One-Stop-Shop

O que é One-Stop-Shop?

O one-stop-shop é um dos tipos de negócios mais completos e pensados para as necessidades do consumidor. 

De forma prática e rápida, é possível comprar tudo o que se deseja dentro de um mesmo ambiente, seja ele físico ou online, melhorando a experiência.

Esse nome, fruto de uma expressão, denominava os antigos postos de gasolina americanos que tinham lojas de conveniência onde os clientes tinham acesso a diferentes itens.

Hoje em dia, dentro de um viés mercadológico cada vez mais automatizado e montado em meio a plataformas digitais, esse conceito ergue uma possibilidade de vendas cada vez mais concreta, exibindo a empresa como uma potente marca no mercado de consumo.

Ainda, dentro de espaços físicos, o modelo de negócio nunca esteve tão em alta. 

Em meio a tempos pandêmicos, onde a rapidez na compra e a facilidade de encontrar os itens desejados de forma ágil prevalece, o one-stop-shop nunca esteve tão solicitado.

A seguir, entenda mais sobre esse formato de vendas e de empresas, que estão cada vez mais na popularidade entre clientes, faturando alto e modificando negócios e faturamentos dentro de empresas, como em uma loja de venda de perfumes femininos importados.

Saiba mais sobre one-stop-shop?

Os pontos considerados one-stop-shop são aqueles onde clientes conseguem comprar produtos dos mais variados tipos e segmentos, ainda que a principal ênfase do espaço seja em um nicho específico. A ideia é proporcionar vantagens de compras ao consumidor.

Para entendermos melhor essa condição, é importante olharmos para uma loja de conveniência, a grande inspiração para o conceito de estudo ao longo do texto.

No momento em que entramos nessa loja temos uma infinidade de produtos para consumir, indo desde alimentos, passando por produtos de higiene, e até mesmo aqueles que envolvem utilidades no dia a dia, como o caso de um espaço próprio para chaveiro 24hrs.

Dessa forma, entendemos que, ao entrar nesses espaços, temos uma infinidade de opções para as mais diferentes situações, evitando ter que entrar em outra loja para comprar.

Baseando-se no sentido dessa facilidade de oferta, as lojas one-stop-shop oferecem mais produtos do que aqueles imaginados por seus clientes, principalmente, se trabalham em um segmento próprio, como parede de gesso 3D, roupas ou até mesmo alimentos.

O principal ponto de preocupação neste sentido é fazer com que o cliente não tenha que sair daquele lugar para comprar outro item, que pode ser facilmente vendido ali.

Seguindo o exemplo de uma loja de departamento, além de roupas e calçados os clientes podem ter acesso a itens como:

  • Lapiseiras;
  • Álcool;
  • Camas;
  • Sabonetes;
  • Envelopes;
  • Cadernos;
  • Esponjas.

As opções são as mais diversas, sempre dentro do que é possível em relação ao segmento principal. 

A ideia de que o cliente pode ter acesso a itens desejados sem que tenha que ir para outro lugar acaba motivando um ganho a mais para a empresa em relação às vendas.

Em meio a tempos de isolamento social, onde a rapidez em fazer compras na rua prevalece no dia a dia de muitas pessoas, a facilidade de comprar em um one-stop-shop é essencial.

Isso porque uma única ida a uma loja de venda de copiadoras pode providenciar uma máxima produtividade em comprar o que é necessário para casa, evitando perder mais tempo dentro de um shopping ou em meio a uma rua comercial para ser atendido.

Essa popularidade, e vantagem que traz tanto para consumidor quanto para empresas vêm impulsionando o mercado, possibilitando a ampliação de negócios com esse modelo.

Por que é interessante adotar essa prática?

Um dos primeiros e principais pontos que fortalecem a atuação de empresas one-stop-shop é a forma como as vendas dentro de um espaço físico ou de uma plataforma passam a aumentar com a chegada dessa modalidade, agregando maior poder econômico.

Isso porque, em um outro contexto, um consumidor entraria em uma loja de limpeza de fachada de vidro e apenas compraria um serviço, saindo do espaço com tudo resolvido.

Agora, por meio da amplitude de opções dentro de um espaço de compras, é possível ter acesso a outros produtos, ainda que de preços inferiores em comparação com os principais, fazendo com que a receita média da empresa aumente e possa fortalecer o negócio.

