai acontecer, existem muito mais chances das expectativas serem cumpridas, e que a empresa atinja aquilo que desejava com o evento.

  1. Agrega identidade ao evento/produto

Como visto acima, entendemos que quase sempre o tema da festa acaba vindo dentro de um press kit, por uma caracterização que vá lembrar o que será visto na ocasião. 

Dessa forma, existe então a criação de uma identidade e uma continuação desta no evento.

Em meio a um exemplo prático podemos trazer o lançamento de uma loja de materiais de construção, evento fechado para profissionais do ramo e clientes especiais da empresa.

Para atrelar o kit ao evento e trazer um pouco do que será a festividade, o presskit pode começar a iniciar toda a identidade da ocasião, por meio de objetos como martelete rompedor e outras formas criativas de dar pistas sobre tudo o que estará por vir. 

  1. Apresenta o profissionalismo da empresa

Além de cumprir com perfeição o trabalho em pontos que valem a pena em meio a um evento, como o conceito da ocasião, o press kit também consegue informar, apenas por meio de sua realização, o quão profissional é a empresa que está promovendo algo.

Não é qualquer negócio que se preocupa em proporcionar para seus clientes e até mesmo para intermediadores de informações tudo o que o evento trará antes mesmo de acontecer.

Dessa forma, aquelas marcas de uniforme hospitalar que pensam em todas as questões que envolvem a concepção e criação da ideia de um press kit conseguem sair na frente, conquistando as pessoas antes mesmo de algum tipo de apresentação oficial.

As melhores formas de utilizar esse recurso

Agora que você já sabe mais sobre o que é um press kit, entenda de que forma é possível utilizar esse recurso da melhor forma possível, oferecendo às pessoas que o receberem a melhor experiência pré-evento.

Faça um planejamento prévio

Nada pode dar certo sem um bom planejamento. Isso porque, em meio a criação de um press kit muitas coisas estão envolvidas, sendo uma delas a precisão do que este presente antes de um evento pode ter dentro de uma estratégia de conquista do cliente da marca.

E além do próprio envio do presente à lista de relacionados existe a preparação para a compra de todos os itens que o integram, bem como a organização destes para envio.

Neste sentido, estão envolvidos ainda os contratos de serviço de motoboy 24 horas, a ligação para confirmação de recebimento, e em muitos dos casos, toda a preparação para o evento ou para o lançamento de um produto ou serviço que será realizado.

Pense na melhor forma de comunicar

Os releases que fazem parte de um press kit são comunicações que permitem ao leitor um entendimento total sobre o assunto que está sendo tratado, fazendo com que nenhuma dúvida ou até mesmo um ruído dentro da própria informação apareçam e causem danos.

Neste sentido, é necessário trabalhar de forma metódica e bem organizada em todo o que será dito dentro da comunicação, em especial aquela que apresenta o lançamento.

Assim, nada melhor para empresa de estante porta pallet do que alinhar bem os releases com o que as equipes principais da empresa determinam, procurando verificar, checar informações e não hesitar em corrigir algo, antes que tudo seja enviado.

Seja inovador e criativo

Os press kits que chamam atenção e causam atenção máxima ao acontecimento são aqueles que prezam pela inovação e pelo ineditismo, com ideias criativas que chama a pessoa que recebeu a comunicação para o evento ou lançamento de algo da companhia.

Neste sentido, procure sempre por opções de press kits que tenham formatos diferentes, contando sempre com a proposta do evento, mas entregando originalidade acima de tudo.

Entenda o que o seu público deseja

Saber o que você deve colocar dentro de um press kit está totalmente atrelado ao que o seu público pretende receber. 

Afinal, será ele que de fato vai se interessar em receber a prévia de uma grande celebração de lançamento de um produto ou serviço da marca.

Por exemplo, em relação aos influenciadores que vão abrir o press kit, escolha a partir de:

  • Nicho de atuação;
  • Sexo;
  • Idade;
  • Número de seguidores.

Essa vai ser uma forma muito mais prática de chegar ao seu cliente, fazendo todo o trabalho do evento e do investimento no press kit valer a pena.

Considerações finais 

O press kit é uma forma eficaz, criativa e inteligente de antecipar as experiências em meio a novidades de uma empresa, ainda mais em relação à promoção de um novo produto ou em meio a um evento importante, onde se mostra algo inédito.

Por meio de uma boa comunicação em release e objetivos escolhidos exclusivamente, a pessoa que receber esse kit concede ter uma imersão interessante na ocasião.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.