Há um conceito dentro do marketing que pode entrar em diversos contextos e se confundir com outros termos. Mas, considerando sua importância, quem sabe bem o que é branding e as diferenças com outras estratégias, acaba saindo na frente.
Alguns acham que é a mesma coisa que empresa ou apenas a criação de um logotipo chamativo. Mas, na verdade, é um conjunto de elementos que formam algo muito maior e importante.
Quer saber qual é a definição de branding e entender como saber isso pode mudar o rumo de sua empresa ou do seu negócio? Continue a leitura!
Conceito de branding
Para entender o que é branding, você precisa antes saber o que engloba esse conceito: marketing, que nada mais é do que um conjunto de ferramentas, processos e estratégias que usados para promover um produto ou o seu negócio como um todo.
Isto é, tudo aquilo que você faz para chegar ao seu público, seja comprando produtos ou adquirindo serviços, pode ser entendido de forma mais macro como marketing. Mas, o que isso tem a ver com branding?
Absolutamente tudo. Branding nada mais é do que uma dessas práticas e técnicas de marketing para destacar sua empresa de sinalizacao de transito ou loja de um segmento específico.
É a partir desse conceito que se define o que é a empresa, sua missão, seus valores e o que a torna diferente da concorrência. A seguir, veja algumas dicas para chegar a isso:
- Defina o seu público-alvo;
- Por que os clientes confiariam na sua marca;
- A sua marca precisa resolver problemas reais;
- Destaque-se completamente da concorrência;
- Conte sua história de forma transparente para gerar identificação.
Por meio do branding, as empresas definem basicamente todo o conceito da marca e o que está embutido, ou seja, o seu logotipo, site, estilos de design, o seu tom de voz e os posicionamentos da companhia, que criam o verdadeiro propósito de uma marca.
Então, para não confundir, o marketing faz as empresas se conectarem e criarem relacionamentos com seus públicos e clientes através de várias práticas.
Enquanto isso, o branding está entre essas práticas que atua na construção de uma marca a ponto de segurar clientes e continuar chamando atenção por meio da identificação dessas pessoas com a marca.
Por exemplo, se você por acaso tem uma empresa que vende molde de silicone em 3d, o branding é, neste caso específico, como você se coloca como marca por meio de suas cores, logo, design, propósito de marca e forma de se comunicar com as pessoas.
Tudo isso para, basicamente, um único fim: gerar identificação com a marca e criar pessoas que se apaixonem pelo o que a sua companhia transmite.
Neste exemplo, o marketing seria todas as ações para fazer as pessoas conhecerem e mantê-las interessadas nos moldes e, eventualmente, comprarem depois de serem impactadas por comunicações de publicidade, redes sociais, anúncios, entre outros.
O branding é o que faz essas pessoas se manterem engajadas e pensarem só na sua marca quando se trata de determinado produto ou serviço de express grafica rapida, por exemplo.
Assim, é possível perceber que o branding acaba sendo definido antes mesmo das práticas de marketing. Mas como? O marketing é como um kit de várias ferramentas que ajudarão a divulgar da melhor forma o que a sua marca representa, com um branding bem esclarecido.
A sua marca de amassadeira de pao de queijo e a forma como você a expõe no mercado seria o branding e os esforços de divulgação dessa marca, ou seja, o marketing.
Você precisa sempre de um branding bem construído para definir a sua marca, para depois pensar em como divulgar com todas as práticas de marketing.
Isso significa escolher cuidadosamente suas artes, ilustrações, logotipo, tipografia e cores comerciais para incorporar os valores de sua marca e o que já falamos aqui como um diferencial de uma boa marca: identificação.
Conheça os benefícios do branding
Quando você define sua marca, inúmeros benefícios podem ser contabilizados e, assim, se permite abrir um leque de possibilidades de marketing, geração de leads, vendas e muita receita entrando na conta da empresa.
De uma perspectiva comercial, o branding ajuda os clientes a se identificarem com a sua empresa, o que traz ganhos não somente de forma pontual, como recorrentemente.
1 - Confiança e credibilidade
O branding traz confiança e credibilidade para a empresa. Quando uma marca tem um bom propósito, que se conecta com milhões de pessoas, caso de tantas empresas que são conhecidas mundialmente, os relacionamentos com o público-alvo são duradouros.
Nada melhor do que isso para manter a empresa firme e forte, em ritmo de pleno crescimento.
Isso acontece porque essas marcas com um branding bem sucedido transmitem solidez, robustez e segurança, grande parte dos atributos que qualquer pessoa busca ao comprar um produto ou adquirir um serviço de compactador de solo pneumatico, por exemplo.
