release

O que é release?

O release é um importante documento para apresentar uma mensagem, produto ou serviço para a imprensa e para o público. A estrutura do texto deve ser muito bem feita para que você consiga passar com clareza o conteúdo que deseja.

Até pouco tempo atrás, o release era um documento restrito a profissionais da área de jornalismo e assessoria de imprensa, responsáveis por criar esse material para grandes marcas.

Entretanto, hoje em dia é muito mais comum a criação de releases para qualquer tipo de empresa, como uma de entrega de documento motoboy, por exemplo.

Qualquer pessoa que trabalha com marketing, independente de sua vertente, tem que saber como criar um material como esse de qualidade e criar um bom relacionamento com meios de comunicação.

Dessa forma, você consegue atrair parcerias e criar um ambiente adequado para trabalhar junto a empresa para conseguir divulgar as novidades de maneira expressiva, alcançando um grande público.

A tecnologia mudou completamente a forma como enxergamos o mercado. Antes, era muito comum que você tivesse conteúdos de qualidade produzidos por intermédio de releases enviados à imprensa tradicional, como rádios, jornais e televisão.

Entretanto, hoje é muito comum a utilização de meios digitais para propagar informações, e uma das ferramentas digitais acabou se destacando fortemente nesse setor: os blogs.

Os blogs começaram como diários digitais, mas logo as pessoas começaram a entender o potencial de mercado que havia naqueles modelos e começou a profissionalizar o conteúdo.

Hoje, existem grandes portais de notícia funcionando no formato de blog que podem divulgar seu caderno de anotacoes personalizado de maneira efetiva.

Além disso, a internet possibilitou uma série de outras mídias a ganhar mais espaço, como:

  • Conteúdo audiovisual;
  • Podcasts;
  • Trabalho em redes sociais;
  •  Publicações em canais digitais.

Com todo esse meio novo de se comunicar, as empresas logo compreenderam que lidar com a imprensa seria uma ação fundamental para conseguir bons resultados.

Para concretizar esse contato, a melhor maneira de conseguir uma acao de marketing promocional de qualidade é por meio do release.

Em um resumo rápido, o release nada mais é do que um informe enviado à imprensa. Ele comunica alguma ação de uma determinada empresa, seja um lançamento de produtos, promoções, eventos ou outras novidades interessantes.

O principal objetivo de um release é comunicar os veículos de informação sobre algo que eles podem considerar relevante. 

Dessa maneira, eles podem publicar esse conteúdo, gerando mídia para sua empresa sem que você precise pagar por isso.

A ideia de transmitir em massa seu conteúdo e a qualidade do seu material é fundamental para conseguir explorar melhor a mídia como um recurso de marketing.

Entretanto, os custos para ações e publicações podem acabar extrapolando seu orçamento.

Por isso, antes de fechar negócios para publicações, independente das mídias que você escolher, enviar releases pode ser uma boa maneira de iniciar o contato.

Assim, caso a mídia decida publicar como mídia conhecida como “espontânea”, você consegue uma visibilidade maior para sua empresa de gravacao caneta laser.

Além disso, você já pode começar a sentir um termômetro de público baseado no quanto interesse essas publicações orgânicas geram, aproveitando melhor o ambiente para sua publicação.

Que tipos de release podem ser feitos?

É importante ter em mente alguns formatos diferentes de releases, que muitas vezes podem atrair o interesse de diversos canais de mídia diferente, sobretudo na internet, onde os nichos são bem segmentados.

Dessa maneira, você acaba conquistando um espaço muito maior de trabalho e divulgação. 

Por isso, é importante saber que tipo de release você deve criar para cada material que precisar divulgar na mídia.

Release padrão

Um release padrão é aquele focado em informações sobre um determinado assunto. Neste formato, não há espaço para floreios, a ideia é o conteúdo ser completamente direto e objetivo.

Informar é o foco desse tipo de release, então é importante passar o máximo possível de informações sobre o produto ou serviço anunciado, como digitalizacao 3D, para que você não precise de diversos contatos para explicar em mais detalhes.

Por isso, quanto mais informações você colocar neste release melhor. Além de nome, data de lançamento e outros detalhes básicos da novidade, é importante que você ofereça especificações técnicas e detalhes importantes para que a mídia se interesse.

Release editorial

O release editorial tem um tom muito mais pessoal, normalmente contendo uma opinião ou crítica de algum evento ou situação. 

