copywriting influencia no marketing digital

Como o copywriting influencia no marketing digital?

O marketing digital trouxe uma série de vantagens para as empresas, permitindo que elas conquistassem os seus objetivos na internet com maior facilidade. Mas, atualmente, há um elemento que torna esse processo ainda mais aperfeiçoado: o copywriting.

Com a chegada da internet, houve uma revolução em termos de formato de trabalho que uma empresa poderia realizar na sua jornada. Hoje, trabalhar online e se tornar disponível ao público no mundo virtual é um recurso obrigatório para a companhia que quer sobreviver.

No entanto, ter apenas uma presença digital não garante o sucesso da atuação virtual, muito pelo contrário. É preciso ter estratégias coerentes e diretas que ajudem a empresa a ser vista pelo seu público e a conquistar esses clientes.

Sendo assim, tanto as empresas de isolamento acústico quanto os escritórios de contabilidade precisam saber o que fazer para atrair os consumidores e garantir que eles se tornem clientes do negócio. 

Isso é possível com o uso estratégico do marketing digital. Mas, há ainda outros recursos que tornam esse processo facilitado, pois eles foram desenvolvidos para ajudar na conquista de resultados ainda melhores. 

Um desses recursos, e inclusive é um dos mais relevantes para a empresa que deseja se destacar das suas concorrentes, é o copywriting. 

No entanto, muitos empresários ainda desconhecem essa ferramenta que pode mudar todo o cenário do seu negócio. 

Depois de conhecer e aplicar ações do marketing digital, como o marketing de conteúdo, o Search Engine Optimization e o uso de palavras-chave assertivas, é preciso dar um passo adiante para ter melhores resultados. 

É aqui que entra o copywriting e as suas vantagens, que são indispensáveis para promover uma influência positiva do marketing digital para a uma empresa. Para entender melhor esse assunto, não deixe de seguir na leitura deste conteúdo. 

O que é copywriting e como ele atua no marketing digital?

O marketing digital é um recurso indispensável para as companhias do mercado, independentemente se elas atuam com 2240 e social ou com venda de peças de roupas infantis. 

Mas, com o passar do tempo, é cada vez mais comum que novas ferramentas sejam desenvolvidas para aprimorar ainda mais as ações de quem utiliza a internet como um meio de atuação no mercado. 

O copywriting surge nesse cenário como essa ferramenta indispensável para realizar ações que podem mudar os resultados de uma marca no meio digital. Isso porque ele é o caminho mais efetivo para otimizar a conquista de novos clientes. 

Sendo assim, para começar, é preciso definir o que é o copywriting: ele se trata de uma técnica de redação que é utilizada na produção de conteúdos digitais, com o objetivo de potencializar as ações de marketing e de vendas virtuais. 

Ele atua de modo a convencer o público-alvo sobre a necessidade de comprar o que está sendo oferecido naquele conteúdo, que pode ser tanto um adesivo com corte especial ou um carro.

Isso só é possível porque o copywriting utiliza como base a dor do cliente, ou seja, é por meio da identificação de uma necessidade do comprador que são desenvolvidos conteúdos que mostrem ao consumidor como ele pode resolver o seu problema com uma compra. 

Diante disso, o copywriting utiliza de gatilhos mentais para fazer com que as pessoas percebam a urgência do consumo que pode solucionar uma dor atual na sua vida. 

São alguns deles:

  • Urgência;
  • Escassez;
  • Antecipação;
  • Reciprocidade;
  • Exclusividade.

O gatilho da urgência é aquele que faz com que o cliente deixe de lado a procrastinação e atue rápido. Pode ser visto em uma oferta de assistência notebook samsung, na qual a promoção para realizar reparos só será oferecida por 24 horas.

Depois, outra possibilidade é o gatilho da escassez, ele funciona ao comunicar ao público que a quantidade de itens que está sendo disponibilizado é limitada, o que pode fazer com que a demora na compra deixe o cliente sem o produto desejado. 

Mais um dos gatilhos é o da antecipação, ou seja, ele atua de modo a antecipar o futuro para o cliente. 

Pode ser visto em uma ação que atrai o público-alvo, como o quer ter o melhor centro de psicologia da sua cidade? Portanto, não deixe de adquirir a solução para isso. 

Além desses, outro gatilho é o da reciprocidade, que age com o mecanismo de oferecer uma troca ao cliente. É comum aplicá-lo oferecendo um teste para o comprador, para que ele conheça melhor o produto ou serviço da companhia. 

