Plano de mídia: entenda o que é

Plano de mídia: entenda o que é

Toda empresa precisa saber criar um plano de mídia perfeito, mas criar uma campanha de sucesso tem sido um desafio cada vez maior.

Para ter resultados, uma empresa não precisa estar em todas as plataformas, ela precisa investir em abordagem estratégica, tendo o plano de mídia como a base para ações precisas e ótimos retornos.

Além de atingir os objetivos, precisamos saber utilizar o orçamento disponível, por isto, definir bem as estratégias e ações é indispensável.

A escolha das mídias leva em conta diferentes aspectos, e é dessa forma que descobrimos em quais plataformas precisamos estar presentes, dentre outros pormenores.

Se você quer que suas campanhas de marketing sejam um sucesso, precisa investir em um bom planejamento de mídia.

Aliás, se pararmos para pensar, toda e qualquer ação de marketing digital depende de um bom planejamento, sem isso, a marca apenas desperdiça seus recursos e não chega aos seus objetivos.

Portanto, pelo fato de os conteúdos de mídia serem sucesso na internet, neste artigo, vamos explicar o que é plano de mídia, porque ele é importante e de que forma deve ser elaborado. Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, leia até o final.

Entendendo o que é plano de mídia

As plataformas digitais facilitam a veiculação de campanhas e a comunicação entre marcas e consumidores.

Pelo fato de oferecer opções variadas, é importante entender em quais espaços devemos realizar nossas ações de marketing.

O plano de marketing de uma empresa especializada em reformas de fachada para comércio é um trabalho estratégico, que determina quais plataformas a companhia vai usar para as suas campanhas.

É uma definição estratégica que tem por objetivo aumentar o sucesso das ações e permitir que a empresa alcance suas metas e objetivos.

Dentro desse planejamento consideramos o horário de veiculação, qual canal será usado para captar o público, qual vai impactar mais pessoas, aquele que oferece o melhor custo-benefício, dentre outras questões pertinentes.

Relevância do plano de mídia

Criar um plano de mídia bem elaborado é importante por diversas razões. Uma delas é que por meio dele você consegue alcançar seu público-alvo.

A comunicação estratégica depende da sua capacidade de alcançar a audiência, e ao planejar o uso das mídias, fazemos uma análise profunda que ajuda a entender quais são os canais utilizados pelo público de uma marca.

Com isso, saberemos quais deles ajudam a captar a atenção das pessoas que têm chances de se tornarem clientes. 

Portanto, na hora de escolher as mídias, precisamos considerar as chances de atrair as pessoas por meio delas.

O orçamento de marketing de uma empresa é destinado a várias ações, como no caso de folder promocional, e sem planejamento, desperdiçamos esses recursos e obtemos poucos resultados.

Em muitos negócios, os valores disponíveis para marketing são reduzidos, por isso é ainda mais importante planejar as ações para gerar conversões e engajamento sem precisar gastar muito.

Só que isso depende da assertividade das estratégias, então, não é financeiramente viável divulgar campanhas em vários canais. O certo é escolher aquele que realmente traz resultados.

Por meio do planejamento de mídia o seu orçamento de marketing será bem aproveitado, independentemente do valor.

Também é com base nesse planejamento que conseguimos filtrar nossas escolhas entre diferentes canais.

O objetivo do plano é determinar quais mídias vão veicular as campanhas e estabelecer a comunicação entre o público e a empresa.

Em um primeiro momento, podemos considerar todas as opções para depois começarmos a filtrar cada uma delas, levando em conta o interesse, objetivos e outras variáveis.

É por meio desse trabalho que eliminamos opções mais caras e que não trazem boas chances de captar seu público-alvo. 

Como resultado, vamos trabalhar com os canais onde a audiência está presente, como melhor custo-benefício e boas possibilidades de retornos.

De que maneira elaborar um plano de mídia

Agora que você já sabe por que um fabricante de bloco de pedido personalizado deve investir no plano de mídia, vamos mostrar de que forma esse documento deve ser elaborado.

Definir os objetivos

Para chegar em algum lugar, primeiro precisamos saber onde queremos chegar, ou seja, o que você pretende com seu plano de mídia.

Todas as estratégias de marketing são direcionadas a um objetivo final, e cada empresa define o seu próprio objetivo, de acordo com sua realidade e necessidades.

