SEO para YouTube

Confira 3 vantagens de trabalhar o SEO para YouTube!

SEO para YouTube é um conjunto de estratégias que têm como objetivo otimizar um canal para que ele seja bem posicionado nos resultados de busca da maior plataforma de vídeos do mundo.

Assim como é uma grande plataforma de vídeos, também é um grande buscador, ou seja, é fundamental saber como otimizar o conteúdo, da mesma forma como se faz com as publicações de um blog, para que sejam encontradas pelo Google.

Por falar nisso, as empresas se concentram muito nesse buscador, pois estar no topo de seus resultados é sinônimo de receber um grande número de visitas.

O YouTube pertence ao Google desde 2006, apesar de ter sido criado em 2005, e desde então se popularizou muito e hoje é o maior site de conteúdos em formato audiovisual da internet.

Por causa dele, os vídeos se tornaram um formato indispensável para o marketing digital, além de ter democratizado esse tipo de material, afinal, qualquer pessoa ou empresa pode fazer um vídeo e colocar na internet.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é SEO para YouTube, como esse recurso pode ser realizado, além das vantagens de trabalhá-lo. Confira!

Qual o conceito de SEO para YouTube?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (ou Otimização para Motores de Busca), um conjunto de estratégias que têm como objetivo melhorar o posicionamento de uma página nos resultados dos buscadores.

Para isso, ele envolve diferentes questões, como design, produção de conteúdo, programação e até mesmo a construção de relacionamentos com outros sites.

É dessa forma que o Google considera o site de uma empresa de manutenção de próteses capilares como uma das melhores respostas à determinada pesquisa.

Quando se fala sobre otimização por meio do SEO, é natural que as pessoas logo pensem no Google, Yahoo!, Bing e outros, mas ele também é muito importante para o YouTube.

Existem sistemas de busca em muitos lugares da internet, até mesmo dentro dos sites, que permitem ao visitante encontrar conteúdos internos. Outro exemplo é o mecanismo de busca que você encontra nas redes sociais.

O YouTube conta com a mesma ferramenta, e tem como objetivo fazer com que você encontre facilmente os vídeos que procura. Ele tem um peso grande entre os buscadores, visto que cerca de 3,7% dos usuários da internet pesquisam por lá.

Pode parecer pouco, mas se comparado com os demais buscadores, exceto o Google, notamos o quanto ele é importante.

Pelo fato do YouTube pertencer ao Google, ele tem o mesmo propósito, que é oferecer a melhor experiência aos visitantes.

Por isso, quando o usuário faz uma pesquisa, por exemplo, sobre vinhos brancos, os algoritmos fazem uma varredura para encontrar os melhores resultados. No entanto, para realizar essa tarefa, vários fatores são considerados, como:

  • Histórico de pesquisa do usuário;
  • Curtidas;
  • Quantidade de pessoas que não gostaram;
  • Comentários.

Nesse sentido, as otimizações de SEO para YouTube ajudam a melhorar o posicionamento do seu vídeo dentro do YouTube, mas também para que seu conteúdo apareça entre as demais recomendações do carrossel.

Como implementar essa prática?

Para que os seus conteúdos apareçam entre os primeiros resultados do YouTube, algumas práticas são indispensáveis, como:

Escolher um bom título

O título do seu vídeo precisa ser objetivo e instigar o usuário. Se ele estiver alinhado à pauta abordada, vai fazer com que os usuários cliquem, mas é necessário fazer um pouco mais do que isso.

Procure se ater entre 40 e 55 caracteres, para que a plataforma não reduza seu título. Ademais, seja o máximo possível objetivo e vá direto ao ponto, também evitando ser sensacionalista ou polêmico, pois se o material não corresponder a isso, pode decepcionar.

Por fim, tente aguçar a curiosidade dos usuários, por meio de um título interessante, como "x curiosidades que você não sabe sobre roda de polimento para esmeril”.

Fazer uma boa descrição do vídeo

Não basta apenas produzir um material, é muito importante fazer uma boa descrição dele. Isso significa que o espaço para essa finalidade não deve ficar em branco e muito menos conter apenas o link para as redes sociais do seu perfil pessoal ou negócio.

Entretanto, atente-se ao limite de caracteres da descrição, que apesar de permitir 5.000, vai exibir apenas 150 nos resultados de pesquisa.