Por fim, outro gatilho interessante é o da exclusividade. Nele, o cliente sente que terá um benefício especial em relação a outros compradores, o que o atrai de modo ainda mais assertivo para a finalização da compra. 

Essas são algumas das ações que o copywriting insere no trabalho virtual, pois ele atua como um recurso que aproxima o cliente que possui uma necessidade da solução para o seu problema, o que gera maiores vendas para uma marca.

A importância do copywriting no marketing digital

Se anteriormente o marketing digital já dava conta das necessidades de uma empresa com relação ao seu desempenho diante dos clientes, hoje isso mudou e exige um trabalho ainda mais especializado e estratégico para garantir resultados expressivos. 

O copywriting então se tornou um recurso de suma importância dentro das estratégias de marketing digital, pois ele potencializa um conteúdo que foi produzido com o intuito de atrair mais compradores. 

Assim, ele transforma a estrutura desse material em uma máquina de vendas, na qual uma pessoa que está pesquisando por estrutura de metal para telhado, por exemplo, ao encontrar uma oferta na página da empresa vendedora decida realizar o pedido na hora. 

Isso ocorre porque ela entende que a sua dor, ou seja, a sua necessidade atual com relação ao produto pode ser suprida da melhor forma possível por aquela companhia, pois é convencida de que ali está a solução para o que precisa. 

Portanto, o copywriting é um mecanismo que faz toda a diferença no desempenho de vendas de uma companhia, por isso, aplicá-lo o quanto antes nas ações de marketing digital é o melhor caminho para o sucesso no mundo virtual.

Como desenvolver técnicas de copywriting no marketing digital

Para conquistar o sucesso desejado com o investimento em copywriting, é fundamental ter conhecimento sobre quais técnicas são essenciais nesse processo. Conheça algumas delas adiante. 

1. Faça pesquisas e utilize dados relevantes

Um dos maiores recursos do copywriting é saber convencer o público com o uso de exemplos que ilustram bem o que está sendo explicado ali. 

Em comparação, é como o trabalho de uma empresa de mídia digital outdoor, que precisa conter uma apresentação suficientemente clara do que está sendo explorado no anúncio do seu cliente. 

Para tornar isso muito mais assertivo no copywriting, o ideal é utilizar exemplos que mostrem o quanto o que está sendo dito é real. 

Nesse caso, realizar pesquisas e trazer dados relevantes é a melhor maneira de reforçar o discurso de um conteúdo. 

2. Conheça o público-alvo

Outra técnica indispensável para um copywriting de sucesso é conhecer o público-alvo da empresa. 

Afinal, quanto mais recursos específicos são aplicados no trabalho de convencimento, maiores chances há de ele trazer o resultado desejado. 

De fato, não adianta oferecer soluções se as dores dos clientes não foram devidamente reconhecidas e trabalhadas. 

Portanto, quanto maior for o conhecimento sobre o perfil dos clientes e as necessidades deles, mais efetivo pode ser o resultado de um copywriting.

3. Reforce a ideia principal da ação

Um copywriting devidamente desenvolvido é aquele que traz a solução ao cliente de modo claro, ou seja, quanto maior for a capacidade de levar a informação ao público de forma eficaz, maiores são as chances de fazer com que o resultado seja a compra.

Por isso, uma dica importante é a de que o assunto tratado deve ser conduzido de forma coerente, apresentando uma introdução, que terá o tema desenvolvido no decorrer do texto e que depois será reforçado na conclusão desse material. 

Sendo assim, o assunto abordado ali, como a venda de móveis de qualidade para um escritório home office planejado, se torna evidente para o cliente, que deseja comprar o produto pois sabe que vai desfrutar de vantagens reais com essa compra. 

Além dessas técnicas, é essencial que o copywriting utilize títulos atrativos, que envolva o leitor ao contar uma história e que se antecipe com relação a possíveis dúvidas. 

Tudo isso enriquece o conteúdo e garante que ele se torne uma ferramenta de sucesso de vendas. 

Considerações finais

Sendo assim, é inegável que o marketing digital é um recurso importante para as empresas que atuam virtualmente hoje. Mas, para aquelas que querem ainda mais resultados, nada mais apropriado do que o uso do copywriting nas suas estratégias. 

Por isso, agora que o copywriting já foi devidamente esclarecido e que foi possível conhecer algumas das técnicas dele, não deixe de aplicar esse recurso que pode mudar o desempenho da sua companhia no mundo virtual. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.