Brainstorming

Brainstorming: saiba por que adotar esta prática!

O brainstorming é uma forma de explorar a capacidade intelectual e criativa de um time para chegar a patamares mais elevados, podendo ser aplicado de diversas maneiras e para diferentes áreas de uma empresa.

Tal conceito surgiu em 1948 mas permanece bastante atual, graças ao publicitário Alex Osborn.

Essa técnica é capaz de auxiliar no desenvolvimento de novos projetos, na resolução de problemas pontuais e até em outras situações de dúvida do que fazer.

Brainstorming: entenda o conceito

Em sua tradução, o termo brainstorming é compreendido como “tempestade de ideias”, referindo-se a reuniões em que os participantes (em grupo ou individualmente) possuem liberdade para dar sugestões e debater sobre suas contribuições. 

De uma forma mais ampla, é uma tática usada para que sejam debatidas diferentes soluções para um determinado problema, a partir de uma tempestade de perspectivas distintas, em que se chegar a um objetivo em comum. 

Por exemplo, suponha que uma empresa de torre de iluminação led está com problemas na entrega dos produtos, possuindo grande atraso do prazo. 

Ao utilizar o brainstorming, toda a equipe pode começar a dar as mais variadas sugestões, fazendo com que uma delas seja eficiente. 

Na maioria dos casos, essa atividade acontece em grupo, mas um indivíduo sozinho pode realizar o processo de brainstorming, contudo, seus pontos de vista serão mais limitados a sua visão de mundo. 

Deve-se ter em mente que o principal objetivo deste recurso é explorar o potencial criativo e intelectual dos envolvidos, sem ter a necessidade de pensar se uma ideia é certa ou errada antes de colocá-la em discussão. 

O ideal é criar um espaço que possibilite a diversidade de pensamentos e experiências, para que as melhores ideias sejam extraídas, englobando a inovação, o diferencial, um elemento surpresa e os bons resultados. 

É importante que qualquer tópico relacionado que vier na mente deve ser colocado para os outros ouvirem ou como pauta, para que ela possa ser analisada e, futuramente, descartada ou implementada. 

Dessa maneira, há a possibilidade de sua utilização em qualquer setor da empresa, desde que seja sentida a sua necessidade de aplicação.

O único ponto comum e essencial é a identificação do problema antes de iniciar qualquer etapa. Isso porque o brainstorming serve como uma maneira de procurar e encontrar ideias para solucionar algum empecilho. 

Como fazer o brainstorming?

Existem algumas etapas para a realização desta tática, sendo elas a preparação prévia, a reunião, a chuva de ideias em si, a seleção, e, por último, a definição. 

No entanto, tratando-se na visão mais geral do assunto, podem ser citadas algumas etapas essenciais, que são:

1 - Entenda o problema por completo

Antes de iniciar o processo de buscar uma solução eficiente, é imprescindível que haja conhecimento do problema que deve ser solucionado, compreendendo-o por completo para que as ideias sejam condizentes. 

Ou seja, uma empresa de lavagem de colchão a seco só saberá como consertar algo se o algo for bem definido. Então, ao invés de dizer que o atendimento ao cliente está ruim, ela deve especificar que tem poucos funcionários para cuidar do consumidor com qualidade.

Para isso, é importante definir uma meta clara sobre o que se deseja fazer e alcançar, dando uma direção para que as ideias que surjam consigam impactar diretamente no objetivo/problema encontrado. 

Neste caso, o ponto essencial deve ser a objetividade, a clareza e a capacidade de ser mensurado. Isso porque com esses pontos, a equipe é capaz de entender especificamente onde deve chegar e sua evolução ao longo do brainstorming.

Além disso, essa ação possibilitará que a equipe compreenda que caminho de ideias ela pode dar para que exista uma possibilidade de serem eficientes, fora que isso ajudará no surgimento de soluções condizentes. 

2 - Não bloqueie nenhuma ideia

O segundo passo é iniciar o processo de liberação da imaginação e soltar todas as ideias que surgirem como solução para o problema definido. É fundamental que qualquer coisa seja colocada em pauta, independentemente da improbabilidade aparente. 

Diz-se isso, pois em grande parte das vezes, a modificação de um mínimo detalhe de uma ideia improvável pode se tornar uma possibilidade real e muito eficiente, então não é permitido descartar nada.

Por exemplo, pense em uma consultoria que realiza congressos está com dificuldade de melhorar a aparência de seu serviço. Durante o brainstorming, pode surgir um pensamento de usar alguns itens que possibilitem uma maior visibilidade ao local final.