Isso significa que você precisa saber usar muito bem essas 150 primeiras letrinhas, para que o usuário saiba qual é o conteúdo do seu vídeo.

Faça como uma empresa de emissão de avcb para comércio e resuma o conteúdo do vídeo, informe suas redes sociais e, se tiver mencionado uma música ou qualquer obra, coloque o nome na descrição.

Mostre quantos minutos tem o seu conteúdo e descreva o que acontece minuto a minuto. Por fim, mas não menos importante, também peça na descrição para que o usuário se inscreva em seu canal.

Escolha boas palavras-chave

Tanto o título do vídeo, quanto a descrição e o próprio conteúdo precisam ser reforçados por uma boa palavra-chave.

Estudar os termos que seu público mais pesquisa é, inclusive, o primeiro passo para fazer uma boa estratégia de SEO.

Para descobrir quais são essas key words, faça uma boa pesquisa sobre os assuntos relacionados, antes de começar a escrever o roteiro. Uma boa forma de fazer isso é usando o Google Trends como ferramenta.

Um fabricante de mesa corporativa para recepção também pode observar os vídeos produzidos por seus concorrentes e observar as palavras-chave utilizadas por eles.

No entanto, nunca copie os materiais e procure pautas que realmente sejam do interesse do seu público-alvo.

Principais benefícios do SEO para YouTube

Seguir as dicas que mostramos no tópico anterior e trabalhar mais alguns critérios pode trazer uma série de vantagens para o seu negócio dentro do YouTube, e dentre as que mais se destacam estão:

1.    Mais integração com outros canais

O seu canal no YouTube pode ser integrado a outras plataformas que sua marca usa na internet, assim sendo, se você aumentar o tráfego nele, também melhorará esse aspecto nos demais.

Isso acontece porque, quando você publica um vídeo, o link dele pode ser compartilhado na rede social da empresa e até na biografia do perfil dela no Instagram.

Uma auto elétrica 24 horas também pode incorporar o player do YouTube em artigos no blog e até mesmo no site do e-commerce. São ações simples, mas capazes de aumentar a popularidade da sua marca e o número de leads.

2.    Melhorar o posicionamento no Google

Como falamos, desde 2006, o YouTube pertence ao Google. Nesse sentido, se você aplicar as estratégias de SEO em seu canal na plataforma de vídeos, pode conseguir uma boa posição nos resultados nesse buscador também.

Isso é possível porque o Google analisa as palavras-chave empregadas pelos usuários durante a pesquisa, e quando o conteúdo em vídeo é o mais indicado para o resultado, ele aparece no site do Google também.

Ou seja, otimizar o seu canal no YouTube é uma forma de valorizar até mesmo as estratégias de SEO para o Google. Consequentemente, você melhora o ranqueamento da sua marca nas duas plataformas.

3.    Estar na maior plataforma de vídeos do mundo

De acordo com uma pesquisa realizada, um fabricante de pele de vidro incolor, ao trabalhar o SEO no YouTube, atende às demandas da internet, já que 82% dos tráfegos na internet são formados por esse tipo de conteúdo.

Sem falar no fato de que o YouTube conta com cerca de 2 bilhões de usuários todos os meses. Em outras palavras, sua empresa estará exposta a todos esses usuários, o que prova o quanto o SEO nessa plataforma é essencial.

Uma vez que ele possui toda essa abrangência, se sua marca tem uma estratégia bem definida e consegue se posicionar bem entre os resultados, consegue se aproximar mais de seu público.

Para qualquer empresa, como uma de revisão automotiva completa, estar perto do público é fundamental para melhorar os resultados. A companhia consegue se relacionar melhor com seu público, o que vai impactar em suas vendas.

Conclusão

É difícil encontrar alguém que não utilize o YouTube, pelo menos, uma vez por dia. Essa plataforma é democrática e gratuita, oferecendo acesso a diferentes tipos de conteúdos que atraem públicos de todos os tipos.

Por essa razão, sem dúvidas o seu público-alvo está presente nele e consumindo seus materiais. Mas não basta apenas criar os vídeos e acreditar que isso é suficiente.

Seu canal precisa ser trabalhado, seguindo as estratégias de SEO para YouTube. Dessa forma, fica muito mais fácil impactar mais pessoas, levar seus vídeos ao conhecimento delas e valorizar cada centavo investido nessa estratégia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.