Normalmente, este é o modelo utilizado por figuras públicas que estão gerenciando uma crise em sua imagem.

O release funciona no formato de uma entrevista, com perguntas e respostas para o foco do material. Essas informações são planejadas com detalhes e são consideradas fonte oficial sobre um determinado assunto.

Normalmente, quando algum artista passa por uma situação negativa na mídia, é comum que se envie esse tipo de release com as opiniões pessoais e explicações dessa pessoa, para que a mídia tenha um conteúdo real e oficial para sua utilização.

Convites em release

Se sua empresa está se programando para fazer um evento ou uma atividade presencial, é importante que a mídia esteja ciente disso. 

Por isso, é importante enviar um release de convite para os principais meios de comunicação de seu nicho.

Normalmente, o convite se estende ao anúncio e a cobertura do evento, oferecendo convites ou ingressos para as mídias que forem participar, mediante o cadastro anterior.

Dessa maneira, você consegue uma exposição muito maior de sua empresa de baia de atendimento 4 lugares.

O convite é uma forma de explorar melhor seu conteúdo, além de garantir mídia espontânea no pré e pós-evento, garantindo assim um período muito maior de exposição de sua marca para o grande público.

Release dirigido

Este formato de release é aquele feito especificamente para um meio de comunicação, normalmente em caráter de exclusividade.

Nestes casos, a informação costuma ser bastante importante, e você acaba selecionando algumas mídias para enviar.

Aqui, é importante personalizar toda a mensagem para os receptores, apresentar um conteúdo exclusivo para atrair maior atenção da empresa de adesivacao de carros propaganda e conseguir o resultado esperado.

Como fazer seu release?

Alguns elementos são fundamentais na hora de estruturar um bom release para enviar a grande mídia. Por isso, é importante que se tenha ciência e atenção a esses fatos.

Faça seu Lead

O lead é um elemento fundamental para qualquer release. Trata-se de um texto curto, de apenas algumas linhas, que estrutura do que se trata o texto de uma maneira simples e chamativa.

Muitas mídias quando recebem um release leem apenas o lead, e caso achem interessante, aí sim consomem o conteúdo para decidir se vale a pena publicar ou não. Por isso, ter um bom lead é fundamental.

Atente-se a linguagem

A linguagem utilizada no e-mail é muito importante para garantir uma quantidade maior de aceitação para seu release, sobretudo de acordo com o tipo de mídia que você está tentando alcançar.

Se o objetivo é conquistar mídias mais tradicionais, a linguagem formal é o caminho a seguir. 

Entretanto, alguns blogs e sites acabam sendo mais fáceis de se aproximar se você usar uma linguagem mais divertida e informal.

É importante entender o público-alvo que você deseja atender com seu release sobre automacao eletrica industrial para definir corretamente qual será o modelo de linguagem que será utilizado ao longo do texto.

Informe sobre a companhia

É importante que você passe o máximo possível de informações sobre a empresa para conseguir bons resultados nesse ponto. 

Você deve se atentar a exprimir o máximo possível de seu conteúdo para incentivar a citação a marca.

A utilização de sua identidade visual no corpo do texto é importante, mas também é bastante funcional colocar uma pequena biografia da empresa ao fim do texto, para que não só os veículos de comunicação conheçam a marca, mas também publiquem sobre ela.

Utilize links

A utilização de links em releases é uma excelente estratégia que gera um bom impacto para sua companhia. 

Normalmente, estes links são específicos para o release, e direcionam para material de complementação do conteúdo entregue no release.

Dessa forma, você pode encaminhar o leitor para referências, imagens e outros recursos adicionais para a publicação, dessa maneira apresentando um conteúdo muito mais completo sem criar um e-mail muito pesado.

Considerações finais

Os releases são uma importante forma de se comunicar em massa. Por meio desse tipo de documento, você consegue acessar grandes conteúdos e consegue explorar muito mais os recursos que possui à sua disposição para apresentar seu material.

Por isso, é importante saber como fazer um release para conseguir atingir as pessoas certas, aumentando muito a capacidade de transmitir sua mensagem para o máximo possível de pessoas.

Caso você tenha a possibilidade, é interessante contar com uma assessoria de imprensa para analisar e até mesmo realizar seus releases, garantindo o máximo de efetividade nas ações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.