Comunicação Integrada

Comunicação Integrada: saiba o que é e as suas vantagens

Sabe aquela campanha comunicacional que marcas grandes fazem e logo todo mundo começa a falar sobre? Independentemente do objetivo final ou do produto/serviço oferecido, é possível que a empresa tenha usado técnicas de comunicação integrada.

Inclusive, essas campanhas não necessariamente são realizadas apenas em um meio de comunicação. Geralmente são vistas peças e partes da ideia central em redes sociais, sites, e-mail marketing, televisão e muitos outros meios.

A estratégia de usar múltiplas plataformas para comunicar uma ideia unitária é a base da comunicação integrada, que além de implementar melhorias evidentes no marketing de uma empresa, também possibilita uma maior união entre colaboradores de comunicação.

Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?

Saiba o que é uma comunicação integrada

De acordo com o conceito ensinado e disseminado por especialistas, comunicação integrada nada mais é do que um planejamento e análise mais aprofundado sobre quais os melhores caminhos de divulgação de uma ideia em canais de comunicação.

Essa ideia reflete também uma maior oportunidade para que profissionais da comunicação conversem entre si e em seguida com o público-alvo, induzindo não apenas um propósito eventual da marca, mas também uma cultura, que é atingida por todos de maneira unitária.

Por exemplo, há alguns anos, um colégio infantil particular tinha o costume de divulgar a abertura de novas matrículas apenas por meio de jornais, rádios e emissoras de televisão, geralmente replicando uma mesma campanha produzida.

No entanto, com o surgimento de novos tipos de mídias, como sites, blogs, redes sociais e aplicativos de mensagens, novas formas de comunicação foram implementadas, por exemplo, os canais para disseminação, algo que precisou ser estudado e analisado.

Essa análise aconteceu porque cada nova forma de comunicação possibilita novas formas de receber a mensagem, além de ferramentas até então inéditas, como respostas imediatas, interação maior com o público e mais recursos visuais.

A possibilidade de novas oportunidades, talvez até mais enfáticas, em atrair clientes por meio de um propósito transformado em comunicação, tornou-se mais uma ferramenta.

E a integração de todas as mídias, tanto novas quanto as tradicionais, fez surgir um trabalho a mais, que é justamente saber como utilizá-las para passar uma mesma mensagem, de forma homogênea e com o mínimo de erros.

Digamos que, na nova campanha de volta às aulas da escola do exemplo anterior, um possível cliente pergunte, por meio das redes sociais, sobre informações de novas turmas de pré escola 3 anos.

No atendimento, algumas das pessoas responsáveis pela resposta ao público acabam agindo de forma ríspida com o cliente, que logo procura ligar para a escola pelo número presente no site da empresa.

Ao falar com um responsável sobre informações, um funcionário tira as dúvidas do possível cliente, agregando ainda informações como berçário e educação infantil.

Embora a dúvida tenha sido retirada, o cliente notou que houve uma diferença da ideia que a escola transmite em todos os seus canais: a total disposição para atender os clientes. 

Isso é o principal fator a ser evitado em uma comunicação integrada, pois a ideia principal é dispor de uma única identidade, independentemente dos meios de comunicação onde a proposta de uma empresa é repassada.

Objetivos e resultados da comunicação integrada

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre essa estratégia comunicacional, que tal entender melhor os reais objetivos dela, bem como os motivos que a fazem tão popular entre profissionais, e alguns resultados notados por quem já fez comunicação integrada?

Marca com consistência

Um dos principais objetivos em utilizar uma estratégia de comunicação integrada é propor uma maior consistência à marca, e consequentemente à sua comunicação.

Por exemplo, uma empresa que foca em fornecer um serviço de aula inglês infantil deve estar atento tanto à linguagem como à forma de passar a mensagem certa, neste caso, focando sempre em ser informal, divertido e compromissado com os pais e responsáveis.

É preciso pensar no público-alvo e na ideia central de uma comunicação, para aí sim, com a ajuda de profissionais como publicitários, jornalistas, relações-públicas e de marketing, uma ideia seja criada e repassada de maneira igual a todos os canais de comunicação.

É importante ter uma orientação geral entre os profissionais envolvidos no processo, para que informações de referência e, até mesmo, a maneira de falar com os clientes seja a mesma, independentemente de onde for a fonte de informação.

