O vídeo marketing faz cada vez mais parte do planejamento de produção de conteúdo, especialmente para empresas e marcas que desejam se destacar com seu público, ao mesmo tempo em que criam um potencial reconhecimento pelo mercado no qual trabalham.
Mas, antes de qualquer coisa, precisamos levantar a pauta dos vídeos, e de sua grande popularidade potencializada nos últimos anos pelas evoluções tecnológicas, que fazem cada vez mais parte do dia a dia de grande parte da população, como os celulares.
Os conteúdos em vídeo têm, portanto, grande significado no consumo de conteúdo atual, pois além de mostrar com maior leveza assuntos do cotidiano ou informações, como notícias sobre uma construção comercial, é também mais interessante de ser consumido.
Certamente, um tipo de produção de conteúdo que se torna mais popular, acaba sendo mais utilizado por profissionais de marketing, com o intuito de oferecer maior visibilidade para empresas, na busca por autoridade, clientes, lucratividade, dentre outras questões.
No artigo de hoje, vamos entender um pouco mais sobre o que é o vídeo marketing dentro das estratégias de um negócio, quais são as vantagens que a produção desse conteúdo podem trazer e como você pode começar a fazê-los para o conteúdo de sua empresa.
Afinal, o que é vídeo marketing?
O vídeo marketing pode ser conceituado como uma prática de marketing feita dentro da concepção de um material audiovisual.
Ou seja, tudo aquilo que é criado para uma marca ou uma empresa em vídeo, com objetivos de marketing, é um vídeo marketing. Dentro dessa prática, estão inclusas:
- Vídeos de campanhas publicitárias;
- Vídeos para conteúdos diversos;
- Vídeos de cunho institucional;
- Vídeos educacionais.
Ou seja, podemos considerar que todas as produções em vídeo realizadas com o sentido de trabalhar pontos de marketing em uma empresa podem ser consideradas um vídeo marketing, independente do canal onde será veiculada e até mesmo do formato.
Por exemplo, uma empresa de camera de monitoramento alta resolucao pode começar a fazer uma produção de conteúdos informativos sobre o produto, incluindo vídeos de utilização com uma narração que reafirma um tipo de significado do produto.
Essa mesma empresa pode, ainda, produzir alguns vídeos institucionais para uma rede social corporativa, mostrando a produção feita por profissionais, bem como instalações do produto feitas em casas de clientes, como forma de promoção da marca.
Dentre as múltiplas formas que podem ser utilizadas, os vídeos têm como prioridade a utilização de imagens ilustrativas, sejam em vídeo ou em fotos, e também músicas, com uma trilha que tenha alguma relação com o que está sendo mostrado na produção.
Ainda que os vídeos pareçam ser facilmente produzidos, é preciso fazer com que uma empresa de iluminacao a led industrial, utilize não apenas as ferramentas de edição e a criatividade na criação, mas também os canais certos de distribuição audiovisual.
Bem mais importante que isso, está o feeling sobre a criação de um produto visual. A empresa ou os profissionais de marketing que estiverem envolvidos nessa criação, devem estar atentos para quais são as formas mais interessantes de falar com clientes.
Por exemplo, no lançamento de um novo produto de impressao 3d brindes, o que mais um consumidor deseja ver é a utilização do produto, como ele funciona na prática, e quais são suas possibilidades de uso, antes mesmo que ele venha a oficializar a compra.
Para isso, nada melhor do que o trabalho de um vídeo informativo, mas também com um cunho educativo, veiculado em uma rede social ou na página do produto, de modo que a curiosidade do cliente antes da compra seja satisfatoriamente cumprida.
Por que essa prática pode ser vantajosa?
Os vídeos são, atualmente, uma das principais formas de conteúdo em questão de consumo na internet e nas redes sociais, e grande parte dessa popularidade veio do crescimento da utilização de aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores.
Isso vem acontecendo porque, em cada uma dessas tecnologias, tanto as ferramentas como o próprio formato dos aparelhos vêm agregando uma facilidade no consumo de vídeos em uma questão de praticidade e comodidade.
A seguir, acompanhe outros motivos das vantagens da produção de vídeo marketing:
1 - Produto de fácil consumo
Como dito anteriormente, os vídeos são conteúdos de fácil adaptação e consumo em aparelhos digitais e móveis, o que facilita o usuário durante sua visualização, como no caso de um vídeo da rede social de uma loja que vende mesa de som 8 canais.