A confiança na marca traz a longo prazo grande reputação e credibilidade. Esse é o auge que qualquer empresa quer chegar, e isso só pode ser alcançado por meio de um branding bem definido. Sem isso, é impossível uma marca ser reconhecida a esse ponto.
2 - Fidelidade dos clientes
O branding também é responsável pela fidelidade dos clientes. Afinal, por que uma pessoa que amou um produto compraria de um concorrente? Essa exclusividade e a recorrência da compra transformam a fidelidade em um artefato de ouro para as empresas.
Quando um cliente encontra algo que vira fã incondicional em uma marca na qual ele sabe que pode confiar, o matrimônio a longo prazo é praticamente certo.
Um bom exemplo disso são as montadoras de carros. Elas costumam travar entre si uma batalha competitiva de clientes e quem sai vencedor não leva apenas um cliente, mas sim, uma pessoa que comprará e trocará de carro sempre com essa marca porque ele confia.
Isto é, esse cliente se torna fiel por dar um voto de confiança à marca. Por isso que cada pessoa interessada é valiosa. Perder para a concorrência é perder no longo prazo, e vice-versa.
Portanto, quando uma empresa, como um centro automotivo 4x4, tem um branding reconhecido e valorizado, a tendência é que as pessoas comprem apenas carros considerando essa marca, sem sequer olhar para qualquer outra.
Esse é um fenômeno dentro do marketing conhecido como Brand Lovers. São aqueles clientes que compram com recorrência e dão nota máxima nas pesquisas de satisfação. Esse patamar é onde todas as empresas querem chegar.
3 - Se destacar frente à concorrência
A depender do tipo do seu negócio, seja um pet shop completo ou apenas banho e tosa de cachorro, você pode encontrar facilmente em algum momento um mercado saturado.
Isso significa, nesse cenário de saturação, que os seus concorrentes estariam na sua cola ofertando praticamente os mesmos produtos e serviços com preços muito competitivos ou até mais baratos que o seu. O que você faria para se destacar nesse caso?
Alguns pensariam em baixar ainda mais o preço. Pode ser uma alternativa, porém, isso pode ser replicado pela concorrência e afetar cada vez mais suas margens ao longo do tempo, conforme essa competitividade de preços vai se acirrando.
Essa é uma medida clássica de destaque superficial e artificial da concorrência. Mas quando você se destaca pelo branding, a história costuma ser completamente outra.
Por que isso acontece? Porque quando você se destaca e lidera o seu mercado por meio de um bom branding, quer dizer que de forma subjetiva você tem encantado clientes.
Dificilmente, a concorrência poderá copiar e fazer frente ao seu branding. É uma característica muito particular de cada negócio.
Se, por acaso, um competidor se aproximar e ficar muito parecido, isso pode ser considerado ilegal por causa dos direitos autorais e talvez você precise procurar um cartao de visita advogado.
4 - Geração de leads
Por último e não menos importante, ter um branding significativo atrai leads, que são os potenciais clientes interessados no seu negócio, de forma muito mais fácil e natural, quando, na verdade, quem ainda não tem uma marca forte, custa para conseguir isso.
Geralmente, encontrar novos e bons leads, de forma recorrente, neste mundo conectado e altamente veloz, é bastante desafiador. Mas o branding faz bem o seu papel ao colocar sua empresa em um patamar em que a engrenagem gira praticamente sozinha.
Nesse sentido, quanto mais as pessoas se conectarem à sua marca, maior será a chance delas fazerem mais menções nas redes sociais, expondo ainda mais o nome e as ações de sua empresa, além de referenciarem para amigos e familiares.
Pode parecer rudimentar, mas o boca a boca ainda é o que as marcas buscam no mercado. Viralizar a marca porque as pessoas estão falando bem é uma forma ótima de tirar o peso dos esforços do marketing para economizar e, mesmo assim, ter bons leads na mesa.
Considerações finais
Você viu neste texto como o branding é importante para qualquer empresa que quer crescer exponencialmente, É uma forma de se posicionar e de se conectar no mais alto grau com o seu público.
Tente sempre buscar chegar a esse patamar, considerando uma marca forte e que faça as pessoas sentirem orgulho de adquirirem seus produtos, ver seus vídeos, interagirem com você, ir aos seus eventos, etc.
É a valorização completa de uma empresa e o auge da relação entre o negócio e seus clientes. De fato, é um pedaço do marketing fascinante.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.