A preferência do público pela empresa também é um ponto de vantagem com o investimento em um conceito de one-stop-shop em espaços com limitador de vaga.

Isso porque a rapidez de fazer um negócio, comprando tudo o que for necessário dentro de um tempo recorde consegue trazer maior satisfação para o cliente, transformando suas próximas experiências na loja, e até mesmo moldando sua fidelização e defesa do negócio.

Assim, além de comprar naquele lugar, o cliente estará mais motivado a voltar outras vezes, indicando para pessoas próximas que poderão ter a mesma facilidade.

De certa forma, a experiência que se tem em um espaço como este costuma a ser transformadora, trazendo maior proximidade com a empresa, principalmente, melhorando a forma positiva como o negócio é visto no mercado, incluindo sua popularidade.

É o caso de empresas que são conhecidas dentro de uma cidade como modelos one-stop-shop, ou seja, onde se tem acesso a diferentes itens, de segmentos diversos.

Quase sempre se considera que, ao entrar nessa loja, tudo poderá ser encontrado, sendo então a compra feita pelo consumidor quase sempre dentro das propostas esperadas, algo que contribui fortemente para o valor de mercado e para a importância no local.

Por fim, uma das mais recentes vantagens trazidas com esses formatos de empresas são as facilidades em meio a questões que demandam tempos mais curtos para compras.

Como dito acima, em meio à pandemia muitas pessoas preferiram hábitos muito mais rápidos de compras dentro de lojas de andaime tubular 1x1 colocando a prioridade na facilidade de achar produtos e serviços e de reduzir as compras a uma única loja.

Em meio a um formato de acessibilidade de produtos e serviços, as lojas on-stop-shop conseguem trazer essa facilidade e possibilidade de menor contato nas ruas, por meio das lojas digitais, onde dentro de uma única plataforma se fazem várias compras.

Como começar a montar esse tipo de negócio?

Para que você possa investir da melhor maneira possível em um negócio de one-stop-shop, confira os tópicos a seguir que vão mostrar algumas preocupações essenciais que devem ser consideradas, antes mesmo de partir para a prática e investir em melhorias.

Entenda pontos do seu consumidor

Entender o consumidor da sua empresa de laudo NR 12 é o ponto inicial para começar a trabalhar dentro dessa modalidade de negócio. 

Afinal, é a partir do entendimento sobre seus desejos, dores e formas de compra que um negócio poderá entender como atuar.

Para isso, nada melhor do que pesquisas, levantamentos de mercado e relatórios de compra, de modo a saber o melhor momento para mudança e investimento.

Melhores seus espaços de venda

Para que sua empresa possa começar a disponibilizar novos produtos para seus clientes, ampliando a cartela de opções, é importante considerar uma melhoria dentro dos seus espaços de compra, seja em uma loja física ou em uma plataforma online.

Dessa forma será possível proporcionar uma boa experiência para o seu cliente, que antes de qualquer coisa, deve entender que agora é possível fazer compras diferenciadas.

Amplie a comunicação visual de produtos

Conforme dito no tópico anterior, os clientes da sua empresa agora precisarão entender que o local de compras estará oferecendo algo a mais. 

Portanto, para isso, nada mais útil do que utilizar melhorias nas comunicações visuais, indicando de forma prática novos produtos.

Em meio a uma plataforma digital, isso pode ser feito a partir de estratégias de comunicação, como campanhas e até mesmo por canais de contato.

Já em um espaço físico essa mudança deve ser integrada de forma prática, por banners, cores e até mesmo na disposição de objetos pelo interior da loja, promovendo um atendimento sobre a novidade dentro da empresa.

Considerações finais

O formato de negócio one-stop-shop propõe aos seus clientes uma nova maneira de consumo, incluindo dentro de espaços segmentados, como lojas de roupas ou peças de automação a possibilidade de compra de itens que são úteis, e podem ajudar o consumidor.

Para que uma empresa possa entrar nesse mercado, altamente vantajoso em relação à ganhos financeiros e experiência do cliente, é preciso propor alguns ajustes internos.

Alguns deles, por exemplo, incluem modificações internas na loja ou plataforma de vendas online, indicando aos consumidores essas novas opções, mas sobretudo por meio de comunicações visuais, que alcem a vontade de consumo de forma prática. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.