Hoje em dia, com tantas possibilidades de consumo de vídeo, tornou-se cada vez mais prático ver um filme para saber informações de produtos, empresas e até mesmo conteúdos educacionais, o que causou grande popularização no vídeo marketing em todo o mundo.
2 - Grandes chances de viralização
Por serem uma boa opção de consumo de conteúdo, os vídeos certamente têm uma chance a mais de serem compartilhados com muitas pessoas, o que acrescenta grandes chances de viralização, que é uma forma de grande popularidade dentro da internet.
A viralização em si traz inúmeras vantagens para empresa, começando pelo fato de que grandes quantidades de usuários estão tanto em contato com o que a companhia produziu, algo que claramente poderá trazer uma grande vantagem comercial, se bem utilizada.
3 - Aumento do tráfego online
O aumento do tráfego online acontece em seguida da grande popularização vista com a veiculação dos vídeos. Isso faz com que, sempre que o link de um site esteja atrelado, ele seja mais visualizado por usuários do que o que normalmente acontece.
Por exemplo, no vídeo marketing realizado por uma empresa de luminaria de teto, o link do produto pode estar sendo veiculado juntamente com o vídeo, facilitando o encontro por parte de clientes interessados, e ainda que não comprem, o site terá mais views.
3 - Melhor custo-benefício
Certamente, outros tipos de produção de conteúdo não serão tão ferozes em questão de visualizações como os vídeos são. Por isso, uma campanha feita em vídeo vai ser bem menos custosa para uma empresa do que em comparação com outro tipo de mídia.
Isso faz com que empresas tenham mais recursos sobrando para, por exemplo, investir em mais produtos como anel de ouro 18k para serem vendidos dentro de seu comércio, um investimento que pode aparecer por meio da economia trazida com os vídeos.
Principais dicas para produzir um vídeo marketing
Veja a seguir algumas dicas para você, que vai começar a produzir vídeo marketing para sua empresa e tornar a comunicação cada vez mais popular:
Tenha seus objetivos certos
Para começar sua produção em vídeo, é preciso que os profissionais responsáveis saibam qual o objetivo da empresa para com a produção daquele conteúdo, tendo como principais questionamentos partes financeiras, engajamento, autoridade, educação, entre outros.
É necessário ter todos esses quesitos atrelados ao trabalho que será executado, o que vai trazer maior clareza para qual deve ser o produto final e o que ele deve fazer. Com toda certeza, isso poderá influenciar no produto final desenvolvido pela equipe de comunicação.
Pense em conteúdos criativos
Os vídeos são ótimas formas de viralização de conteúdo, mas certamente aqueles que obtiveram os melhores resultados são os que ousaram na criatividade, ao construir um vídeo ofertando um cabos 25mm por meio de storytelling, por exemplo.
Por isso, é fundamental que as equipes envolvidas na criação do vídeo marketing saibam ir além do que as pessoas encontram nas redes, procurando inovar e mostrar algo inédito.
Saiba onde você deve veicular os materiais
Os canais certos para a veiculação de conteúdos em vídeo são essenciais para que sua popularidade e uma potencial viralização aconteçam.
Pesquise bem onde você deverá divulgar suas criações, pensando que tipo de plataformas o público-alvo e os clientes da sua companhia frequentam.
Acompanhe e analise os resultados
Os vídeos certamente darão para sua empresa resultados ainda melhores do que em comparação com outros tipos de conteúdo. No entanto, é importante não deixar a popularidade desse conteúdo abalar seu trabalho na hora de análises constantes.
Procure saber, por exemplo, em quais canais o vídeo mais foi visualizado, em quantos minutos os usuários viram tudo, e se pararam no meio do caminho, achando longo, ou até mesmo quantos usuários entraram no link disposto com o conteúdo.
Considerações finais
O vídeo marketing é, sem dúvidas, uma das principais formas de produção de conteúdo nos últimos tempos, considerado o principal expoente para a viralização de comunicações feitas por parte de marcas e empresas que desejam se comunicar bem com seus públicos.
Portanto, sabendo bem como produzir esses vídeos, incluindo uma alta dose de criatividade e noção estratégica de uso dos canais de comunicação, é possível dobrar os ganhos da sua empresa e da popularidade que ela têm por parte do público em geral.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.