Trabalhar a continuidade da comunicação

Digamos que uma empresa está trabalhando no lançamento de uma campanha com o foco de conseguir mais alunos em uma aula de natação para iniciantes.  

O intuito é conseguir mais clientes para experimentarem gratuitamente o serviço, conduzindo essas pessoas para que virem possíveis clientes da empresa.

Após o trabalho de estratégia de comunicação referente às ideias da companhia, como imagens, textos e canais mais corretos para atração, a empresa para de tocar no assunto. Depois da divulgação, a campanha simplesmente para de ser divulgada.

Esse exemplo é uma ocasião onde não foi cumprido um objetivo da comunicação integrada, afinal um dos papéis dessa estratégia é fixar um conceito aos clientes, usando todas as ferramentas possíveis. 

No caso exemplificado poderia ter sido programada uma estratégia de envio de e-mails via plataformas onlines de disparo, uma ferramenta essencial para dar continuidade em uma ideia e conversar com o cliente de forma mais próxima.

A narrativa nesse canal de comunicação, dentro de uma estratégia de comunicação integrada, segue a mesma ideia de um anúncio na televisão, por exemplo, contando algo em um banner horizontal, com unidade e um mesmo pensamento que o roteiro de TV.

Essa aplicação é um dos principais trabalhos nesse caso, pois consegue complementar outras comunicações, conseguindo falar com públicos que nem mesmo foram atingidos.

Conexão entre os canais

Na comunicação integrada, vários profissionais se unem para erguer uma comunicação geral, baseada, como comentado anteriormente, na unidade e continuidade de uma comunicação. 

Em outras palavras, é como se a partir da criação de uma campanha, ela tivesse que ser cada vez mais conduzida, chegando nos lugares desejados e naqueles não esperados.

Esse trabalho é milimetricamente pensado para atingir um objetivo final, que é uma maior absorção da informação, que vai possibilitar uma maior vantagem de compra de produto.

Por isso a complementação dos canais é um dos objetivos principais. É com essa prática que, por exemplo, um cliente sairá de uma comunicação firmada por meio de um cartão de visita colorido e chegará no site da marca, podendo ser atingido por outros serviços.

Essa é a base dessa comunicação, pois integra todas as plataformas possíveis, sejam online ou offline, como no caso de objetivos físicos. 

Além disso, é um ponto essencial para pensar em uma melhor experiência para os usuários. Uma boa ideia é usar impressora de etiqueta colorida, criar um QR code e possibilitar uma ida rápida do cliente até uma rede social da empresa.

E seguindo os três principais objetivos dissertados, é possível chegar nos seguintes resultados essenciais para a estabilidade ou crescimento de uma marca:

  • Interação entre equipes;
  • Fortalecimento da marca;
  • Economia em divulgação;
  • Aumento das vendas.

Em um viés analítico comercial, os resultados trazem efeitos importantes para empresa, algo que muitas vezes não acaba sendo realizado em trabalhos de comunicação rotineiros ou até mesmo em grandes estratégias de marketing.

Entenda como aplicar na sua empresa

Conhecendo melhor os objetivos da comunicação integrada, os efeitos dela dentro e fora da empresa e seus resultados de forte relevância, que tal começar a implementar já essa estratégia no seu negócio?

A primeira coisa a ser pensada é no seu público-alvo. A partir dessa definição, as melhores estratégias e ideias de sugestão de vendas serão criadas em conjunto. Essa parte é essencial para captar o real propósito e identidade da marca.

Em seguida, procure planejar bem as estratégias da comunicação, relacionando cada proposta com o máximo de possibilidades que cada canal de comunicação pode oferecer.

Busque entender todas as modalidades de conversa com o cliente, as formas de interação, aplique bem a ideia de unidade para todos que forem fazer um contato com o público e não se esqueça de dar continuidade à campanha em todos os locais possíveis!

Por fim, lembre-se sempre do significado de comunicação integrada, levando ao pé da letra. 

Integre seus times, integre os canais de comunicação, uns com os outros, lembrando sempre de levar o consumidor da informação e futuro cliente a todos os locais em que sua empresa está presente, seja online ou em meios físicos.

Todos os dias muitas marcas têm aderido a esse tipo de comunicação, justamente pela qualidades que ela têm. Está esperando o que para começar também?

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.