Além de nortear as estratégias de marketing, é com base nisso que você vai analisar a eficácia de suas campanhas e ações.

Por exemplo, uma gráfica de banner personalizado pode ter como objetivo aumentar o alcance de sua marca, enquanto uma plataforma e-commerce deseja atrair mais visitantes para o seu negócio.

Portanto, podemos trabalhar com outros objetivos, como:

  • Aumentar o tráfego;
  • Melhorar as vendas;
  • Capturar mais leads;
  • Atrair pessoas.

Se você sabe qual é a meta da sua empresa, pode desenvolver diferentes planos para atingi-la, além de determinar quais ações serão necessárias.

Realizar uma pesquisa de mercado

É importante que você entenda o mercado em que atua, pois dessa forma saberá qual é o impacto do seu negócio em meio aos concorrentes, além de saber como eles se comportam e qual é a sua relevância.

É dessa forma que você consegue ultrapassar sua concorrência e trabalhar com mídias que te ajudam a alcançar os resultados esperados.

Você pode fazer a pesquisa de mercado por meio de um computador usado e assim entender se o mercado está regredindo ou avançando. 

Isso é importante porque vai influenciar no posicionamento da empresa, na escolha das mídias, dentre outros aspectos.

Criar a persona do negócio

A persona é um personagem semi fictício que representa o perfil de cliente ideal de uma marca, ou seja, ela representa um comprador que tem potencial para adquirir determinado produto ou serviço.

Esse personagem reúne características de personalidade, comportamento, desejos e hábitos comuns entre as pessoas que fazem parte do seu público-alvo.

A persona precisa possuir características reais, como nome, idade, estilo de vida, preferências, hábitos de consumo, ideais, personalidade, profissão, expectativas e necessidades.

Determinar um orçamento

Tanto uma loja de reparo Iphone quanto a própria fabricante do aparelho precisam determinar o orçamento do seu plano de mídia.

Independentemente do valor que você tenha disponível, é fundamental que você busque aproveitá-lo da melhor forma possível.

Cada canal tem um custo para suas campanhas, portanto, você deve procurar aqueles que ofereçam bons resultados sem precisar investir muito.

Estamos falando aqui da boa e velha relação custo-benefício, que deve ser sempre colocada em prática em suas escolhas.

Precisamos pensar nesse sentido também quando vamos escolher o mix de mídia para nossas ações. 

Lembre-se de que o público consome tudo de maneira fragmentada, ou seja, eles nunca concentram sua atenção apenas em uma plataforma.

Por exemplo, o público de um fabricante de caixa de papelão personalizada para presente pode consumir conteúdos no Instagram e no YouTube.

Trabalhar na personalidade da marca

A personalidade da marca influencia no engajamento da sua audiência. Ela é um elemento muito importante e os consumidores esperam que sua empresa mantenha uma linguagem e um tom de voz específico na comunicação.

Por exemplo, se uma marca de roupas se posiciona como moderna e descolada, precisa criar uma personalidade que transmita a sua essência o tempo todo, seja na abordagem de vendas ou durante o atendimento ao cliente.

Quando reforçamos essas características damos alma para o negócio e os consumidores sempre vão associar um estilo único ao seu negócio.

Independentemente de qual seja o segmento da sua empresa, é muito importante que ela tenha uma personalidade próxima do cliente, invista em uma abordagem gentil esteja presente no dia a dia deles.

Com base nisso, você pode trabalhar outras estratégias, como a utilização de sacolas kraft personalizada para os seus clientes, e a definição dos seus canais de venda.

Se você sabe qual é a personalidade do seu negócio, saberá escolher as melhores mídias para suas campanhas, para que possa exercer as características da marca nos canais em que seu público está presente.

Conclusão

A internet, diferente do que acontece com os canais offline, oferece uma gama ampla de mídias para que as empresas possam trabalhar.

Podemos veicular vídeos no YouTube, fazer publicações nas redes sociais, vender pelo site institucional, esclarecer dúvidas usando chat, enviar orçamento para os clientes por e-mail, dentre outras muitas possibilidades.

Só que não podemos simplesmente fazer uma lista dos canais que vamos usar e veicular nossas estratégias de marketing.

O uso das mídias da internet depende das características de nosso público-alvo e dos objetivos do negócio, para que assim possamos criar um planejamento.

Neste artigo, você aprendeu a planejar as mídias que usará em suas estratégias e com isso pode conquistar ótimos resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.