Com isso, é possível tirar a ideia de investir no projeto comercial e residencial, transformando algo que parecia não ter muito sentido em uma ação que pode ser de fato benéfica como resolução de seu problema.

Portanto, qualquer que seja a ideia que surja na mente dos colaboradores, é muito importante que ela seja verbalizada e colocada em pauta, sem que nada seja privado de nada ou recuado na hora de fazer um comentário relacionado. 

3 - Dê atenção para o incomum

Algo muito benéfico para o processo de brainstorming é dar atenção para as ideias incomuns, afinal, ao pensar mais sobre elas, novas visões podem ser geradas e o processo criativo se encontra no seu ápice. 

Elas podem servir como base para ideias novas e possíveis de serem realizadas, as quais garantem melhoria e destaque para o negócio, uma vez que fogem do padrão e do que eles estão acostumados a ver sempre no mercado. 

Por exemplo, para uma loja de roupas femininas atacado, pode ser extremo enviar roupas de graça para as famosas usarem, mas realizar parcerias com pessoas conhecidas nas redes sociais pode surgir como um meio eficiente de aumentar seu alcance. 

4 - Combine pensamentos

Não existe um modo mais criativo e inovador de definir soluções diferentes para um problema do que a partir da mistura de duas ideias incomuns ou combinação de diferentes soluções fornecidas, pois elas criam algo completamente novo.

Por exemplo, ao invés de considerar apenas uma parceria com um profissional ou a realização de uma transmissão ao vivo de uma apresentação musical, uma escola de aula de piano iniciante pode realizar uma live com um pianista conhecido. 

Dessa maneira, ela é capaz de alcançar resultados de maior qualidade e eficiência, partindo das ideias iniciais, mas mantendo o quesito de inovação e de garantia de resultados melhores. 

5 - Crie um plano de ação

Por fim, após a descarga de diferentes soluções para um determinado problema, deve-se definir o plano de ação e qual será o caminho real a ser traçado para que ele possa ser resolvido de maneira esperada. 

É o momento de filtrar as ideias e definir aquelas que apresentam maior potencial de eficácia no resultado final, pensando especificamente na prática. 

Uma boa ideia é se perguntar como aquela ideia poderia ser usada como auxílio para eliminar o empecilho. Se a resposta for algo esperado e possível, então ela merece ser aplicada e receber investimentos para tal.

Deste modo, uma fabricante de perfumes masculinos importados deseja melhorar a sua comunicação com o cliente, e entre as ideias finais apareceu investimento nas redes sociais e realização de parcerias. 

Ao se perguntar sobre sua aplicação, ela perceberia que o uso das plataformas online consegue estabelecer um contato direto com os consumidores, enquanto, com o parceiro, existiria um intermediário entre o contato, não sendo tão eficiente quanto o desejado. 

6 - Apoie sempre a criatividade contínua

Este último ponto é mais visto como uma dica, uma vez que se refere à necessidade de estimular sempre a criatividade dos colaboradores e de uma forma contínua, ou seja, a realização da estratégia de uma vez só. 

Isso porque, interromper o fluxo de ideias fará com que eles percam o fio da imaginação e pensem em outros pontos, perdendo o momento de maior intensidade do pensamento, o que não garante tanta eficiência quanto desejado. 

Por exemplo, durante um brainstorming em uma empresa de entrega de medicamentos, no momento de sua realização, os funcionários ficam concentrados naquele ponto e nas discussões, conseguindo fazer as melhores conexões, mantendo o foco completo. 

Quais as vantagens dessa técnica?

O brainstorming é uma atividade muito benéfica para qualquer empresa, independente do seu porte e nicho de atuação, o que promove aos colaboradores uma série de benefícios, como maior participação e integração de equipes.

Além disso, ainda podemos mencionar:

  • Momento de obter diferentes perspectivas;
  • Diminui os debates relacionados aos pontos de vista comentados;
  • Aumenta o número de ideias em período de tempo menor;
  • Chance de intercâmbio de ideias;
  • Garante um sentimento de aprovação.

Portanto, quando realizada da forma correta, essa estratégia possibilita um maior desenvolvimento de uma corporação, ou ainda auxilia na resolução de um problema de um indivíduo. 

Considerações finais

O brainstorming é uma ótima opção para obter ideias para otimização ou solução de problemas, feito de forma individual, como por alguém que deseja encontrar um meio de pagar sua renovação de cnh de outro estado, ou na empresa, que quer aumentar o lucro.

Dessa forma, é muito importante que esse conceito e as etapas de realização sejam compreendidos completamente, assim, sua implementação certamente trará bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.